Educação Ambiental
Porque Educação Ambiental hoje Entender a importância de repensar nossa relação com a natureza Objetivos da Educação Ambiental Uma proposta para Educação Ambiental
Perda da noção de interdependência Degradação ambiental
Evolução da ciência e do pensamento Grandes Catástrofes Evolução da ciência e do pensamento Questionamento das relações entre os homens e entre a humanidade e o ambiente
As interconexões entre os elementos constituem a essência do planeta
A Terra sustenta a vida a Vida modela a Terra
com sua natureza interna suas conexões com a natureza Religar o homem com sua natureza interna para que reencontre suas conexões com a natureza externa da qual é feito Educação Ambiental
O trabalho é lento, os resultados de longo prazo: A educação Ambiental engloba aspectos psicológicos, sociológicos políticos e filosóficos.
Antes de tudo é preciso ter conhecimento Antes de tudo é preciso ter conhecimento. Em que terreno estaremos semeando?
a importância do respeito Ressaltar a importância do respeito a si mesmo e ao todo
Levar á refletir sobre o papel Único de cada ser na teia de relações que sustenta a vida
O desenvolvimento de qualquer sistema vivo requer a passagem por etapas seqüenciadas e inter-relacionadas
Na natureza, eventos sucessivos constroem comunidades capazes de máximo aproveitamento de recursos com auto-sustentabilidade
Os conhecimentos científicos são a base para a construção de uma forma saudável de usar os recursos de que necessitamos
È preciso entender a dinâmica de mudança daquele a que desejamos atingir
Uma proposta de trabalho com base na espiral evolutiva de Teillard de Chardin
Dinâmica Potencial Dinâmica individual Dinâmica Universal Dinâmica Grupal Dinâmica social
Dinâmica de potencial
Estimular a receptividade Estimular a ampliação da percepção Estimular a percepção de si mesmo como elemento da natureza
Proporcionar vivências que permitam sentir agir pensar Estimular a ampliação da percepção Estimular a percepção de si mesmo como elemento da natureza
Estimular o conhecimento das interdependências Entre os elementos vivos da natureza Entre os seres humanos Entre o homem e os elementos vivos e não vivos da natureza Entre o homem e o seu entorno vivo e não vivo
Associar o processo de conhecimento das potencialidades do ambiente e de si mesmo
Atividades: Exercícios de interiorização: meditação,relaxamento Exercícios de exteriorização: propor atividades que explorem capacidades individuais de expressão
Dinâmica Individual
Evolução do indivíduo Estimular O auto conhecimento a valorização e desenvolvimento das qualidades pessoais e a capacidade de colaboração para com o todo
Reconhecer que as necessidades de todos os seres humanos são iguais como ponto de partida para a aceitação das diferentes formas de satisfazê-las, respeitando a diversidade cultural
A biodiversidade cultural é fruto do tempo de relação do homem com a natureza que o sustenta. É portanto fruto da diversidade biológica .
A auto descoberta deve levar ao estímulo: a auto valorização a auto crítica ao crescimento pessoal
Religar o indivíduo com seu interior como ponto de partida para sua relação com o meio
Atividades Refletir sobre o que é necessário para a própria sobrevivência Descobrir as necessidades de outros seres vivos Desenvolver atividades que denunciem a importância da manutenção de todas as formas de vida para o bem estar de todos Ritual da auto transformação- Propor metas para si mesmo
. Dinâmica Grupal
amplia as possibilidades individuais e coletivas Refere-se ás relações entre as pessoas a soma das energias amplia as possibilidades individuais e coletivas
Cada elemento de um sistema recebe dele materiais, informações e energias. Cada elemento de um sistema devolve a ele tudo que recebeu Transformado como resultado de sua individualidade
Aprofundar os conhecimentos sobre As teias de interdependência Ecológica Política Social Profissional Desatacar a importância da COMUNICAÇÃO Como forma de interação .
Dinâmica social
Dinâmica Universal