Disciplina Agroindustrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Advertisements

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
D.C. Vão ver que não dói nada !!
Relação de trabalho no campo
Contabilidade e custos
EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL.
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
Disciplina Agroindustrial
Disciplina Agroindustrial
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
AGRÍCOLA CONTABILIDADE Professora:MSc. Neuza Corte de Oliveira
Disciplina Agroindustrial
Disciplina Agroindustrial
Arrendamento Mercantil
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
PESSOA JURÍDICA Personalidade
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Lei /2014.
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Operações de Arrendamento Mercantil
Depreciação, exaustão e amortização
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Ganhos de Capital 1-Venda do Ativo Não Circulante - Imobilizado
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Introdução à Contabilidade Capítulo 5
Legislação Trabalhista – Parte II
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
Ana Paula Morais Mourão Simonetti
1-Demonstrativos contábeis básicos
Dos Contratos Agrários
Técnico em Administração
Prof. Ariovaldo dos Santos1 1 O impacto da Lei no /2007 no fechamento das Demonstrações Financeiras de 2008 Prof. Ariovaldo dos Santos.
PROFESSOR: ALESSANDRO
Aluna: Cláudia Cristina Rockenbach Professor Orientador: Carli Rücker
Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação
CONDOMÍNIO RURAL Sociedade civil de fins não econômicos com o objetivo de promover a exploração em comum de serviços, permitindo maior racionalização no.
Profº Carmênio Júnior
DEPRECIAÇÃO E EXAUSTÃO
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
EXAUSTÃO Prof. Alessandro.
DEPRECIAÇÃO Prof. Alessandro.
O EMPRESARIO O EMPRESARIO Aula 4 CURSO DE DIREITO
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Estabelecimento Empresarial
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
 Os que prestam serviços, mas não se organizam como empresa, mesmo que o façam profissionalmente, não serão considerados empresários.
Metodologia do Valor Patrimonial de Mercado  
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
Contabilidade Intermediária
CONTABILIDADE RURAL Helvécio Oliveira
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Ativo Imobilizado.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
Transcrição da apresentação:

Disciplina Agroindustrial Prof.º Celso Mesquita Disciplina Agroindustrial

Formas de exploração Revisão aula anterior Definição personalidade Física ou jurídica Código civil Autônomo Empresário individual Sociedade empresarial Formas de exploração Empresário rural Parceria Arrendamento Comodato condomínio

Formas de exploração Empresário Rural Aquela pessoa que possui a terra, somam-se a ela os capitais fundiários (são todos os recursos fixos, vinculados a terra) e os capitais de exercícios (capital operacional ou capital de trabalho); O proprietário possui a terra e também investe no capital de exercício e administra a propriedade.

Formas de exploração Parceria Na parceria o proprietário tem a terra ou as culturas permanentes (capital fundiário) e também o capital de exercício (máquinas, tratores, gado, reprodutor etc.) contudo trabalha em parceria com terceiro (colabora com o serviço). Para tanto recebe pelo serviço executado na propriedade a remuneração dessa parceria.

Formas de exploração Arrendamento No caso do arrendamento o proprietário aluga seu capital fundiário; Nesse caso dificilmente aluga o capital de exercício para um terceiro que queira explorar a atividade; Ou seja, o arrendador (proprietário) recebe do arrendatário (quem trabalha) denominado aluguel.

Formas de exploração Comodato É o empréstimo gratuito, em virtude do qual uma das partes cede por empréstimo a um terceiro, pessoa física ou jurídica, terras com ou sem equipamentos, com o objetivo de explorá-la por tempo determinado e nas condições preestabelecidas no contrato de comodato.

Formas de exploração Condomínio Condomínio é a propriedade comum, onde os condôminos proprietários de uma propriedade rural compartilham na mesma proporção da parte que lhes cabe por direito no condomínio, os custos e riscos e os resultados envolvidos na exploração da atividade.

Depreciação Amortização e Exaustão Na atividade rural quando se tem uma diminuição dos elementos que são classificados como ativos imobilizados e intangíveis terá registros que serão realizados periodicamente nas contas de depreciação, amortização e exaustão

Depreciação Amortização e Exaustão Segundo a lei nº 6.404/76, a depreciação, amortização e exaustão será contabilizada para atender a deterioração devido ao uso ou perda da utilidade do bem ou direito mesmo que seja por meio da ação da natureza ou obsolescência.

Depreciação Amortização e Exaustão Segundo a lei nº 6.404/76, a depreciação, amortização e exaustão será contabilizada para atender a deterioração devido ao uso ou perda da utilidade do bem ou direito mesmo que seja por meio da ação da natureza ou obsolescência.

Depreciação Ao calcular a depreciação de máquinas e implementos agrícolas encontra-se uma dificuldade no cálculo exato da depreciação dos implementos agrícolas como tratores, colhedeiras, aparelhos agrícolas devido à mecanização da atividade agrícola.

Depreciação Para a atividade pecuária, os bens e direitos que constam do ativo não circulante por meio de gados reprodutores (touros e vacas), animais de trabalho e outros animais tem a perda da capacidade de sua produção, então devido a isso na atividade pecuária é feita o cálculo da depreciação. Além disso, o cálculo da depreciação somente será realizado após o crescimento do gado a partir do momento que esse animal estiver na fase adulta (reproduzir).

Lei 6.404/76 O artigo 183, § 2º desta lei orienta: Amortização Lei 6.404/76 O artigo 183, § 2º desta lei orienta: Amortização, quando corresponder à perda do valor de capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

Exaustão A exaustão é efetuada em propriedades agrícolas que tenha florestas e espécies vegetais de menor porte e alguns tipos de culturas permanentes para comercialização, consumo ou industrialização e em propriedade pecuárias a exaustão é constituída devida as pastagens.

Obrigado pela atenção! Dúvidas?