Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Advertisements

Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Medidas de Posição Continuação: Moda e Mediana. Moda (Mo) Denomina-se Moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Exemplo: O.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Medidas de Tendência Central Aula 7. Moda É o valor com maior frequência em um conjunto de dados É o valor com maior frequência em um conjunto de dados.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
COEFICIENTE DE VARIAÇÃO MEDIDA DE DISPERSÃO ÚTIL PARA COMPARAÇÃO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DE DADOS EM TORNO DA MÉDIA DE SÉRIES DISTINTAS. É EXPRESSO EM.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
REVISÃO ENEM 2016 – ESTATÍSTICA PROFESSOR DERSÃO.
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
MATEMÁTICA PARA A VIDA NÍVEL B Formadora: Carla Fernandes Escola Secundária Marquês de Pombal Medidas de localização Tendência central Unidade.
ESTATÍSTICA
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
Estatística 2. Estatística indutiva
MATEMÁTICA.
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Medidas de Dispersão para uma amostra
Medidas de Dispersão Aula 8.
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Experiências aleatórias
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
ESTATÍSTICA Aula 5.
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Estatística Descritiva: Tabelas e Gráficos
TMEC011 – ESTATÍSTICA APLICADA
Medidas de tendência central
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Distribuicoes de Probabilidade
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Estatística Descritiva
Professor : Neilton Satel
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
Procedimentos antes e após coleta dos dados
Introdução à Estatística
Introdução à Estatística
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Medidas de dispersão Prof. Kmarão
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Escola Estatística Matemática Professora: ?.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
INSTITUTO PADRE MIGUELINHO Aula do Dia 10/07/19 Prof. João Paulo.
Curso Superior de Engenharia Elétrica e de Produção Faculdade Maurício de Nassau Cabo Professora: Aline Dantas ESTATÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana Medidas de dispersão: Variância, Desvio padrão

Medidas de posição Medidas de tendência central: verifica-se a tendência dos dados observados em torno dos valores centrais As mais utilizadas: Média aritmética Moda Mediana Outros: Médias geométrica, harmônica...

No experimento do dado de 6 faces Jogadores Jogadas Frequência Absoluta Frequência Relativa (%) 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 1 2 3 4 5 6 Aluno 1 32 16 Aluno 2 48 Aluno 3 Aluno 4 Moda Mediana Média Aritmética Elemento que mais aparece numa distribuição. Distribuição ímpar: elemento que aparece no centro. Distribuição par: média aritmética dos elementos do centro. Soma de todos os elementos dividido pelo total de elementos. Mo = 1 M = 1 + 1 + 2 + 3 + 4 + 5 6 M = 16 = 2,6 1º) Organizar os dados em ordem: 1 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 Md = 2 + 3 = 2,5 2 valor teórico

Observações sobre a moda (Mo) Há séries em que não existe o valor modal, ou seja, na qual um valor apareça mais que os outros. Nesse caso, dizemos que a série é amodal. Ex. {1, 4, 9, 11} Em outros casos, pode haver dois ou mais valores de concentração. Ex. {1, 1, 1, 2, 5, 5, 5, 7, 8} apresenta duas modas, 1 e 5. A série é bimodal. Numa tabela de frequências, a moda é o elemento de maior frequência. Jogadores Jogadas Frequência Absoluta Frequência Relativa (%) 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 1 2 3 4 5 6 Aluno 1 32 16 A face com maior frequência é a de número 1. Logo, a moda é 1. Utilizando um intervalo de classes, a classe que apresenta a maior frequência é denominada classe modal. Assim, a moda é o valor dominante compreendido nessa classe. Determinamos esse valor através do ponto médio dessa classe. Esse valor recebe a denominação de moda bruta e, consiste num valor estimado, pois não conhecemos o valor real da moda. Classes (cm) Frequência (fi) 50 |------ 54 4 54 |------ 58 9 58 |------ 62 11 62 |------ 66 8 A classe modal é 58 |------ 62, pois é a com maior frequência. A moda é = 60 .

