OPERAÇÕES DE IMPRENSA Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Advertisements

DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Plano de Comunicação e Marketing
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
6 anos de atuação no mercado brasileiro 29 prêmios de jornalismo Sedes em Porto Alegre e Brasília Em 2007, sede em São Paulo e correspondentes em.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Administração de e-Business
CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
Transparência das ações para a Copa do Mundo Manaus/AM.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
O que é Assessoria de Imprensa
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
Fluxograma - Desenvolvimento de Ações
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Cláudio Arreguy Editor de Esportes do jornal Estado de Minas.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Estudo de Caso: Contrato de Serviços de Limpeza
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
Assessoria de Comunicação ASCOM
Copa do Mundo BRASIL EQUIPES 64 JOGOS 9 CIDADES Eliminatórias: 31 vagas + 1 anfitrião Africa: 53 equipes - 5 vagas Asia: 43 equipes – 4,5.
Estratégias de atuação da Polícia Militar de São Paulo
do Processo de Administração
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
ApoioRealização SOUL Service Oriented Usage-based Licensing.
Assessoria de Imprensa
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Organização: ALLICE – Associação Lance Livre de Culturs e Esporte do DF Contatos: PC: e Ricardp: /
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
TIPOS DE LOCALIZAÇÃO Clusters: caracteriza um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características.
Marketing Plan Aplicado à Eventos
Maior programa de infraestrutura
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Megaeventos Vivências e aprendizados Por Nelson Ilha.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Guia do Assessor de Imprensa VII Feira Internacional da Amazônia.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Modelo de Negócios.  ContexTV  Análise de Mercado  Modelo de Negócios.
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Macrofluxo de um processo Objetivo do processo – parece obvio, mas, as pessoas se esquecem do obvio. Se vou começar um projeto.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Alimentos & Bebidas A&B.
Matriz de Responsabilidades 4ª atualização 29 de janeiro de 2016.
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
Apresenta Inventor: Matheus Fernandes Toledo. Introdução Proporcionar às pessoas a possibilidade de ter acesso a conteúdos midiáticos presentes na internet,
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
JUNTOS SEREMOS MUITO MAIS FORTES!!!. Quem Somos Nossos Objetivos A Visionsat Telecom terá sempre uma solução que combinará com sua necessidade: * Qualidade.
Transcrição da apresentação:

OPERAÇÕES DE IMPRENSA Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo) As áreas de Operações de Imprensa Serviços de Imprensa Serviço de Notícias dos Jogos MPC e IBC Subcentros de Imprensa Fotografia

OPERAÇÕES DE IMPRENSA 3. Transmissão de TV 4. Atividades complementares Relações com a Imprensa Hotsites de Jogos

OPERAÇÕES DE IMPRENSA OPORTUNIDADES NO BRASIL Jogos Mundiais Militares (Rio) – 2011 Copa das Confederações (Brasil) – 2013 Copa do Mundo (Brasil) – 2014 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

OPERAÇÕES DE IMPRENSA OPORTUNIDADES NO MUNDO Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno Vancouver 2010 Jogos Sul-americanos Medellín 2010 Copa do Mundo (África do Sul) – 2010 Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 Jogos da Comunidade Britânica Nova Déli 2010 Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Guadalajara 2011 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 Jogos da Lusofonia Goa 2013

OPERAÇÕES DE IMPRENSA OBJETIVO Prover condições de trabalho para os jornalistas credenciados Jornalistas da Imprensa escrita (jornais, revistas), de agências de notícias e de sites e portais da internet Jornalistas de rádios e TVs não-detentoras de direitos de transmissão

OPERAÇÕES DE IMPRENSA Organização por áreas: Organograma usual

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE IMPRENSA Executa “papel duplo” Tem cliente externo: Imprensa credenciada É cliente interno de outras áreas

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE IMPRENSA Principal interface com as demais gerências de organização do evento (principalmente Alimentação, Tecnologia, Transportes, Acomodações, Credenciamento) Estabelece níveis de prioridade para o fornecimento de serviços aos jornalistas credenciados

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE NOTÍCIAS DOS JOGOS O Serviço de Notícias dos Jogos (SNJ ou Games News Service, em inglês) é normalmente reconhecido apenas como INFO SNJ Produz o INFO, disponível em todas as instalações esportivas e não-esportivas INFO também é acessado por atletas, membros das delegações, dirigentes, integrantes do Comitê Organizador.

