AUTOAVALIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Apresentação da proposta do
Escola Secundária Quinta do Marquês
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Gestão do Clima Escolar
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Projeto de Recuperação
Departamento do Ensino Secundário
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Medidas educativas para alunos com NEE
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Procedimentos de referenciação e avaliação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos
04 de dezembro de Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (define orientações do.
DESENHO DO.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
26 de setembro de 2013 AEC.  Alexandra Guerreiro / Rui Ferreira (Coordenação)  Andreia Massano  Carlos Veiga  Celeste David  José Gomes  Dora Barreiros.
O papel pedagógico do órgão gestor
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago Setúbal (Bela Vista) -TEIP- Seminário “A avaliação do aprender e do ensinar " 20/02/ UCP.
AUTOAVALIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

AUTOAVALIAÇÃO

AUTOAVALIAÇÃO Âmbito Análise e avaliação do funcionamento e do desempenho do Agrupamento no contexto da comunidade em que se insere.

AUTOAVALIAÇÃO Objetivos Melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, o serviço educativo e o clima de escola. Desenvolver uma cultura orientada para a melhoria contínua e para a excelência. Fomentar uma reflexão sistemática sobre a escola. Partilhar as boas práticas. Prestar contas à comunidade. Auxiliar a tomada de decisões estratégicas e ações de melhoria adequadas à escola.

AUTOAVALIAÇÃO Enquadramento Legal Decreto-lei Nº115 A/98 de 4 de maio Regime de Autonomia, como instrumento de melhoria da qualidade do serviço educativo Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas (define orientações do sistema de autoavaliação e avaliação externa)

AUTOAVALIAÇÃO Enquadramento Legal Portaria n.º 1260/2007 de 26 de setembro Contrato de autonomia (requisitos) – Autoavaliação, Avaliação Externa e Plano de desenvolvimento da autonomia Decreto-lei n.º 75/2008 de 22 de abril Revê regime de autonomia – Prestação de contas – Autoavaliação e Avaliação Externa (instrumentos de autonomia)

AUTOAVALIAÇÃO Enquadramento Legal Decreto-lei n.º 137/2012 de 2 de julho Alteração ao DL n.º 75/2008 - reforça a valorização de uma cultura de autoavaliação e de avaliação externa Portaria n.º 265/2012 de 30 de agosto Contrato de autonomia - adoção de dispositivos e práticas de autoavaliação adequadas e consequentes (requisitos)

AUTOAVALIAÇÃO Projeto Educativo METAS Promover o sucesso de Qualidade. Educar para a cidadania fomentando o civismo, o rigor e a disciplina. Construir uma escola inclusiva. Promover a formação e a valorização dos agentes educativos. Melhorar as condições de trabalho do agrupamento.

Ciclo de Autoavaliação (2 anos) Diagnóstico organizacional Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Avaliar e melhorar Ações de melhoria Avaliar resultados e definir novos avanços Priorização, planeamento e implementação

AUTOAVALIAÇÃO Responsáveis Comunidade Educativa Equipa de AA Consultoria Externa Direção Professores Alunos Pessoal Não Docente Pais/E.E. Diretora Seis Professores Um Assistente Técnico Um Assistente Operacional Um Encarregado de Educação Um Aluno Formadora Melissa Marmelo

AUTOAVALIAÇÃO Metodologia Modelo CAF Critérios Instrumentos Universos de Referência

APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO Modelo CAF – Critérios MEIOS – Recursos e Potencialidades (o que faz e como faz) RESULTADOS – Êxito obtido na aplicação e conjugação dos Meios 3. Pessoas (Gestão de PD e PND) 2. Planeamento e Estratégia (Doc.s Estrutur.) 4. Parcerias e Recursos 7. Resultados relativos às Pessoas (Satisf. …) 6. Resultados orientados para os alunos/EE (Satisf. …) 8. Impacto na Sociedade (Imagem na Comum. Local) 1. Liderança (… de topo e intermédia - Direção, C.P., Coord. Dep., Coord. Gr. Disc., Coord. D.T. …) 5. Processos (Processo Chave – Ensino e Aprendizagem) 9. Resultados Desempenho Chave (Resultados Escolares) APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO

Modelo CAF – Instrumentos AUTOAVALIAÇÃO Modelo CAF – Instrumentos Questionários (Inquirição) Perceção sobre questões relacionadas com a organização escolar Indicadores de Autoavaliação Identificação de evidências Grelhas de AA (Preenchidas pela equipa de AA) Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria

Universos de Referência AUTOAVALIAÇÃO Universos de Referência Inquiridos Documentos Docentes Todo o universo Alunos Por amostragem (5 anos/1º, 2º e 3º ciclo e CEF) Pessoal Não Docente Pais/E.E. Projeto Educativo Projeto Curricular de Agrupamento Regulamento Interno Plano de Anual de Atividades P.C.T. / P.A.T. Atas de Reunião

AUTOAVALIAÇÃO Calendarização 1. Planeamento Estratégico (já realizado) 2. Comunicação institucional do projeto de AA (Jan/Fev) 3. Elaboração dos indicadores AA (até 22 de Março) 4. Sensibilização para aplicação dos questionários (Abril) 5. Aplicação dos questionários (Abril) 6. Tratamento estatístico dos questionários (até Junho) 7. Preenchimento das Grelhas autoavaliação (até Julho) 8. Elaboração do relatório de autoavaliação (Agosto) 9. Identificação das ações de melhoria (Setembro) 10. Apresentação de Resultados à Comunidade (Novembro)

Reformulação PROJETO EDUCATIVO AUTOAVALIAÇÃO Etapas Identificação de AÇÕES DE MELHORIA Equipa A.A. Reformulação PROJETO EDUCATIVO Conselho Pedagógico APROVAÇÃO Conselho Geral IMPLEMENTAÇÃO Orçamento Regulamento Interno P.A.A. Diretora AUTOAVALIAÇÃO Equipa A.A. Comunidade Escolar AVALIAÇÃO EXTERNA I.G.E.C.