Dividendos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5. Ações Ações: Definições SAs
Advertisements

Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA PROFESSOR: RONALDO PESENTE DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO.
Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
AUDITORIA. PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009. PÁG. 441.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
AS EMPRESAS BRASILEIRAS SÃO CRIADORAS DE VALOR? ALEXANDRE ASSAF NETO
Administração do Capital de Giro Alexandre Assaf Neto César Augusto Tibúrcio Silva Ed. Atlas 3a. edição.
FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO: Aspectos Relevantes Belo Horizonte 2013.
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Análise Dinâmica do Capital de Giro
Economia Monetária II 15ª aula
Administração Financeira e Orçamentária
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Administração Financeira I CAD 9111
Economia Monetária II 5ª aula
Riscos e análise de investimentos
Economia Monetária II 5ª aula
COMPARATIVO LTDA x S/A LTDA S/A
Mercado de Capitais Ações & Fundos 1º SEM 2011 Prof. Lourival.
Juros sobre o capital próprio de anos anteriores
REUNIÃO TÉCNICA Amortização de ações
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Administração Financeira e Orçamentária
Profa. Eliana Tadeu Terci
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
Opções de Constituição
MENSURAÇÃO DO LUCRO ECONÔMICO
Investimentos e Reorganizações Societárias
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Mercado de capitais AULA 4
BRITÂNIA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS NOVEMBRO
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
Ponto IV - O CAPITAL SOCIAL
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
TEMA 4 : Contabilidade e impostos :
ASPECTOS CONTÁBEIS LEGAIS E SOCIETÁRIOS E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Administração do Capital de Giro
Custo médio poderado de capital
NILSON TORRES SOARES JR.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 16 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Expectativas, Consumo.
30/09/2016 PROF. CHRISTIANO MIGUEL Curso Técnico em Finanças Disciplina: Gestão de Atividades Financeiras.
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Universidade de Timor Leste /FUP Carlos Arriaga Costa
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Contabilidade Internacional
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Administração do Capital de Giro
Disciplina: Economia Internacional
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Estrutura Balanço Patrimonial
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Elementos de Matemática Financeira ZEB Economia
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
ETFs e Fundos de Investimentos
Economia Monetária II 18ª aula
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
AMBIENTE FINANCEIRO.
FINANÇAS CORPORATIVAS Profª Cibely Almeida Aula 2 – 01/12/2018 Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros.
Investimentos e Consolidação
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Gestão Empresarial e Contabilidade Gestão financeira 3° Ano - I° Semestre Ano lectivo 2018 Docente: Mestre Manuel Luciano Economista DOCENTE MESTRE MANUEL.
Transcrição da apresentação:

Dividendos

Conceito: É a distribuição em dinheiro de parte ou de todo o lucro auferido pela empresa em um exercício social, ou de saldos de lucros acumulados , aos seus acionistas.

Distribuição dos Dividendos Distribuição de lucros: Depende dos lucros da empresa e é estabelecida pela Assembléia dos Acionistas e é feita em dinheiro. A Lei das Sociedades Anônimas determina que pelo menos 25% do lucro liquido seja distribuído a título de dividendo.

Distribuição dos Dividendos Distribuição em dinheiro: Pode ser feito de duas formas: Todos os acionistas registrados nos controles internos da empresa terão direito a receber os dividendos declarados em prazo de 60 dias.

Distribuição dos Dividendos Muitas empresas utilizam a ocasião do pagamento dos dividendos para oferecerem aos acionistas oportunidades de reinvestimento dos dividendos na compra de novas ações com preços menores.

Distribuição dos Dividendos Distribuição em Bonificações: A bonificação é resultado de incorporação ao Capital Social de valores existentes no Patrimônio Líquido da empresa compostos de saldos de lucros acumulados e reservas livres.

Teorias de Dividendos Teoria da Irrelevância dos Dividendos: Defende que a distribuição ou não de dividendos não tem qualquer influencia sobre o preço das ações ou custo de capitais da empresa.

Teorias de Dividendos Teoria da Relevância dos Dividendos: Defende que quanto mais dividendos forem distribuídos pela empresa, maior será o preço de suas ações e menor será o custo de seu capital próprio.

Teorias de Dividendos Teoria Residual dos Dividendos: Defende que os dividendos pagos pela empresa seriam o montante que tenha sobrado após todas oportunidades de investimentos aceitáveis terem sido aproveitadas.

Política de Dividendos: É o procedimento adotado pela empresa nas decisões de reter ou distribuir lucros. Uma política ótima de dividendos é aquela que atinge o equilíbrio entre os dividendos correntes e o crescimento futuro, maximizando o preço das ações da empresa.

Fatores que afetam sua política Liquidez e Rentabilidade da empresa; Perspectivas de crescimento; Considerações dos proprietários; Restrições Legais, Estatutárias e Contratuais; Avaliação do mercado.