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE NOTÍCIAS DOS JOGOS Dependência extrema da Gerência de Competição Esportiva (todas as informações da área de competição, incluindo os resultados) Processo produtivo de notícias: Repórter >> redatores >> editores >> >> tradutores >> editores Produção de flash quotes (declarações rápidas), cobertura de coletivas, resumo do dia por esporte

OPERAÇÕES DE IMPRENSA IBC Infraestrutura usual: Área para HB (Host Broadcast – produtora de TV da organização) Área para RHBs (right holders – detentores de direito) Área para satélites (satellite farm) Área de depósito do HB Água e esgoto Sistema de CATV Heliponto Sala para entrevistas

OPERAÇÕES DE IMPRENSA IBC Serviços usuais: Área de conveniência (banco, restaurantes, courrier, lanchonete, telecomunicações) Ar condicionado para funcionamento de escritórios Energia técnica e doméstica Serviços gerais (limpeza, manutenção, iluminação) Facilidades providas: estacionamento, segurança, controle de acesso, estrutura para passagem de cabos, sistema INFO, mobiliário e equipamentos) Distribuição de informações

OPERAÇÕES DE IMPRENSA MPC Serviços e infraestrutura usuais: Sala de trabalho Restaurantes e lanchonetes Lojas de conveniência e bancos Serviços de apoio a fotógrafos Salas de entrevistas

OPERAÇÕES DE IMPRENSA MPC Serviços e infraestrutura usuais: Transporte dos hotéis oficiais ao MPC, de onde saem ônibus para as instalações (no horário de competições) Rate card: contratação paga de serviços e aluguel de equipamentos (salas, laptops, terminais de INFO, banda larga etc.)

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SUBCENTROS DE IMPRENSA Fluxo usual do jornalista credenciado no subcentro: Chegada à instalação esportiva Sala de trabalho Tribuna de Imprensa Zona mista Sala de coletiva

OPERAÇÕES DE IMPRENSA SUBCENTROS DE IMPRENSA Equipes nos subcentros (posições de trabalho): Apoio de coletiva de imprensa Apoio de zona mista Apoio de tribuna de imprensa Repórter dos Jogos (ligado ao Serviço de Notícias dos Jogos) Apoio de sala de trabalho Guia de fotógrafos Runner

OPERAÇÕES DE IMPRENSA FOTOGRAFIA (OPERAÇÕES) Atribuições da equipe: Zelar pelas condições de iluminação Administrar área de fotógrafos (na área de competição, em sintonia com a direção de competição)

OPERAÇÕES DE IMPRENSA FOTOGRAFIA (OPERAÇÕES) Atribuições da equipe: Gerenciar os espaços destinados aos fotógrafos nas salas de trabalho Manter contato permanente com fornecedores de equipamentos e serviços de manutenção

OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV As três TVs em um evento: HR (right holder, detentor de direito) NHR (não detentor de direito) HB (host broadcast, produtora de TV da organização)

OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV Pacote para HR (detentor de direitos) Posição garantida na zona mista Posição de comentarista Posição próxima à área de competição (mediante compra e por esporte específico)

OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV Opções para NHR (não detentor de direitos): Competições ao ar livre (cobertura fora de áreas oficiais) Cobertura do “ambiente” do evento Treinos, aeroportos, eventos extras Material distribuído pela produtora de TV da organização)

OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV HB – áreas de geração de material Dentro das áreas de competição e no interior de instalações oficiais Flash interview

OPERAÇÕES DE IMPRENSA ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES COM A IMPRENSA Clientes: jornalistas credenciados e não-credenciados Divulgação para a Imprensa de todas as atividades de responsabilidade direta do Comitê Organizador e dos avanços na organização do evento. Métodos de ação: coletivas, eventos para a imprensa, entrevistas individuais, releases e fotos, sugestões de pauta, briefings etc. Interface com a Imprensa de governos, patrocinadores e parceiros, para alinhamento e suporte à geração de notícias

OPERAÇÕES DE IMPRENSA ATIVIDADES COMPLEMENTARES HOTSITE DOS JOGOS Funciona como uma agência de notícias, preenchendo lacuna do Serviço de Notícias dos Jogos (informação diferenciada por país) Acesso por senha (extranet) ou livre (internet) Exemplo do hot site do COB em Pequim 2008: Acesso livre (por senha, para fotos em alta resolução) 793 notícias produzidas e veiculadas no site do COB 848 fotos disponíveis no banco de fotos para imprensa 854 fotos publicadas na mídia impressa, sendo 55 na capa dos cadernos de esporte e 38 na 1ª página