Nutrição na Adolescência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade de Ciências do Desporto e de
Advertisements

Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
A anorexia nervosa.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Fase em que o jovem não é nem criança, nem adulto
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
CORPO HUMANO.
O QUE SABER.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
18 Dezembro 2008 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Cadeia Alimentar Alunas: Amanda Ayumi Yamashita E Lays da Silva Sales.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
um novo caminho para você…
Nutrição do Trabalhador
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Deficiência mental e envelhecimento: perspectivas e desafios
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Comportamento Saudável
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Adolescência.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Desenvolvimento do projecto propriamente dito 1- O bom procedimentoO bom procedimento Os suplementos não substituem uma alimentação comum, que contenha.
ESCOLA E,B 2.3 CABECEIRAS DE BASTO
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Atividade Física E Alimentação
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
A adolescência e a sexualidade
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Idade Adulta Intermediária
Reprodução Humana.
COMER BEM… VIVER MELHOR….
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Aptidão Física Educação Física II.
Alimentação e prevenção
DESAFIOS DA Adolescência
Desafios da adolescência
Desenvolvimento motor
Nome:Bianca da Veiga Lacortt Turma:81 Série 8ª Prof.:
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Determinantes da saúde
O desenvolvimento do adulto
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Alimentação do Escolar
Transcrição da apresentação:

Nutrição na Adolescência A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganho de massa muscular e óssea.,

A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. Este período é marcado por muitas mudanças físicas, mentais, emocionais, comportamentais e sociais. Todas estas mudanças: aumento das necessidades nutricionais, que variam de acordo com a idade, tamanho corporal, sexo, desenvolvimento puberal atividade física. Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade proteica, devido ao aumento da massa muscular e à maturação sexual.

O consumo alimentar adotado na adolescência apresenta sérias implicações no crescimento, na promoção de saúde em longo prazo, e no desenvolvimento do comportamento alimentar durante a vida adulta.

Adequar os hábitos alimentares dos adolescentes se torna uma tarefa difícil, pois apenas saber os alimentos adequados não basta. É necessário se aproximar da realidade sócio familiar do adolescente e levar em consideração suas características individuais para criar alternativas criativas.

Lembre-se que neste período da adolescência, é muito mais importante a alimentação equilibrada e sadia, pois além de satisfazer as elevadas necessidades nutricionais desta fase, serve para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida.

Para o adolescente, as necessidades nutricionais são maiores devido ás inúmeras transformações biológicas e ao grande aumento no crescimento e desenvolvimento físico.

 O momento da alimentação precisa tornar-se prazeroso e fornecer combustível adequado para o crescimento e atividade muscular.  Todo jovem necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade como em qualidade.

Uma boa alimentação na adolescência tem como principais objetivos: Possibilitar o desenvolvimento máximo das características genéticas; Aumentar a capacidade de resposta imunológica para reduzir as doenças infecciosas Maior satisfação do adolescente com o próprio corpo. Beneficiar a competência mental, favorecer a atenção e assim melhorar aptidões escolares;

Em todas as fases da vida e na adolescência não é diferente a dieta deve ser a mais variada possível, devendo conter alimentos de todos os grupos.

Escola Sesi Maria José Castello Zahran Aluna : Patrícia Salazar de Pauda Série : 8° ano Professora : Sara Marques e Patrícia Pissurno