Introdução à química orgânica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Química Orgânica
Advertisements

Introdução à Química Orgânica
QUÍMICA ORGÂNICA.
Introdução a Química Orgânica
QUÍMICA ORGÂNICA Há muitos anos atrás surgiu a expressão
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA
QUÍMICA ORGÂNICA Profº Evandro Rodrigo Pedão.
Introdução a Química Orgânica
QUÍMICA ORGÂNICA Prof.: Marisleny Brito.
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA
Introdução à Química Orgânica
Histórico e Propriedades do Carbono
2° COL- SETOR B –AULAS 19 a 21 – Página 168
Química Orgânica Introdução: Química Orgânica é o ramo da química que estuda os composto que contêm carbono, chamado compostos orgânicos.
QUÍMICA ORGÂNICA.
QUÍMICA ORGÂNICA.
Química Orgânica – Importância e propriedades gerais dos compostos orgânicos Professor Marcel klug.
Ciências da Natureza Química Profº Luiz Cláudio.
Introdução a Química Orgânica
Introdução à Química dos compostos de carbono
QUÍMICA Professor: Vilmar F. Lorena.
I- Histórico II- Características do carbono III- Cadeias carbônicas
Prof. Dra. Andréa Junqueira
Química Orgânica.
QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO. Antiguidade egípcios – fenícios: usavam corantes em tingimentos; árabes: produziam açúcar a partir da cana; outros povos:
Química Orgânica Introdução à Química Orgânica Prof. Armando Rodrigues.
Química Orgânica Profa. Karen Farias. NASCIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA No século XVIII, Scheele ( ) conseguiu isolar ácido tartárico (C4H6O6) da.
Classificação das Cadeias Carbônicas
AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS. Os aminoácidos são compostos que apresentam simultaneamente os grupos funcionais amina( - NH 2 ) e ácido carboxílico ( - COOH).
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
TRABALHO DE QUÍMICA ISOMERIA Alunas: Marcelle, Thays e Jennifher.
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono PROPRIEDADE TÍPICA DO CARBONO  Formação de cadeias.  Formação de quatro ligações.
QUÍMICA.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Ligações Química Bruno Santana lima.
Ligação Covalente e Geometria Molecular
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
Interações Interatômicas
Introdução à Química Orgânica
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
CLASSIFICAÇÃO DE CARBONOS E CADEIAS CARBÔNICAS
MASSAS MEDIDAS.
QUÍMICA ORGÂNICA parte 1
Compostos Orgânicos Nomenclatura
QUÍMICA ORGÂNICA Prof. Ana.
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
CLASSIFICAÇÃO: QUÍMICA ORGÂNICA - DO CARBONO e
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
Química Orgânica- QO.01.
O que você deve saber sobre
Química Orgânica Nilsonmar.
QUÍMICA ORGÂNICA Há muitos anos atrás surgiu a expressão
LIGAÇÕES QUÍMICAS Profª Helena Lança Ciências Físico-Químicas 9ºAno.
ENZIMAS Boa Vista – RR Maio de CESAR AUGUSTO HELVÉCIO DEEKE JOÃO PEDRO LETÍCIA ANGELIM Boa Vista – RR Maio de 2018.
Do petróleo à gasolina - Parte 1
Geometria Molecular.
Introdução à Química Orgânica
REAÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS I
O que você deve saber sobre
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
Unidade 1. Introdução e Noções Históricas A primeira separação da Química em Inorgânica e Orgânica ocorreu por volta de 1777 e foi proposta pelo químico.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
O que você deve saber sobre
Introdução à Bioquímica Disciplina: Bioquímica Prof.ª MSc. Danielle Ayr Tavares de Almeida 2015.
QUÍMICA ORGÂNICA Aula 1 Prof: Marcelo vizeu
... fermentação da uva a obtenção do vinagre... vinho... álcool etílico Na Pré-história tínhamos na... Na Pré-história tínhamos a produção de......
Transcrição da apresentação:

Introdução à química orgânica

Introdução à Química Orgânica

Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C2H6O Vinagre C2H4O2

Petróleo e seus derivados.

