Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Gestão de Recursos Humanos
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
Principais características da Abordagem Comportamental
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gestão da Qualidade – Motivação
CAPÍTULO 12 Liderança.
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Administração Geral - Aula 04
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
L I D E R A N Ç
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 7 Direção.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Capítulo 1 A administração hoje.
Rita Ponchio – 17/04/2014 Gestão de Pessoas
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Liderança Contingencial
Capítulo 7 Direção.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Motivação e satisfação no trabalho
Habilidades e características do líder
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
Liderança e Relacionamento.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal Administração de conflitos Aconselhamento pessoal

Motivação Necessidade Tensão Vontade Equilíbrio Satisfação Comportamento

Teoria das Necessidades (Abraham Maslow) Motivação Necessidade Teoria das Necessidades (Abraham Maslow) As pessoas agem para suprir necessidades das mais simples às mais complexas. Auto Realização

Motivação Tensão Trabalho em equipe gera disputas? A alegria de uns é tristeza para outros? Quem possui razão em uma disputa? Qual é melhor maneira de obter resultados?

y X X ? y Motivação Teoria X e Y Vontade (Douglas McGregor) São duas formas totalmente opostas de entender sob qual vontade as pessoas agem. Vontade y X O homens é indolente e preguiçoso por natureza; Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido; O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização; Resiste a mudanças; A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina. As pessoas não são resistentes as necessidades da empresa; As pessoas têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabiliades; Ele não só aceita responsabilidades, também as procura; As capacidades de imaginação e de criatividade na solução de problemas é distribuída entre as pessoas. X y ?

Motivação Necessidade Tensão Vontade Equilíbrio Satisfação Comportamento

Motivação Comportamento Condicionamento respondente (reflexo): pode ser condicionado Condicionamento Operante: É fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta. Reforço Positivo- estimulo que causa a ocorrência de um comportamento desejado. Reforço Negativo- reduz ou elimina uma resposta. Punição: Informa sobre o que não se deve fazer ao invés do que fazer; são impedimentos para a real aprendizagem;

Relaciona com o ambiente de trabalho. Motivação Satisfação Teoria dos Dois Fatores (Frederick Herzberg) Explica como o ambiente de trabalho, e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Relaciona com o ambiente de trabalho.

Relaciona com a própria execução do trabalho. Motivação Satisfação Teoria dos Dois Fatores (Frederick Herzberg) Explica como o ambiente de trabalho, e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Relaciona com a própria execução do trabalho.

Motivação Equilíbrio Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker, 1954)

Liderança

Oportunista Liderança É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação. Pontos positivos: Faz o grupo sentir-se seguro, e motivado. Pontos negativos: Pode decepcionar quando a equipe percebe que ele age conforme a situação.

Democrático Liderança É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso da organização. Pontos positivos: Gera interação, participação, trabalho e colaboração e entusiasmo. Pontos negativos: Se a organização tiver que tomar uma decisão contra os interesses dos trabalhadores ele será tomado como traidor.

Liberal É aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo. Pontos positivos: Cria novas alternativas de liderança. Pontos negativos: O grupo fica perdido, não ficando coeso.

Autoritário Aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Muitos condenam esta postura, e acham inválido este tipo de comportamento.É o ditador e soberano , o que comanda o grupo só pensando em si , não aceita as idéias do grupo , é uma pessoa déspota , subestima e diminui o grupo. Pontos negativos: Provoca hostilidade, medo e distância.

Líder Simpático Líder Equipe Líder Equilibrado Líder Indiferente Liderança 1.9 9.9 Líder Simpático Líder Equipe PESSOAS Líder Equilibrado 5.5 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Líder Indiferente Líder Tarefa 1.1 9.1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 TAREFAS Com base na teoria situacional de liderança - Blake e Mouton (1964)

Planejamento Estratégico Liderança Planejamento Estratégico Missão: Qual é o seu objetivo de vida e sua contribuição para as pessoas e organizações que o cerca. Forças e Fraquezas: Quais são seus principais pontos positivos e negativos. Oportunidades e Ameaças: Como você percebe o ambiente em que vive. Seu bairro. Sua cidade. Onde você mora existe oportunidade para desenvolver sua missão? Visão: Onde você quer chegar daqui a cinco anos? Metas: Quais são os passos que você dará para obter sua visão?

Muito obrigado e até a próxima! Luiz Aquino Diniz E-mail/MSN: luiz@webluz.net Site: hajaluz.net | webluz.net