PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
Avaliação do Plano Plurianual
OUVIDORIA-GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
Audiência Pública de Fiscalização
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal - PROCON-DF
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Antônio Luiz Vieira Soares. DIAGNÓSTICODIAGNÓSTICO.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Ouvidorias e mediação de conflitos
Sistema Federal de Ouvidorias: Objetivos, etapas e destaques
Controladoria-Geral da União
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Apresentação CGE - PR OGU – MAIO Estrutura - OGU OGU CGCID SIC CGRAICGOUV.
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
“A OUVIDORIA BRASILEIRA”
A economia levada a sério
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
REGULAÇÃO, INFRAESTRUTURA E O FUTURO DO PAÍS PAINEL: REGULAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL ZEVI KANN REALIZAÇÃO FGV CERI Rio de Janeiro,
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Ouvidorias.gov Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Controle Social.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE DE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Coordenação: Dra. Maria Irismar Farias Santiago Coordenador Auxiliar: Coordenador Auxiliar: Dr. Francisco Diassis Alves Leitão Apoio: Hargos José Moreira.
Ouvidoria – Geral da União
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
PODER JUDICIÁRIO.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Lei Anticorrupção Reflexos da MP 703 no controle externo exercido pelo Congresso Nacional e pelo TCU.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Perspectivas e ações Ouvidoria-Geral da União Março 2016.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.

Megaeventos esportivos A Ouvidoria no Esporte brasileiro A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva. Megaeventos esportivos A Ouvidoria no Esporte brasileiro O Ouvidor no Estatuto de Defesa do Torcedor Os modelos de Ouvidoria no Brasil A ouvidoria nos clubes da Série A do futebol brasileiro Ouvidoria como espaço de participação direta da população

Megaeventos esportivos Os esportes transformaram-se em grande eventos de massa na atualidade. Número de telespectadores do jogo Brasil x Uruguai em 26/06/13: em 9 mercados: 53,5 milhões no Brasil: 31,2 milhões (Fonte: FIFA)

A Ouvidoria no Esporte brasileiro A Ouvidoria chega ao Futebol Brasileiro Lei nº 10.671/2003, de 2003, art. 33 Parágrafo único. A comunicação entre o torcedor e a entidade de prática desportiva de que trata o inciso III do caput poderá, dentre outras medidas, ocorrer mediante: I – a instalação de uma ouvidoria estável;

A Ouvidoria DA COMPETIÇÃO Art. 6º - a entidade responsável pela organização da competição designará o Ouvidor da Competição. É direito do torcedor conhecer o nome do Ouvidor da Competição até 60 dias antes do início da partida.

o Ouvidor no Estatuto do Torcedor Responder ao torcedor Elaborar relatório com propostas e sugestões enviadas Publicar suas manifestações e propostas Receber súmulas e relatórios da partida produzidas pelos árbitros e auxiliares

Os modelos de Ouvidoria no Brasil A Ouvidoria de Curitiba, instituída pelo Decreto n.º215 de 21.03.1986: primeira ouvidoria da atualidade em nosso país. Atuava em defesa dos interesses individuais e coletivos contra atos e omissões da administração. Ao seu titular competia: receber e apurar a procedência das denúncias e reclamações, instaurar sindicância e inquéritos administrativos e auditorias; recomendar a anulação ou correção de atos contrários à lei ou às regras da boa administração; sugerir medidas de aprimoramento da organização. (GOMES, 2000)

Os modelos de Ouvidoria no Brasil A OUVIDORIA NO SETOR PRIVADO A Lei nº 8.078 de 1990, que cria o Código de Defesa do Consumidor, foi fator estimulador da criação de ouvidorias, principalmente na área privada. Elas foram criadas com foco em atender os clientes e constituir em diferencial estratégico com objetivo de garantir a fidelização do cliente ante a concorrência de mercado.

Os modelos de Ouvidoria no Brasil O Banco Central do Brasil normatizou por meio da Resolução nº 3.477 de 2007, depois revogada pela de nº 3.849/2010, a decisão do Conselho Monetário Nacional : As instituições financeiras devem estabelecer ouvidorias para atuar como canal de comunicação e mediação de conflitos entre essas instituições e os usuários.

Os modelos de Ouvidoria no Brasil A OUVIDORIA NO PODER EXECUTIVO FEDERAL recebem manifestações dos usuários; intermediam as relações entre o cidadão e os órgãos; implementam política de estímulo de participação da população; são espaço de participação e acompanhamento de fácil acesso ao cidadão que poderá fazer a comunicação via e-mail, pessoalmente, por correspondência, mediante discagem do 0800 ou pela home-page do órgão.

Os modelos de Ouvidoria no Brasil A OUVIDORIA PARLAMENTAR NO PODER LEGISLATIVO Recebe, examina e encaminha as reclamações ou representações de pessoas físicas ou jurídicas a respeito de: violação ou qualquer forma de discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; ilegalidade ou abuso de poder; mau funcionamento dos serviços da Casa; e assuntos recebidos em atendimento a população.

Os modelos de Ouvidoria no Brasil A OUVIDORIA NO PODER JUDICIÁRIO Recebe reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário.

A ouvidoria NA ELITE DO FUTEBOL brasileiro - os clubes da SÉRIE A PESQUISA DE OUVIDORIAS Objetivo: averiguar cumprimento do Art. nº 33, da Lei nº 10.671/2003 Metodologia: Fez-se levantamento junto aos vinte clubes da série A do futebol brasileiro. Os dados foram coletados por meio de sítio eletrônico do clube, e-mail e telefone.

A ouvidoria NA ELITE DO FUTEBOL brasileiro - os clubes da SÉRIE A

Ouvidoria como espaço de participação direta da população CONCLUSÃO As ouvidorias vão se consolidando como espaço de participação direta da população com os diversos órgão e instituições nas relações cotidianas da população. Ampliar, consolidar e aprimorar esses espaços de participação direta da sociedade é colaborar para o fortalecimento de nossa democracia. A Ouvidoria nos Megaeventos esportivos muito tem a colaborar para proporcionar uma comunicação direta com os interessados, sejam estes a FIFA, a União, as Unidades da Federação, os torcedores, assim como toda a população brasileira.

Maria Ivonete Gomes do Nascimento Ouvidora do Ministério do Esporte A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva. MUITO OBRIGADA! Maria Ivonete Gomes do Nascimento Ouvidora do Ministério do Esporte Maria.nascimento@esporte.gov.br