Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla Patrocínio Gabinete de Estudos e Planeamento Instituto Superior Técnico Tema III – Estrategias y metodologías para la colaboración internacional universitaria en el área de la docencia y las tecnologías de la información – Programas de Formação Internacional em Modalidade Semi-Presencial Monterrey, 7-10 de Junho de 2004
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino à Distância Características Evolução Vantagens e Desvantagens Avaliação
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino Presencial Mesma localização espaço-temporal alunos e docente Conhecimento transmitido pelo docente simultaneamente para todos os alunos Reacção imediata à aquisição do conhecimento Re-adequação imediata à motivação/interesse dos alunos Gestão da aula determinada pelo docente Aplicação de técnicas pedagógicas para salientar conceitos importantes
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Ensino à Distância Separação espaço-temporal Alunos / docente Aluno / aluno Transmissão de conhecimentos e comunicação docente / aluno através NTIC Controlo aprendizagem feita pelo aluno Processo de ensino preparado por uma equipa técnica de vários especialistas
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Primeira Geração Cursos por Correspondência Modelo uni-direccional: instituição/estudante Interacção com instituição: telefone e correio
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Segunda Geração Universidade Aberta Rádio, Televisão, Cassetes Áudio Interacção com instituição: telefone, correio e fax
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Terceira Geração Cassetes Vídeo Televisão Comunicações por Satélite / Cabo Início da utilização do computador pessoal
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004Evolução Ensino à Distância Quarta Geração Computadores multimédia, inter- actividade e E-Learning CD Rom e Internet Interactividade entre aluno e professor e entre colegas Ambientes de aprendizagem virtuais , Chat, Grupos de discussão
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Globalização da Economia Mudanças Demográficas e Sociais no ensino Revolução Tecnológica Nova Visão da Aprendizagem Formação Profissional
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Instituição Docente Aluno Vantagens e Desvantagens
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Aluno Internet pode não ter capacidade para determinados conteúdos Obriga a ter uma motivação forte e um ritmo próprio Flexibilidade no acesso à aprendizagem Optimização do tempo Aprendizagem personalizada Controlo e evolução da aprendizagem ao ritmo do aluno Recursos de informação globais Acesso universal, aumento da equidade social e no acesso à educação e a fontes de conhecimento DesvantagensVantagens
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Professor Mais tempo na elaboração de conteúdos Mais tempo de formação Disponibilização de recursos de informação Construção de um repositório de estratégias pedagógicas Optimização da aprendizagem de um número elevado e diversificado de alunos Facilidade de actualização da informação Reutilização de conteúdos Beneficiar da colaboração com organizações internacionais DesvantagensVantagens
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Instituição Custos de desenvolvimento mais elevados Custos de formação mais elevados Oportunidades de aprendizagem com qualidade elevada Potencialização do alcance de um número mais elevado e diversificado de alunos Flexibilidade na adição de novos alunos sem incorrer em custos adicionais Custos de infra-estrutura física significativamente reduzidos DesvantagensVantagens
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 DECLARAÇÃO DE BOLONHA implementação de um sistema de graus comparáveis implementação de um sistema de 2 ciclos implementação de um sistema de créditos promoção da mobilidade promoção da cooperação no âmbito da avaliação da qualidade promoção de uma dimensão europeia
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Avaliação dos Cursos Criar estruturas e garantir os meios necessários à realização regular de exercícios de avaliação Instituir sistemas simples e eficazes de identificação, recolha, processamento e divulgação da informação Garantir que os exercícios de avaliação tenham efeitos visíveis e atempados sobre a gestão dos programas, a reapreciação dos objectivos, das condições em que se desenvolvem os processos, e os resultados
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 ENSINO À DISTÂNCIA Aprendizagem centrada no aluno e independente no espaço/tempo Desenvolvido por equipa de especialistas em várias áreas do conhecimento Directrizes Europeias: reforçar a mobilidade e a qualidade dos programas, promover a equivalência e o reconhecimento das qualificações, e desenvolver sistemas de controlo de qualidade