AULA 8: MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
Advertisements

Ajuste de Curvas e Interpolação
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Teoria de Filas – Aula 3 Aula de Hoje Variáveis aleatórias discretas Bernoulli Binominal Uniform Poisson Geométrica Aula Anterior Independência Condicionamento.
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
PRINCIPAIS MODELOS CONTÍNUOS Modelo uniforme Uma v.a. contínua X tem distribuição uniforme com parâmetros  e  (  <  ) se sua função densidade.
Definição de função afim Chama-se de Função Afim ou Função do 1º grau toda a função da forma: PROFESSOR VALDEMIR
Amintas engenharia.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
A REGRA DA FALSA POSIÇÃO
Revisão Matemática ANO 2011
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
Teoria dos Grafos Geração de Valores aleatórios
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 3 – Solução de equações transcendentes e polinomiais.
FUNÇÃO DE 1º GRAU FORMA GERAL: f(x) = ax + b y = ax + b ou
Adm.Industrial Cálculo II Aula 05 Integral Definida Rafael Ferrara.
Cálculo Diferencial e Integral III
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
Medidas de Dispersão Aula 8.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 8 – Integração Numérica.
Prof. Ms. Janilson Lotério
Sistemas de Controle III N8SC3
Zeros Reais de Funções Reais
Sistemas de equações não lineares
Regressão Logística Modelos de regressão não linear são usados, em geral, em duas situações: casos em que as variáveis respostas são qualitativas e os.
3ª aula RESOLUÇÃO PELO MÉTODO GRÁFICO UNIDADE 3
Representação do Relevo
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Ajustamento de Observações
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 6 – Aproximação de funções.
Funções de Várias Variáveis
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Funções.
Prof. Ranildo Lopes - FACET
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Funções e Gáficos 2 a aula – Profa. Marli. Sumario Definição de funções Domínio e Contradomínio Função definida ou não definida em uma variável Variável.
Zeros de funções.
Professor : Neilton Satel
Movimentos Custos Inventário
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
Frações e porcentagens
Ferramentas para Análise de Modelos: Método dos Mínimos Quadrados
INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE MMQ
O que você deve saber sobre
Função afim: a função geral de 1º grau Módulo 11
Exercício Zeros de Funções
Pêndulo FEP 113 – Aula 2.
Profa. Andréia Adami Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE0211 – Estatística Geral Profa.
Conceituação e Definição de Derivada
Métodos de Cálculo II Aula - 3.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Aula Ajuste de Curvas Cap. 6
RAIZ QUADRADA.
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
E XERCÍCIOS Interpolação. 1)O número de bactérias, por unidade de volume, existente em uma cultura após x horas é apresentado na tabela: a) Calcule P.
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE REGRESSÃO APLICADA À ENGENHARIA FLORESTAL
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
Transcrição da apresentação:

AULA 8: MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS “ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA AULA 8: MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS Disciplina: CÁLCULO NUMÉRICO E FINANCEIRO Módulo: 4° MÓDULO Data: 01/04/2017 Ricardo Assis dos Santos

DEFINIÇÃO Apresenta-se o MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS (MMQ) como outra forma de aproximação de funções. Ao contrário do polinômio interpolador visto na AULA 7, agora não é necessário que o ajuste passe exatamente por cima dos pontos ajustados. Em outras palavras, com esse método encontramos uma função ϕ (x) de um certo tipo pré-estabelecido (exemplo: reta, parábola, senoide) que melhor ajusta um conjunto de pontos ou uma função dada.

INTRODUÇÃO Uma forma de se trabalhar com uma função definida por uma tabela de valores é a interpolação. Contudo, a interpolação pode não ser aconselhável quando: É preciso obter um valor aproximado da função em algum ponto fora do intervalo de tabelamento (extrapolação); Os valores tabelados são resultado de experimentos físicos, pois estes valores poderão conter erros inerentes que, em geral, não são previsíveis. Surge então a necessidade de se ajustar a estas funções tabeladas uma função que seja uma “boa aproximação” para as mesmas e que nos permita “extrapolar” com certa margem de segurança. Assim, o objetivo deste processo é aproximar uma função f(x) por outra função ϕ(x), escolhida de uma família de funções ou por uma soma de funções em duas situações distintas: Domínio discreto: quando a função f é dada por uma tabela de valores. Domínio contínuo: quando a função f é dada por sua forma analítica.

INTRODUÇÃO Em geral NÃO É ACONSELHÁVEL, usar interpolação linear quando: Deseja-se extrapolar ou fazer previsões em regiões fora do intervalo considerado; Os dados tabelados são resultados de experimentos, onde erros na obtenção destes resultados podem influenciar a sua qualidade; A escolha das funções pode ser feita: Observando o gráfico dos pontos tabelados; Baseando-se em fundamentos teóricos dos experimentos que forneceu a tabela ou; Através de uma função já conhecida. O Método dos Mínimos Quadrados é um método bastante utilizado para ajustar uma determinada quantidade de pontos e aproximar funções.

Método dos Mínimos Quadrados

Método dos Mínimos Quadrados A função resultante Função PHI, que devemos encontrar para fazer o ajuste da reta, curva, senóide, etc.

Caso Discreto

Caso Discreto

Exemplo 1

Exemplo 1

Caso Discreto (Ajuste Linear)

Caso Discreto (Ajuste Linear)

Exemplo 1

Exemplo 1

Exemplo 1: Excel

Exemplo 1: Excel

Exemplo 2 Uma reta:

Exemplo 2

Exemplo 2

Exemplo 2