UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIAL DE
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Fórum de Empreendedorismo
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ELSON
O QUE É SGC ? Sociedade de garantia de Crédito.
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE TESOURARIA
Plano de Negócio Elber Sales.
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Departamento Jurídico-Financeiro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
por Diogo Gomes de Araújo
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
Planejamento Financeiro
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
O plano de Negócio.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Gestão Financeira de Micro e Pequenas Empresas
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
O Leite Brasileiro e a Crise Nome: Celso de Jesus Jr. Data: 04/02/2009.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Plano de Negócios.
Saúde e Qualidade de Vida com produtos: - Naturais - Suplimentos - Dermo Cosméticos - Perfumaria Temos tambem Cursos: Motivação Liderança Produtos.
Suporte ao Desenvolvimento
Análise das Demonstrações Contábeis
 Material elaborado pelo prof. Luiz Fernando Gomes Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 5 Plano de Negócios 1.
Mercado Financeiro: noções
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
VI Seminário Serasa de Crédito nas Empresas
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Subvenção A atividade inovadora e o financiamento da inovação.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
CRÉDITO. Problemas que o banco enfrenta na concessão de crédito para as MPEs.
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Marcelo Mesquita 05/11/2008. A Bahia 417municípios 14 – mais de 100 mil/hab. 19 – 100 > e > 50 mil/hab > e > 20 mil/hab menos de 20 mil/hab.
Transcrição da apresentação:

UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO

É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as instituições financeiras, cabendo à orientação ao cliente quanto às opções dos produtos disponíveis e a sua real utilização, auxiliando-os na tomada de decisão para comprovar se o momento é propício para o levantamento do financiamento O PAPEL DO SEBRAE

São disponibilizadas várias atividades como Cursos, Palestras de Orientação ao Crédito, Orientação Empresarial, com proposição de políticas e instrumentos que permitam o surgimento, crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, por meio de financiamento e capitalização.

São informadas as linhas de financiamentos direcionadas às pequenas empresas, os critérios definidos pelas instituições financeiras conveniadas, condições dos financiamentos, como também a elaboração dos estudos para avaliar a capacidade de pagamento das empresas, quando solicitado pelo Banco o Plano de Negócio Orientado.

O SEBRAE ainda disponibiliza para os empresários o FAMPE - instrumento para complementar as garantias bancárias exigidas na concessão do crédito.

AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS, PRECISAS E OPORTUNAS CAUSAM INDECISÕES QUE INVIABILIZAM BONS NEGÓCIOS.

COMO É REALIZADO O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DOS INVESTIMENTOS PARA O SEU NEGÓCIO ? Para que preciso; Quanto preciso; Como irei pagar; Quando precisarei; Que tipo de linha de crédito é mais adequado às necessidades do negócio.

PLANO DE NEGÓCIO É um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num NEGÓCIO, OU SEJA, é onde registra o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio.

DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO SINTOMAS DO DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO Insuficiência crônica de caixa; Dependência constante de empréstimos; Utilização de empréstimos com taxas de juros superiores a rentabilidade do negócio; Mudanças constantes de fornecedores; Alterações constantes do foco empresarial.

O QUE DEVE SER LEVADO EM CONTA AO SOLICITAR UM FINANCIAMENTO ? Cr é dito viabiliza oportunidades, não cria; O empr é stimo precisa ser pago; Planejar bem a abertura ou expansão do neg ó cio; O empr é stimo deve sempre ser aplicado na finalidade para a qual foi obtido; O conhecimento pr é vio das op ç ões das linhas e servi ç os financeiros.

O QUE DIFICULTA O ACESSO AO FINANCIAMENTO ? Situação jurídica da empresa ou dos sócios desatualizada; Insuficiência de garantias; Falta de capital próprio; Incapacidade de pagamento; Falta de orçamentos relacionados aos investimento pretendido ou orçamentos desatualizados; Conflito de informações na elaboração do Plano de Negócio, e sua comprovação junto à Instituição Financeira.

IDENTIFICAR A FINALIDADE DO INVESTIMENTO Implantação; Expansão; Modernização; Relocalização; Outros.

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS Prazo; Carência; Taxa de juros; Contrapartidas (percentual de recursos da pr ó pria empresa); Limites; Garantias reais e pessoais.

CONSIDERA Ç ÕES FINAIS DINHEIRO DEVE SER A SOLU Ç ÃO E NÃO MAIS UM PROBLEMA!!!

OBRIGADO OBRIGADO SEBRAE – UAMSF