Educação física lesões no esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
O movimento e o exercício
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Trabalho De Patologia Bursite Hernia De Disco Cervicalgia Tendinite
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
ATLETAS DE FIM DE SEMANA
Exercícios Físicos.
Aquecimento Desportivo
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
DICA DE SAÚDE – MARÇO 2012 Fonte: Aspectos anatômicos: as mulheres, devido a uma maturação mais rápida do esqueleto e a.
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Lesões por Esforços Repetitivos Enter Enter Sair.
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
Lesões desportivas primeiros socorros
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
Como manter uma Boa Postura?
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Ergonomia.
Lesões de Membros Inferiores
CUIDE DA SAÚDE DOS SEUS PÉS
POSTURA CORPORAL.
Desmaios os síncopes.
PRIMEIROS SOCORROS.
Trabalho de Atletismo Unidade III
Lesões musculoesquelética
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
Entorses, Luxações e Fraturas
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
Informações para a indústria da construção
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE PROFESSORA: PAULA VALE
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
OS 10 ERROS MAIS COMUNS NO TREINO
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Sistema locomotor.
LATAPH Trauma no esporte Ac. Leonardo Teixeira de Melo
Mínimo de Mudança para Resultados Efetivos na Sua Corrida Sua forma de caminhar e correr é uma expressão dinamica da combinação dos seguintes elementos:
Lesões mais frequentes no futebol
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Flexibilidade “Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações,
Treinamento de Força Para Crianças
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
Reabilitação Treinamento de Força e Condicionamento
LESÕES ARTICULARES Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
DOENÇAS.
Palestrantes (Simulação): Dra. Natália Regina Felipe Dra. Raynara Silva Souto.
ALONGAMENTO.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

Educação física lesões no esporte Cláudio Brito Educação física lesões no esporte

Lesões no esporte Lesões e esportes costumam andar juntos com frequência. Qualquer praticante de esporte, seja de alto nível ou apenas recreativo, está sujeito a lesões. O corpo humano, mesmo treinando, continua sendo frágil em alguns aspectos e pode ser machucado quando pego de surpresas.

Lesões no esporte È claro que não se trata de uma roleta russa. A lesão no esporte não é uma questão de falta de sorte, mas de imprevisto e erro. É capaz de se praticar esportes e jamais sair lesionado. Basta tomar alguns cuidados: seguir técnica minuciosamente, acertar na melhor postura,

Lesões no esporte nunca exagerar, repousar certo tempo. Repor bastante água, E todos os nutrientes necessários, Obedecer à risca todas as recomendações

Lesões no esporte Como acontecem as Lesões? 1- Repouso Insuficiente: O corpo necessita de no mínimo 48 horas para se recuperar do esforço físico e promover as devidas adaptações morfológicas e fisiológicas. Logo o descanso faz parte do treinamento.

Lesões no esporte 2- Excesso de Uso: Séries de exercícios com repetições, ou cargas de mais podem gerar estresses no músculo e articulações. A prática constante em competições causa desgaste, e o corpo reclama a seu modo.

Lesões no esporte 3- Aquecimento Insatisfatório: O aquecimento geral especificamente antes da prática física propriamente dita prepara o corpo para o esforço. É bom lembrar que a temperatura ambiente deve ser levada em conta na duração do aquecimento. Quais as vantagens do atleta realizar o aquecimento antes do treinamento?

Lesões no esporte 4- Calçado Inadequado: Corrida merece tênis de corrida, basquete merece tênis de basquete. Por uma falha antiga no aportuguesamento do vocabulário esportivo, chamamos todos os calçados esportivos de tênis.

Lesões no esporte Existe um calçado apropriado para todos os esportes que assim se fazem necessário na sua prática. A tecnologia hoje permite tênis com absolvição de impacto, e na dose certa, como reforços nas laterais e calcanhares. Leve isso em conta: prevenir é melhor do que remediar.

Lesões no esporte 5- Trajes Inadequados: Para evitar lesões reina a lei do conforto. É por isso ninguém deve treinar ou jogar de jeans ou saia longa. Primeiro liberar os movimentos, não se deixar travar na hora da execução do movimento facilita a performance.

