Educação Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
QUEM É O SÁBIO.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Como a Criança Pequena se Desenvolve
ProduzirDescartar Reutilizar O que é? A capacidade de sustentar uma ou mais condições exibidas por alguns processos que se tornaram necessários para a.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Revisão para Avaliação I
Educação Ambiental.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Educação.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
Sustentabilidade.
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Desenvolvimento sustentavel
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
O porquê dos desastres naturais Por Maitreya Recentemente me perguntaram por que os países afetados por terremotos, enchentes e outros desastres naturais.
Revisão de Filosofia.
Conforme Capra as organizações dos sistemas vivos funcionam sempre interligadas, um precisa do outro e assim fazem troca simultaneamente e de maneira.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Cristiane Jonas Francisconi
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Psicologia da Educação
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Somos todos seres sociais
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental

Porque Educação Ambiental hoje Entender a importância de repensar nossa relação com a natureza Objetivos da Educação Ambiental Uma proposta para Educação Ambiental

Perda da noção de interdependência Degradação ambiental

Evolução da ciência e do pensamento Grandes Catástrofes Evolução da ciência e do pensamento Questionamento das relações entre os homens e entre a humanidade e o ambiente

As interconexões entre os elementos constituem a essência do planeta

A Terra sustenta a vida a Vida modela a Terra

com sua natureza interna suas conexões com a natureza Religar o homem com sua natureza interna para que reencontre suas conexões com a natureza externa da qual é feito Educação Ambiental

O trabalho é lento, os resultados de longo prazo: A educação Ambiental engloba aspectos psicológicos, sociológicos políticos e filosóficos.

Antes de tudo é preciso ter conhecimento Antes de tudo é preciso ter conhecimento. Em que terreno estaremos semeando?

a importância do respeito Ressaltar a importância do respeito a si mesmo e ao todo

Levar á refletir sobre o papel Único de cada ser na teia de relações que sustenta a vida

O desenvolvimento de qualquer sistema vivo requer a passagem por etapas seqüenciadas e inter-relacionadas

Na natureza, eventos sucessivos constroem comunidades capazes de máximo aproveitamento de recursos com auto-sustentabilidade

Os conhecimentos científicos são a base para a construção de uma forma saudável de usar os recursos de que necessitamos

È preciso entender a dinâmica de mudança daquele a que desejamos atingir

Uma proposta de trabalho com base na espiral evolutiva de Teillard de Chardin

Dinâmica Potencial Dinâmica individual Dinâmica Universal Dinâmica Grupal Dinâmica social

Dinâmica de potencial

Estimular a receptividade Estimular a ampliação da percepção Estimular a percepção de si mesmo como elemento da natureza

Proporcionar vivências que permitam sentir agir pensar Estimular a ampliação da percepção Estimular a percepção de si mesmo como elemento da natureza

Estimular o conhecimento das interdependências Entre os elementos vivos da natureza Entre os seres humanos Entre o homem e os elementos vivos e não vivos da natureza Entre o homem e o seu entorno vivo e não vivo

Associar o processo de conhecimento das potencialidades do ambiente e de si mesmo

Atividades: Exercícios de interiorização: meditação,relaxamento Exercícios de exteriorização: propor atividades que explorem capacidades individuais de expressão

Dinâmica Individual

Evolução do indivíduo Estimular O auto conhecimento a valorização e desenvolvimento das qualidades pessoais e a capacidade de colaboração para com o todo

Reconhecer que as necessidades de todos os seres humanos são iguais como ponto de partida para a aceitação das diferentes formas de satisfazê-las, respeitando a diversidade cultural

A biodiversidade cultural é fruto do tempo de relação do homem com a natureza que o sustenta. É portanto fruto da diversidade biológica .

A auto descoberta deve levar ao estímulo: a auto valorização a auto crítica ao crescimento pessoal

Religar o indivíduo com seu interior como ponto de partida para sua relação com o meio

Atividades Refletir sobre o que é necessário para a própria sobrevivência Descobrir as necessidades de outros seres vivos Desenvolver atividades que denunciem a importância da manutenção de todas as formas de vida para o bem estar de todos Ritual da auto transformação- Propor metas para si mesmo

. Dinâmica Grupal

amplia as possibilidades individuais e coletivas Refere-se ás relações entre as pessoas a soma das energias amplia as possibilidades individuais e coletivas

Cada elemento de um sistema recebe dele materiais, informações e energias. Cada elemento de um sistema devolve a ele tudo que recebeu Transformado como resultado de sua individualidade

Aprofundar os conhecimentos sobre As teias de interdependência Ecológica Política Social Profissional Desatacar a importância da COMUNICAÇÃO Como forma de interação .

Dinâmica social

Dinâmica Universal