Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Integração das TIC no ensino da Físico-Química
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Redes Sociais e Mídias na Educação
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTIC’s) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Generalidades sobre e-learning
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Conceitos e Gerações de EAD
Histórico/ Evolução da EaD
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Introdução à Educação à distância
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Papel do Tutor em EAD.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla Patrocínio Gabinete de Estudos e Planeamento Instituto Superior Técnico Tema III – Estrategias y metodologías para la colaboración internacional universitaria en el área de la docencia y las tecnologías de la información – Programas de Formação Internacional em Modalidade Semi-Presencial Monterrey, 7-10 de Junho de 2004

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino à Distância Características Evolução Vantagens e Desvantagens Avaliação

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino Presencial Mesma localização espaço-temporal alunos e docente Conhecimento transmitido pelo docente simultaneamente para todos os alunos Reacção imediata à aquisição do conhecimento Re-adequação imediata à motivação/interesse dos alunos Gestão da aula determinada pelo docente Aplicação de técnicas pedagógicas para salientar conceitos importantes

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino à Distância Separação espaço-temporal Alunos / docente Aluno / aluno Transmissão de conhecimentos e comunicação docente / aluno através NTIC Controlo aprendizagem feita pelo aluno Processo de ensino preparado por uma equipa técnica de vários especialistas

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Primeira Geração Cursos por Correspondência Modelo uni-direccional: instituição/estudante Interacção com instituição: telefone e correio

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Segunda Geração Universidade Aberta Rádio, Televisão, Cassetes Áudio Interacção com instituição: telefone, correio e fax

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Terceira Geração Cassetes Vídeo Televisão Comunicações por Satélite / Cabo Início da utilização do computador pessoal

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Quarta Geração Computadores multimédia, inter- actividade e E-Learning CD Rom e Internet Interactividade entre aluno e professor e entre colegas Ambientes de aprendizagem virtuais , Chat, Grupos de discussão

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Globalização da Economia Mudanças Demográficas e Sociais no ensino Revolução Tecnológica Nova Visão da Aprendizagem Formação Profissional

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Instituição Docente Aluno Vantagens e Desvantagens

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Aluno Internet pode não ter capacidade para determinados conteúdos Obriga a ter uma motivação forte e um ritmo próprio Flexibilidade no acesso à aprendizagem Optimização do tempo Aprendizagem personalizada Controlo e evolução da aprendizagem ao ritmo do aluno Recursos de informação globais Acesso universal, aumento da equidade social e no acesso à educação e a fontes de conhecimento DesvantagensVantagens

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Professor Mais tempo na elaboração de conteúdos Mais tempo de formação Disponibilização de recursos de informação Construção de um repositório de estratégias pedagógicas Optimização da aprendizagem de um número elevado e diversificado de alunos Facilidade de actualização da informação Reutilização de conteúdos Beneficiar da colaboração com organizações internacionais DesvantagensVantagens

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Instituição Custos de desenvolvimento mais elevados Custos de formação mais elevados Oportunidades de aprendizagem com qualidade elevada Potencialização do alcance de um número mais elevado e diversificado de alunos Flexibilidade na adição de novos alunos sem incorrer em custos adicionais Custos de infra-estrutura física significativamente reduzidos DesvantagensVantagens

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 DECLARAÇÃO DE BOLONHA implementação de um sistema de graus comparáveis implementação de um sistema de 2 ciclos implementação de um sistema de créditos promoção da mobilidade promoção da cooperação no âmbito da avaliação da qualidade promoção de uma dimensão europeia

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Avaliação dos Cursos Criar estruturas e garantir os meios necessários à realização regular de exercícios de avaliação Instituir sistemas simples e eficazes de identificação, recolha, processamento e divulgação da informação Garantir que os exercícios de avaliação tenham efeitos visíveis e atempados sobre a gestão dos programas, a reapreciação dos objectivos, das condições em que se desenvolvem os processos, e os resultados

Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 ENSINO À DISTÂNCIA Aprendizagem centrada no aluno e independente no espaço/tempo Desenvolvido por equipa de especialistas em várias áreas do conhecimento Directrizes Europeias: reforçar a mobilidade e a qualidade dos programas, promover a equivalência e o reconhecimento das qualificações, e desenvolver sistemas de controlo de qualidade