LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
FUMEC GESTÃO DE ENSINO NA VIRTUALIDADE UNIVERSIDADE
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
LEARNING ORGANIZATION
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça.
Gestão Integrada de Negócios
RH Estratégico
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Gestão do Conhecimento
Secretaria da Educação e Cultura
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Formação por competências
Uma nova metodologia para uma nova escola
Uma nova metodologia para uma nova escola
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
PAIIPME.
CASE: Registro e Difusão de Boas Práticas APRESENTADOR: Ana Lúcia Véo Mendes APRESENTAÇÃO: E.E. Pandiá Calógeras.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
ENCONTRO COM CORDENADORES PEDAGÓGICOS
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Brookfield Asset Management Inc Brookfield Asset Management Inc. é uma gestora de ativos global com US$90 bilhões de ativos sob sua gestão. Wembley.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS
PIDG – PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE CDL
31 de agosto de Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil.
Gestão por Competências
UMA PARCERIA.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Encontro Regional Norte
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
I REUNIÃO TÉCNICA DO FORÚM GESTÃO ESCOLAR Linha Estratégica do CONSED Coordenação Maria Cecilia Amendola da Motta Fátima Gavioli 05 e 06 de novembro de.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
O papel pedagógico do órgão gestor
São Paulo, 20 de agosto de 2009 O Papel da liderança na Indicação de Programas para a Universidade Corporativa Prof. a Dr. a Marisa Eboli.
Transcrição da apresentação:

LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !

PROGRAMA GESTÃO ESCOLAR melhoramento contínuo DE QUALIDADE melhoramento contínuo

www.gestaoescolardequalidade.org.br Gestão Escolar de Qualidade

Conselho Nacional de Certificação Guiomar Namo de Mello Presidente Heloisa Luck Ivana Siqueira Elvira Lima Curitiba - PR Brasília - DF São Paulo - SP

Conselho Nacional de Certificação Profa. Dorinha Marcos Magalhães Maria Helena Reynaldo Fernandes Palmas - TO Recife – PE São Paulo - SP Rib Preto – SP Laila Aninger Maria Madalena Simon Schwartzman Vilma Guimarães B. Horizonte – MG Recife - PE Rio de Janeiro - RJ R.de Janeiro - RJ

CURSO SEMIPRESENCIAL Início 02 e 03 SETEMBRO

Escolas com melhores resultados Pesquisa da FVC e Ibope Coord Prof. Mário Aquino – F. Carlos Chagas Qualidade da formação dos gestores Visão integradora (menos foco no operacional) Clima organizacional

Gestão: Escola Eficiente Fuente: Informe UAI, 2006, Sección 1.7.7.

LIDERANÇA Talento Romântica Diz o que fazer GESTÃO Profissional Racional Faz acontecer

O DIRETOR É UM GESTOR DE MUDANÇA ! Um Educador

AGRESSIVO PASSIVO Pouca confiança no outro! afirmação argumentação empatia envolvimento afirmação argumentação empatia envolvimento Pouca confiança em si mesmo! AGRESSIVO PASSIVO

IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA COMPORTAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL ... e num processo de mudança, se a iniciativa pela renovação vier de baixo, é um motim!

Gestão de Mudanças Não! Sim! 15% 35% 35% 15% Rejeição Adesão Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

Gestão de Mudanças 15% 70% 15% Rejeição Adesão

O diretor da escola pode estar aqui ! Gestão de Mudanças O diretor da escola pode estar aqui ! 15% 35% 35% 15% Rejeição Adesão Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

Deficiências e/ou Limitações para a Aprendizagem Organizacional - Eu sou meu cargo; - O inimigo está lá fora; - A fixação em eventos; - A parábola do “sapo escaldado”; - O mito da equipe administrativa. Peter Senge

GATILHOS DA MUDANÇA A B Participação no Mercado Margem Colapso Fonte: A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças – Pedro Mandelli e Associados

Incorporar o diagnóstico organizacional como ESTRATÉGICO Incorporar o diagnóstico organizacional como agenda normal e não como emergência!

ÁREAS DO MODELO Orientação para os usuários – comunidade Liderança da direção Gestão das competências profissionais docentes Planejamento institucional Gestão de processos Gestão dos resultados

Barreiras à Mudança Ênfase excessiva nos custos Excessivo foco nos relacionamentos

UM DELICADO EQUILÍBRIO Desmoralização Resultado PRESSÃO Negligência Complacência APOIO Barber, 2009

O GESTOR deve entender que os professores sob a sua liderança são parceiros no desenvolvimento de um processo. Parceiros que podem ter voz ativa no planejamento desse processo, mas que não são maiores nem mais importantes que os objetivos do processo.

NORMALMENTE, OS GESTORES NÃO SÃO MAIS FLEXÍVEIS DO QUE OS PROFESSORES Revista Veja - Agosto 2008

AMBIENTE DA MUDANÇA Aprendizado Confiança Ansiedade e confusão Fonte: Adaptado de Paul Evans – Insead (The European Institute of Business Administration) - Apostila

Competências essenciais Diretor Competências essenciais Capacidade gestora Visão estratégica (a partir do DIAGNÓSTICO) Resiliência Foco relacionamentos e nos resultados Liderança de execução

Socialização Individualidade Matriz da Assertividade SOCIALIZAÇÃO: corresponde à importância e ao valor que se dá ao outro INDIVIDUALIDADE: corresponde à importância e ao valor que se dá a si próprio

PERFIL DE INTERAÇÃO AGRESSIVO

PERFIL DE INTERAÇÃO PASSIVO

PERFIL DE INTERAÇÃO ASSERTIVO

ASSERTIVIDADE Afirmação Argumentação Empatia Envolvimento

Argumentação Afirmação Envolvimento Empatia

afirmação argumentação empatia envolvimento

afirmação argumentação empatia envolvimento

afirmação argumentação empatia envolvimento

tobias@lhermitage.org.br

PROGRAMA GESTÃO ESCOLAR melhoramento contínuo DE QUALIDADE melhoramento contínuo

Desde 1976 A Fundación Chile inicia, em 1999, numa parceria com a Faculdade de Educação da PUC do Chile e apoio do FONDEF, o desenvolvimento de um Modelo de Gestão Escolar de Qualidade, que permite modernizar as práticas de gestão institucional e pedagógica dos diretores e docentes dos estabelecimentos educacionais do país. Em 2003 cria-se o Sistema Nacional de Certificação da Qualidade da Gestão Escolar, disponível para todas as escolas do país.

www.gestaoescolardequalidade.org.br Gestão Escolar de Qualidade

ÁREAS DO MODELO Orientação para os usuários – comunidade Liderança da direção Gestão das competências profissionais docentes Planejamento institucional Gestão de processos Gestão dos resultados

Conselho Nacional de Certificação Guiomar Namo de Mello Presidente Heloisa Luck Ivana Siqueira Elvira Lima Curitiba - PR Brasília - DF São Paulo - SP

Conselho Nacional de Certificação Guiomar Namo de Mello Presidente Profa. Dorinha Marcos Magalhães Maria Helena Reynaldo Fernandes Palmas - TO Recife – PE São Paulo - SP Rib Preto – SP

Conselho Nacional de Certificação Guiomar Namo de Mello Presidente Maria Madalena Simon Schwartzman Vilma Guimarães Recife - PE Rio de Janeiro - RJ Rio de Janeiro - RJ

CURSO SEMIPRESENCIAL Início 02 e 03 SETEMBRO

ASSERTIVIDADE Afirmação Argumentação Empatia Envolvimento

tobias@lhermitage.org.br