Planejamento e Prática da Gestão Escolar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia da Educação: Espaços Escolares
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
O Plano de Ação Curricular na Escola
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
A Gestão participativa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO.
Projeto Político Pedagógico
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Planejamento de Ensino
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Prática da Gestão Escolar. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Paulo Freire. Mariângela Bairros 2008

O que é planejamento? O planejamento requer: Pesquisa; Levar em conta as características e necessidades de aprendizagem dos alunos; Levar em conta os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico; Compromisso pessoal com a educação.

PLANEJAMENTO É processo de conhecimento da escola e da sociedade em que vivemos; Relação entre educação e realidade; É processo que se preocupa com “para onde ir”(PPP) e “como chegar lá”(Regimento). Clareza da função de sua área de conhecimento e de sua tarefa individual, na construção coletiva do PPP da escola e na tradução deste PPP em regras regimentais; É processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro.

PLANEJAMENTO Reflexão coletiva sobre as ações educacionais acreditando que é possível realizar mudanças; Momento de integração da equipe; Vivência interdisciplinar; É momento importante para a equipe da escola conhecer, se apropriar e participar da construção do Projeto Educacional e do Regimento Escolar.

PLANO É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer Evita o improviso É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas

PLANO E PLANEJAMENTO Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos

O que representa cada um: PLANEJAMENTO Representa o processo. PLANO É o registro do processo.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É a bússola de navegação para a escola, indica o rumo a seguir Necessita de construção coletiva Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Expressa a identidade da escola É referência para os demais níveis de planejamento da escola.

O Planejamento funciona do modo como vem sendo feito? Reflexão: O Planejamento funciona do modo como vem sendo feito?

É PRECISO (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO A prática pedagógica está ligada à concepção do homem e do conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. É preciso compreender a função social da escola para propiciar ao aluno a compreensão da realidade; Reinventar a escola; Acreditar nas suas possibilidades.

PLANEJAMENTO ESCOLAR Educador apresenta seus princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente; Vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula; Racionalização do trabalho docente; Ter claro objetivos, conteúdos e métodos; Unidade e coerência do trabalho docente; Facilitar a preparação das aulas

PLANEJAMENTO ESCOLAR O Plano deve ser um instrumento para a ação: O plano é um guia de orientação Deve ser flexível, estar sujeito à modificações O plano deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve primar pela objetividade Deve ter coerência entre as idéias e a prática

PLANEJAMENTO ESCOLAR PLANO DA ESCOLA Concepção pedagógica da escola Guia de orientação para o plano de cada professor Deve ser consensual, fruto da reflexão e decisão do coletivo da escola