Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo

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Transcrição da apresentação:

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

O sumário será feito por último! 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo É o resumo do Plano de Marketing Deve constar Características Principais do Negócio Situação atual Objetivos a alcançar Estratégias a serem seguidas Principais definições do projeto Relatar esforços necessários Plano de Marketing O sumário será feito por último!

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Exemplo de Sumário Este Plano de Negócio tem como objetivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação de uma indústria de doces, a Goiabadas Maria Amália Ltda. (GMA), que terá seu foco na produção de goiabada-cascão em tabletes, um produto inovador, que se diferencia da goiabada tradicional por meio da embalagem, forma e conteúdo.   A estrutura da empresa será simples, dentro dos padrões modernos de racionalização, utilizando sempre que possível parcerias e terceirização, com o objetivo de aportar know how e experiência às suas atividades nascentes. A clientela alvo da GMA é constituída por estudantes na faixa etária de 4 a 23 anos, que será abastecida por uma distribuição diferenciada de seu produto, utilizando cantinas e lanchonetes que se situam dentro ou próximas aos principais estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e Contagem, além da distribuição nos pontos de vendas tradicionais de doces (doçarias, supermercados e padarias). Plano de Marketing

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Dicas O quê?  Ex.: Qual o propósito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual é seu produto/serviço? Onde?  Ex.: Onde sua empresa está localizada? Onde está seu mercado/clientes? Por quê? Ex.: Porque você precisa do dinheiro requisitado? Como?  Ex.: Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como está a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos 3 anos etc.)? Quanto? Ex.: De quanto dinheiro você necessita? Como se dará o retorno sobre o investimento? Quando?  Ex.: Quando seu negócio foi criado? Quando você precisa dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido?  Dicas Plano de Marketing

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Plano de Marketing Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos Fatores internos Concorrência Plano de Marketing

Análise Macro e Micro-Ambiental 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Ou seja Análise Macro e Micro-Ambiental Plano de Marketing

MACRO Plano de Marketing MICRO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos MACRO NÃO CONTROLO Plano de Marketing Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO

Onde encontro informação? 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos MACRO NÃO CONTROLO Plano de Marketing Onde encontro informação? Pesquisas de campo, biblioteca, internet, institutos de pesquisa, conversas, jornais, revistas, análises, livros, entrevistas, convenções, encontros, etc.

Onde encontro informação? 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO Plano de Marketing Onde encontro informação? Nos mesmo lugares do slide anterior mas será preciso fazer Análises, Tabulações, Gráficos etc. Além de analisar pesquisas qualitativas e quantitativas.

MICRO Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO Plano de Marketing Pontos Fortes Strenghts Pontos Fracos weakness Oportunidades opportunities Ameaças threats MERCADO PRODUTO Existentes Novos Penetração do Mercado Desenvolvimento de Mercado Diversificação de Produto Novidade Tecnológicas crescente Novidade Mercadológica crescente + - Logística de Entrada (fornecedores de matéria-prima) Operações (Todas as etapas do processo) Logística de Saída (Embalagem, Etiquetagem) Marketing e Vendas Serviço de Pós-Vendas M A R G E Infraestrutura da Empresa Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento da Tecnologia Aquisição (Dept. Compras) Empresas Concorrentes Automóveis populares FORNECEDORES COMPRADORES SUBSTITUTOS ENTRANTES POTENCIAIS Atributos de PREÇO Peso % Correios DHL Velog Fedex Média dos concorrentes (Σ 4+5+6 / 3) Índice (3 / 7) 1 2 3 4 5 6 7 Peso/embalagem/ distância Preço relação 20 5 = 1,00 3 = 0,60 0,06 0,86 Condições de pagamento 15 4 = 0,80 1,00 0,92 Pagamento de indenização 4 = 0,60 3 = 0,45 0,55 0,75 Frete a pagar no destino 1 = 0,15 5 = 0,75 0,60 Seguros 0,65 0,50 Serviços adicionais 0,45 0,46 TOTAL DE PONTOS 100% 3,60 4,15 4,70 3,70 3,85 0,93

MICRO Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Análise de Ambiente Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO Plano de Marketing NÃO SE ESQUEÇA Não se esqueça que: Após fazer os gráficos é preciso analisá-los Ou seja, escrever uma conclusão do que o gráfico quer dizer para nós.

