Manoel Messias Santos Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Juan Carlos Esquivel Guerra
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Paulo Ricardo O. da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lídice Iglesias Arzola Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Trabalho de Conclusão de Curso
Maria Angélica Bertelli
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Manoel Messias Santos Alves MELHORIA NA ASSISTÊNCIA AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS DO POVOADO JOÃO GRANDE, ADUSTINA-BA Orientadora: Profª. Maria Aparecida G. de M. Cunha Pelotas, 2014

Introdução Importância da ação programática/intervenção; Caracterização do município de Adustina; UBS do Pov. João Grande.

Introdução – Local do estudo Localização: No nordeste da Bahia, a 340 Km de Salvador; População total: 15.702 habitantes (IBGE, 2010); Serviços de Saúde: - Secretaria Municipal de Saúde; - Unidade Mista Hospitalar Maria dos Santos Almeida; - Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Povoado São Francisco; Três equipes de Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS): 01 na sede do município; 01 no Povoado Bom Jesus; 01 no Povoado João Grande.

Introdução – Local do estudo UBS do Pov. João Grande: Zona rural; Famílias: 780 Pessoas: 2792 (SIAB, novembro 2013) 01 equipe de PACS: - 01 enfermeiro; - 01 médico clínico geral (cedido de outra UBS); - 01 técnica de enfermagem; - 01 recepcionista. - 11 Agentes Comunitários de Saúde.

Objetivos Objetivo Geral Melhorar a atenção a saúde dos usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na área de abrangência da UBS do Povoado João Grande. Objetivos Específicos Ampliar à cobertura de hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes; Melhorar o registro das informações; Promover a saúde e prevenir doenças.

Metodologia – Ações Divulgação na comunidade; Capacitação dos profissionais; Monitoramento do número de hipertensos e diabéticos cadastrados no HIPERDIA; Contato com lideranças comunitárias; Atendimento clínico dos hipertensos e diabéticos; Avaliação e estratificação de risco cardiovascular; Grupos de hipertensos e diabéticos; Busca ativa dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas; Monitoramento das intervenções.

Metodologia – Logística Manuais Técnicos do Ministério da Saúde, 2013; Ficha de Cadastro do Hipertenso e/ou Diabético no HIPERDIA; Ficha-espelho fornecida pela UFPEL; Análise situacional e definição do foco para intervenção; Melhoria no acolhimento dos usuários; Monitoramento semanal das ações programáticas; Solicitação ao Gestor Municipal de melhores condições de trabalho.

Metas – Resultados Cadastrar 60% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde; - Antes de iniciar o projeto de intervenção: 177 hipertensos e 96 diabéticos; Após as 16 semanas, esse quantitativo aumentou para 227 e 116 respectivamente.

Metas – Resultados Buscar 60% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada; Hipertensos: primeiro mês 78,9%; no segundo 114,3%; no terceiro 97%; e no quarto mês 81,5%. Diabéticos: primeiro mês 78,6%; segundo mês com 127,3%; terceiro 118,2%; e no quarto mês com 92,9%.

Metas – Resultados Realizar exame clínico apropriado em 70% dos hipertensos e/ou diabéticos; - Hipertensos: no primeiro mês de intervenção 57,4% estavam com o exame clínico em dia; no segundo mês 61,6%; no terceiro 68,8%; e no quarto mês 35,9%. - Diabéticos: 67,9% no primeiro mês; no segundo 52,5%; no terceiro 71,4%; e no quarto mês foi 64,4%.

Metas – Resultados Garantir a 70% dos hipertensos e/ou diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; - Hipertensos: apresentaram exames complementares em dia no primeiro mês 42,6%; segundo mês 47,9%; no terceiro 57,1%; e no quarto mês foram 30,1%. - Diabéticos: no primeiro mês 39,3%; no segundo 47,5%; no terceiro 54,8%; e no quarto mês foram 53,8%.

Metas – Resultados Realizar estratificação do risco cardiovascular em 60% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados; - Hipertensos: no primeiro mês o quantitativo de hipertensos com a estratificação de risco cardiovascular em dia foi de 46,3%; no segundo foi de 54,8%; no terceiro 63,6%; e no quanto mês esse quantitativo foi de 32,7%. Diabéticos: 50% no primeiro mês; no segundo 55%; no terceiro 64,3%; e no quarto mês 64,4%.

Metas – Resultados Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 70% dos hipertensos e diabéticos.

Metas – Resultados Garantir orientação sobre a prática de atividade física regular a 80% dos usuários hipertensos e diabéticos e 70% sobre os riscos do tabagismo.

Discussão Importância da intervenção: - Para a equipe; - Para o serviço; - Para a comunidade. Incorporação da intervenção à rotina do serviço; Adaptações necessárias.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Expectativas iniciais; Prática profissional: - Melhoria na prática clínica; - Trabalho multidisciplinar. Aprendizados mais relevantes: - Troca de experiências entre colegas e orientadores; - Material pedagógico excelente; - Importância das ações educativas/preventivas.

Obrigado!