Ainda na pré-história, tais substâncias eram utilizadas pelo homem para a produção de calor, para realização de pinturas nos corpos, em cerâmicas e em desenhos nas cavernas.

Desde os alquimistas do século XVI, as técnicas para extração de substâncias foram sendo aperfeiçoadas. Do limão extraiu-se o ácido cítrico (C6H8O7); Das gorduras animais, extraiu-se a glicerina (C3H8O3).

Em 1777, Bergman (Torben Olof Bergman), introduziu a expressão: COMPOSTOS ORGÂNICOS. De acordo com Bergman, tínhamos: -COMPOSTOS ORGÂNICOS: Substâncias extraídas dos organismos vivos; -COMPOSTOS INORGÂNICOS: Substâncias do reino mineral.

Juntamente com a distinção proposta por Bergman em 1777, desenvolveu-se a concepção de que um simples composto orgânico não poderia jamais ser sintetizado pelo homem, haja visto que para a produção desses compostos seria necessário a existência de "uma força vital" que somente existiria nos organismos vivos. Essa idéia, proposta por Jöns Jacob von Berzelius no ano de 1807, deu origem à Teoria da Força Vital ou simplesmente vitalismo. Berzelius

Cianato de amônio + aquecimento = Uréia Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente após a descoberta de Woller. Cianato de amônio + aquecimento = Uréia

Conceito atual: Química orgânica É um ramo da Química que estuda os compostos do elemento carbono, denominados compostos orgânicos.

O carbono, que é um elemento de descoberta pré-histórica e se encontra extensamente distribuído na natureza, constitui a base da química orgânica. Atualmente são conhecidos atualmente cerca de 10 milhões de compostos formados por átomos desse elemento químico.

Importante: Existe um pequeno grupo de compostos que contém carbono, mas são estudados na química inorgânica por não apresentarem certas características comuns aos compostos orgânicos. São os chamados compostos de transição. Como exemplos: NH4CNO – Cianato de amônio; CO2 – Gás carbônico; HCN – ácido cianídrico.

Existem alguns elementos químicos que estão presentes nos mais diversos compostos químicos (moléculas) orgânicos, juntamente com o carbono. Esses elementos são chamados de organógenos (N, C, H, O, P, S)

Fibras sintéticas, alimentos, cosméticos, medicamentos e combustíveis são alguns dos produtos que envolvem milhões de substâncias em que o principal componente é o mais extraordinário dos elementos químicos, o: Carbono.

O Carbono

Friedrich August Kekulé von Stradonitz foi um químico alemão Friedrich August Kekulé von Stradonitz foi um químico alemão. Em 1857, ele determinou as características fundamentais do átomo de carbono nos compostos.

As características fundamentais do átomo de carbono foram determinadas pelo químico alemão Friedrich August Kekulé von Stradonitz, que enunciou os seguintes postulados:

1º. Postulado: O átomo de carbono é tetravalente. Número atômico do carbono é 6, e a configuração eletrônica será: 1s2, 2s2, 2p2 (K=2 , L=4). Compartilha mais 4 elétrons e formar 4 ligações covalentes.

2º. Postulado: As quatro valências do carbono são absolutamente iguais. Considerando o composto orgânico clorometano (CH3Cl)

3º. Postulado: Encadeamento constante. Os átomos de carbono podem se ligar entre si ou com átomos de outros elementos químicos, formando longas estruturas chamadas cadeias carbônicas, que podem

os átomos podem compartilhar dois ou três pares de elétrons, formando ligações duplas ou triplas respectivamente.

Classificação do átomo de carbono Os átomos de carbono de uma cadeia carbônica podem ser classificados em função do número de outros átomos de carbono a que se encontram diretamente ligados.

Carbono primário: é o carbono que se liga diretamente a um ou nenhum outro carbono. Carbono secundário: é o carbono que se liga diretamente a dois outros carbonos.

Carbono terciário: é o carbono que se liga diretamente a três outros carbonos. Carbono quaternário: é o carbono que se liga diretamente a quatro outros carbonos.

Fórmulas: Estrutural aberta e compacta Molecular Linhas

Fórmula Estrutural Fórmula Estrutural Compactada C8H18 Fórmula Molecular Fórmula de Linhas