UNIDADES 2, 3 e 4 Fundamentos Históricos: Movimentos Sociais no Campo da Saúde Responsável: Jairnilson Paim (ISC) 1. Objetivo Discutir os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Descrever sistema de saúde
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
SAÚDE COLETIVA – UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
DIRETRIZES CURRICULARES
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências )
O Marxismo de Adam przeworski
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Educação Ambiental - GPEEA
Gestão da Educação Infantil
Prof. Alan Rodrigo Antunes
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição, Estado, País) GT: ...
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU.
INTRODUÇÃO Articulação da Psicologia com a Saúde Coletiva
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Curso de Atualização 2014/2 Paradoxos da Cooperação Sul-Sul em Saúde Oficina de Trabalho 08 e 09 de setembro de 2014.
Ciência, tecnologia e sociedade
Apresentação da Disciplina
A construção histórica da Psicologia Social
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
CURSO: Licenciatura em Educação Física
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
Fundamentos da Administração Pública
Prof. José Roberto Medina
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
A ESCOLA DO DESIGN Professor(a): Débora Raquel Acadêmicos: Fabíola Passos Truppel Manuella Dagostim.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Universidade Castelo Branco
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
O Campo da Saúde Coletiva
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Rosa Lúcia prédes trindade
Faculdade Piaget - Brasil
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

UNIDADES 2, 3 e 4 Fundamentos Históricos: Movimentos Sociais no Campo da Saúde Responsável: Jairnilson Paim (ISC) 1. Objetivo Discutir os limites dos estudos históricos sobre medicina e saúde pública quando enfatizam a historicidade dos meios científicos e tecnológicos em detrimento da historicidade dos objetivos e finalidades das práticas de saúde, enquanto práticas sociais; Descrever as características básicas dos movimentos referentes à Polícia Médica, Higiene, Medicina Social, Saúde Pública, Medicina Preventiva, Saúde Comunitária, Medicina Familiar, Promoção da Saúde, Saúde Coletiva e Nova Saúde Pública; Comparar essas concepções e práticas de saúde em função dos movimentos sociais e ideológicos, da ação política e da produção de conhecimentos;

UNIDADES 2, 3 e 4 Fundamentos Históricos: Movimentos Sociais no Campo da Saúde Responsável: Jairnilson Paim (ISC) 1. Objetivo Contextualizar os fatos socialmente produzidos discutindo possíveis determinantes e condicionantes da emergência e desenvolvimento desses movimentos; Discutir as tendências atuais da Saúde Pública/Saúde Coletiva e as perspectivas de diálogo acadêmico norte-sul. 2. Bibliografia

UNIDADES 2, 3 e 4 Fundamentos Históricos: Movimentos Sociais no Campo da Saúde Responsável: Jairnilson Paim (ISC) 3. Exposição do Professor Exposição de 1 hora referindo as principais abordagens históricas no estudo do campo social da saúde, seus limites e possibilidades, e explicitando um marco de referência a ser desenvolvido ao longo do módulo centrado em quatro vetores: movimentos ideológicos, movimentos sociais, ação política e produção de conhecimentos. Em seguida, procura descrever as características básicas dos movimentos referentes à Polícia Médica, ao Sanitarismo, à Medicina Social, à Higiene, à Medicina Preventiva, à Saúde Comunitária, à Medicina Familiar, à Promoção da Saúde, à Saúde Coletiva e à Nova Saúde Pública. 3. Aula - Slide Artigo