Observações sobre a mediana (Md) Jogadores Jogadas Frequência Absoluta 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 1 2 3 4 5 6 Aluno 3 Verificamos a disposição da distribuição, caso seja pequena: 2 – 3 – 3 – 4 – 6 – 6. A mediana é a média aritmética entre 3 e 4, que resulta em 3,5. Caso a distribuição tenha muitos elementos, organizamos a frequência acumulada: Variável Frequência (fi) Frequência acumulada 1 2 9 11 3 10 21 4 25 5 12 37 6 13 50 total A distribuição tem 50 elementos. Os elementos do meio ocupam a 25ª e a 26ª posições. O elemento da 25ª posição é o 4 e, o da 26ª posição é o 5. Logo, a mediana é a média aritmética entre 4 e 5, que resulta em 4,5.

Observações sobre a média Média Aritmética Ponderada: Média Geométrica: Média Geométrica Ponderada: Média Harmônica: inverso da média aritmética dos inversos X Observações sobre a média Sem intervalos de classe Com intervalos de classe Pesquisa: 34 famílias com 4 filhos; a variável é o número de filhos do sexo masculino. Calcular a estatura média dos bebês conforme a tabela abaixo. Nº de meninos Frequência (fi) 2 1 6 10 3 12 4 Total 34 Estaturas (cm) Frequência (fi) Ponto médio 50 |------ 54 4 52 54 |------ 58 9 56 58 |------ 62 11 60 62 |------ 66 8 64 66 |------ 70 5 68 70 |------ 74 3 72 Total 40 As frequências são indicadores da intensidade de cada valor da variável, assim, funcionam como fatores de ponderação. Convencionamos que todos os valores incluídos em uma classe coincidem com o seu ponto médio e, determinamos a média aritmética ponderada. Média ponderada: 2,3 meninos por família com 4 filhos. A estatura média dos bebês é de 61 cm. É a 3003?

A média aritmética tenta estabilizar os valores da distribuição. A moda é utilizada quando desejamos obter uma medida rápida e aproximada de posição ou quando a medida de posição deva ser o valor mais típico da distribuição. A média aritmética tenta estabilizar os valores da distribuição. A mediana depende da posição e não dos elementos da distribuição (ordenada). Em uma série, moda, média e mediana não tem, necessariamente, o mesmo valor.

Medidas de dispersão O critério de aprovação em um concurso estabelece que o candidato deve realizar 3 provas e obter, com suas notas, média igual ou maior que 6,0. Nesse caso a informação de que o candidato obteve média 7,5 é suficiente para concluirmos que está aprovado. Uma pessoa é encarregada de organizar atividades de lazer para um grupo de 6 pessoas e recebe a informação de que a média de idade do grupo é de 20 anos. Nesse caso, apenas a informação da média não é suficiente para planejar as atividades, pois podemos ter grupos com média de idade de 20 anos e características totalmente diferentes. Observemos 3 grupos possíveis: Grupo A: 20 anos, 20 anos, 20 anos, 20 anos, 20 anos, 20 anos Grupo B: 22 anos, 23 anos, 18 anos, 19 anos, 20 anos, 18 anos Grupo C: 6 anos, 62 anos, 39 anos, 4 anos, 8 anos, 1 ano No grupo A não houve dispersão. A dispersão no grupo B é menor do que no grupo C. Dizemos que o grupo B é mais homogêneo do que o C, ou que o grupo C é mais heterogêneo do que o B.

Variância (V) Calcular os desvios de cada variável em relação à média aritmética (M). Considerar a soma dos quadrados dos desvios. A variância é a média dos quadrados dos desvios. Não é possível expressar a variância na mesma unidade dos valores da variável, uma vez que os desvios são elevados ao quadrado. Então, definiu-se a medida de dispersão chamada desvio padrão. No exemplo: Grupo A (20, 20, 20, 20, 20, 20) M = 20 Desvios: 20 – 20 = 0, todos iguais a 0 V = 0 Quando todos os valores são iguais dizemos que não houve dispersão, por isso a variância é igual a 0. Grupo B (22, 23, 18, 19, 20, 18) Desvios: 22 – 20 = 2; 23 – 20 = 3; 18 – 20 = -2; 19 – 20 = -1; 20 – 20 = 0; 18 – 20 = -2 V = Grupo C: 6 anos, 62 anos, 39 anos, 4 anos, 8 anos, 1 ano Desvios: 6 – 20 = -14; 62 – 20 = 42; 39 – 20 = 19; 4 – 20 = -16; 8 – 20 = -12; 1 – 20 = -19

Desvio padrão (DP) É a raiz quadrada da variância. É expresso na mesma unidade dos valores observados. No exemplo: Grupo A: DP = ano Grupo B: DP = anos Grupo C: DP = anos

Resumo Desvio: é a diferença entre o valor da série e a média aritmética simples dos valores da série. Variância: é a média aritmética simples ( ) dos desvios da série ao quadrado. Exemplo: V = Desvio padrão: é a raiz quadrada da variância.