Lesões no esporte 6- Equipamento Inadequado: Em esportes que necessitam de equipamentos, o bom estado dos mesmos é fundamental para a segurança do praticante. Deve ser ajustado sempre de acordo com a capacidade física do praticante para preservar a integridade física do mesmo.

Lesões no esporte 7- Postura Incorreta: Aquela velha dica que a professora dava continua valendo: “mantenha a postura correta”. A coluna vertebral é o principal eixo de sustentação do corpo, deve-se observar a postura correta para demais partes do corpo durante o movimento.

Lesões no esporte 8- Técnica Imperfeita: Sem dúvida, técnica é fundamental. Correr de qualquer jeito (mesmo na pelada de final de semana), executar movimentos de qualquer forma pode causar mini lesões que só serão sentidas depois da prática.

Lesões no esporte Algumas das Lesões frequentes entre os atletas: 1- Bursite: Bursa é o nome de uma bolsa com liquido viscoso anti-atrito presente nas articulações dos ombros.

Lesões no esporte A sobrecarga na articulação dá origem a uma inflamação, que pode atingir qualquer uma das suas estruturas componentes, e que acaba por limitar o movimento. A dor da bursite é semelhante à de um estiramento muscular. Pode ser aguda ou crônica.

Lesões no esporte Escoriação: É uma ferida na pele ou no músculo causada por um golpe direto que provoca sangramento e hematoma (a pele sofre uma mudança na cor, ficando inicialmente avermelhada, e depois tendendo para azul ou preto).

Lesões no esporte Bastante comum nos esportes de contato, como o futebol e as lutas, gera dor e sensibilidade no local do golpe, dificultando a movimentação.

Lesões no esporte Concussão: É uma contusão no cérebro causada por golpe forte na cabeça. Pode causar alteração passageira no estado mental, com breve perda de consciência ou de memória, além de dor, visão turva, náuseas e vômitos.

Lesões no esporte Concussão: Dependendo do golpe pode ser bastante grave, com sequelas permanentes.

Lesões no esporte Luxação: É o deslocamento da extremidade de um osso, dentro da articulação. É fácil acontecer no ombro de jogadores de Rugby. Causa dor forte e inchaço,, e é visível que o osso esta fora da sua posição normal.

Lesões no esporte O local da lesão de ser imobilizado e a vitima, socorrida por um médico o mais rápido possível.

Lesões no esporte Fratura: As fraturas podem ter os mais variados graus de gravidade, sendo a exposta (através da pele) talvez a mais chocante. Não dependem necessariamente de golpes ou quedas, pois podem acontecer por excesso de tensão, por efeito de uma carga excessiva sobre os ossos.

Lesões no esporte O local da fratura deve ser imobilizado para evitar danos maiores.

Lesões no esporte Contratura: É a supercontração de um músculo ou tendão como reação a um esforço excessivo, chegando a haver a ruptura de fibras.

Lesões no esporte Tendinite: Inflamação de um tendão devido a microtraumas repetidos gerados por desequilíbrios musculares, fadigas, mudanças na rotina de treinamento e/ou esforço repetitivo, entre outros fatore.

Lesões no esporte É comum nos cotovelos, ombros e joelhos. Provoca dor, sensibilidade e perda temporária do movimento. Pode ser prevenida com fortalecimento da musculatura local e aprimoramento da técnica. O tratamento inclui gelo nas primeiras 48 horas e medicamento.

Lesões no esporte Como se dá o processo de recuperação de uma lesão? Em primeiro lugar uma lesão nunca deve ser ignorada. A dor é invariavelmente um sinal de que algo no corpo foi prejudicado. Logo deve ser interpretada como um sinal vermelho para a continuidade do esforço.

Lesões no esporte Muitas lesões são decorrência de problemas não tratados adequadamente. Existe um método de primeiros socorros que pode ser utilizado para o inicio do tratamento de várias lesões leves (escoriações, torções, e tensões) conhecido como método PRICE (PREÇO).

Lesões no esporte P de proteção R de rest (descanso) I de Ice (gelo) C de compressão E de elevação “Remediar é melhor do que prevenir”