Mediação e Relações Pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Cidadania Participativa nas
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Contexto de Educação a Distância
Interação com os Alunos
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Construindo a cultura educacional inclusiva
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

Mediação e Relações Pedagógicas GD2 - Mediação e Relações Pedagógicas Mediação e Relações Pedagógicas Deise Juliana Francisco CEDU/UFAL deisej@gmail.com

“O que caracteriza a educação a distância é, principalmente, a separação física entre os sujeitos aprendentes e/ou formadores e seus dispositivos e narrativas de formação, a exemplo dos conteúdos, tecnologias, objetos de aprendizagem e o próprio universo cultural e comunicacional dos sujeitos. Já na educação on-line, os sujeitos podem até encontrar-se geograficamente dispersos, entretanto, estão em potência, juntos e próximos, compartilhando informações, conhecimentos, seus dispositivos e narrativas de formação” (SANTOS, 2005, p. 201).

Habitar pedagogicamente os ambientes digitais de aprendizagem implica dimensionar as relações pedagógicas que se dão na mediação entre sujeitos e tecnologias.

O que há no campo da ead?

Fonte: www.apufpr.org.br/noticias/200609/ead_2.jpg

Quem é o aluno da ead?

Fonte: http://s3k7or.files.wordpress.com/2009/03/inclusao-digital2.jpg

Quem é o professor da ead?

Fonte: www.apufpr.org.br/noticias/200609/ead_1.jpg

Mediação Relações Pedagógicas E

Quem faz a mediação Dispositivos socio-técnicos Professor Tutor Professor-coletivo Organização da instituição

Quem é o professor? 40% do corpo docente em tempo integral que ministra aulas tanto no curso a distância como nos presenciais 29% corpo docente horista que ministra aulas somente no curso a distância 21% corpo docente horista que ministra aula tanto no curso a distância como nos presenciais 9% corpo docente em tempo integral que ministra aulas somente no curso a distância Fonte: ABED (2010)

Mediação e Relações Pedagógicas em EAD interação materiais atividades

mudança de paradigma nos processos de ensino-aprendizagem, na construção de um modelo de interatividade, de questionamento do lugar de docente como sede do saber, de aprendiz como tabula rasa, enfim, de um modelo pouco reflexivo e ativo do aprendiz

AUTORIA redimensiona, na ação, a relação com o conhecimento e com o outro no contexto da formação de cidadãos que vivem a contemporaneidade e que deverão produzir e interpretar as linguagens de seu mundo, democratizando o acesso ao conhecimento e auxiliando no uso ético a favor da humanidade.

QUESTÕES Interiorização da qualificação Tutoria responsável Ensinar e aprender centrados no aluno (protagonismo) Tempo como possibilidade de criação Currículo enquanto rede e não grade

QUESTÕES Se os alunos da ead são prioritariamente adultos, como pensar na mediação e na relação pedagógica direcionadas para tais sujeitos? Como contemplar saberes e experiências na ead? Que tipo de arquitetura pedagógica poderemos colocar em prática? Como articular prática pedagógica atuando com um professor coletivo (professor+tutor)? Como nos relacionamos com nossos alunos em épocas de plágio?

REFERÊNCIAS COSTA, I.; FAGUNDES, L.; NEVADO, R. Projeto TEC-LEC: modelo de nova metodologia em EaD incorporando os recursos da telemática. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.1, n.1, pp. 83-100, 1998. DELEUZE, G. Que és um dispositivo? In: BALBIER, E.; DELEUZE, G.; DREYFUS, H.L.; FRANK, M.; GLÜCKSMANN et. al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999, pp. 155-163. FISCHER, R. Técnicas de si e tecnologias digitais. In: SOMMER, L. H.; BUJES, M.I.E. (org). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: Ed. ULBRA, 2006. SANTOS, E. O. Educação on-line: a dinâmica sociotécnica para além da educação a distância. In: PRETTO, N. L (org). Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005.