Exercícios: Uma empresa seleciona 16 funcionários fumantes e promove um ciclo de palestras com os mesmos para esclarecimentos sobre os efeitos prejudiciais do cigarro à saúde. Após essas palestras, são coletados dados sobre a quantidade de cigarros que cada um desses fumantes está consumindo diariamente. Tais dados são expressos da seguinte maneira: 10, 1, 10, 11, 13, 10, 34, 13, 13, 12, 12, 11, 13, 11, 12, 12 Os dados 1 e 34 são chamados discrepantes, pois são dados muito menores ou muito maiores que a maioria dos dados obtidos. Segundo esta coleta de dados, pode-se afirmar que A) os cálculos da média, da mediana e da moda não sofrem influência dos dados discrepantes. B) o cálculo da mediana sofre influência dos dados discrepantes que surgiram. C) o cálculo da moda sofre influência dos dados discrepantes que surgiram. D) o cálculo da média sofre influência dos dados discrepantes que surgiram.

Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e 2008. De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo branco nesse período era igual a: R$ 73,10 R$ 81,50 R$ 82,00 R$ 83,00 R$ 85,30 Caiu no ENEM Mês Cotação Ano Outubro R$ 83,00 2007 Novembro R$ 73,10 Dezembro R$ 81,60 Janeiro R$ 82,00 2008 Fevereiro R$ 85,30 Março R$ 84,00 Abril R$ 84,60

Qual é a média e qual é a mediana dos salários dessa empresa? A distribuição de salários de uma empresa é fornecido pela tabela a seguir: Salário (R$) Funcionários 500 10 1 000 5 1 500 6 2 000 15 5 000 8 10 000 2 Qual é a média e qual é a mediana dos salários dessa empresa?

Segundo estudos realizados em um centro de pesquisas geológicas, a probabilidade de um terremoto ocorrer no mar de certa cidade é de 70%, e a probabilidade de ocorrer em terra é de 30%. Em ambos os casos podem ou não ocorrer danos à cidade. Se o terremoto ocorre no mar há 60% de chances de ocorrer danos à cidade. Se o terremoto ocorre em terra, a probabilidade de ocorrer danos é de 81%. Qual é a probabilidade de um terremoto ocorrer no mar e não haver danos à cidade? (A) 57,4% (B) 12,6% (C) 42% (D) 28%

Marco e Paulo foram classificados em um concurso Marco e Paulo foram classificados em um concurso. Para classificação no concurso o candidato deveria obter média aritmética na pontuação igual ou superior a 14. Em caso de empate na média, o desempate seria em favor da pontuação mais regular. No quadro a seguir são apresentados os pontos obtidos nas provas de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, a média, a mediana e o desvio padrão. Dados dos candidatos no concurso O candidato com pontuação mais regular, portanto mais bem classificado no concurso, é Marco, pois a média e a mediana são iguais. Marco, pois obteve menor desvio padrão. Paulo, pois obteve a maior pontuação da tabela, 19 em Português. Paulo, pois obteve maior mediana. Paulo, pois obteve maior desvio padrão. Caiu no ENEM Matemática Português Conhecimentos Gerais Média Mediana Desvio Padrão Marco 14 15 16 0,32 Paulo 8 19 18 4,97

Atividade prática, em grupo sem clonagem Atividade prática, em grupo Cada componente do grupo lançará o dado fornecido 5 vezes. Os lançamentos serão anotados em uma tabela contendo o nome de cada jogador e a frequência absoluta de cada face (por jogador e por grupo). O grupo fará uma análise estatística das informações coletadas, levando em consideração: A moda dos lançamentos do grupo A média aritmética simples dos lançamentos do grupo A mediana dos lançamentos do grupo Os lançamentos de um jogador será estudado, levando em consideração: A variância de seus lançamentos O desvio padrão de seus lançamentos **Anotem o tipo de dado e a cor dele.