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Definição de Público-Alvo 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição de Público-Alvo Identificar a parte da população que você deseja oferecer seus produtos/serviços. Geográfico – bairro, cidade, estado, país, planeta, sistema solar, galáxia, dimensão etc... Demográfico – idade, sexo, profissão, renda, etnia, educação, ramo de atividade, tamanho da empresa, localização etc... Psicográfico – estilo de vida, atitude, grupo social Comportamental – Hábitos de consumo, frequência de consumo, sensível a preço, qualidade, prazo, atendimento, localização, segurança, etc. (Segmentação de Mercado) Plano de Marketing

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Plano de Marketing Como o cliente vê o seu negócio? 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição do Posicionamento de Mercado Como o cliente vê o seu negócio? Definir qual imagem deseja transmitir Plano de Marketing Essa imagem deve ser clara em relação aos concorrentes para se diferenciar. Procure se antecipar aos anseios de seus clientes

Definição do Posicionamento de Mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição do Posicionamento de Mercado Ex: Centro de Saúde para Idosos (Apostila Sebrae) Plano de Marketing

Definição do Posicionamento de Mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição do Posicionamento de Mercado Ex: Centro de Saúde para Idosos (Apostila Sebrae) Plano de Marketing Melhorar Atendimento - Equipe Especializada é um diferencial Convênio com estacionamento é uma solução

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Deve traduzir a mensagem que se quer passar ao mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição da Marca Deve traduzir a mensagem que se quer passar ao mercado Plano de Marketing LOGOMARCA NOME

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Plano de Marketing São os resultados que a empresa espera alcançar 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição dos Objetivos e Metas São os resultados que a empresa espera alcançar Orientarão as ações Plano de Marketing Objetivos: Declaração do que deve ser feito pela estratégia Metas: Mais específicas e essenciais ao plano Objetivos: onde e quando eu quero chegar Metas: O que tenho que fazer para atingir o objetivo

Definição dos Objetivos e Metas 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição dos Objetivos e Metas Plano de Marketing

Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Plano de Marketing Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

Plano de Marketing Como vamos atingir os objetivos e metas 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Como vamos atingir os objetivos e metas Vamos usar os 5 P’s e criar políticas para atender estes quesitos: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção Pessoas (funcionários) Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Conhecer as fases que um produto atravessa é importante, para que você possa adequar-se e estender o ciclo de vida do seu produto de acordo com as necessidades de seus clientes. Ok, AÇÃO!!!!!!! Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Ciclo de vida do produto 1 2 3 4 5 1. Criação e desenvolvimento 2. Lançamento 3. Crescimento 4. Maturidade 5. Declínio Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Devemos avaliar e atribuir uma ação para cada P de acordo com a estratégias e estudos preliminares: 1) PREÇO Posicionamento: o preço pode determinar o posicionamento da empresa/produto/serviço Ex: Marabraz x Daslu Objetivos: regular o preço p/ atingir determinado mercado, enfrentar concorrência, maximizar lucro etc. Preços Promocionais: incentivo a compra Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Preço por Segmento: ex: Desconto para aposentados Preço por região geográfica: preço muda de acordo com a distância ou poder aquisitivo do público. Preço por Sazonalidade: Ex: guarda-chuva, cobertores, bronzeadores. Preços personalizados: Ex: Dell Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Descontos p/ pagto. à vista Desconto por volume de compra Concessões para promoções de vendas: descontos para varejistas que promovem seus produtos Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 2) PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) Vendas diretas: Dell Vendas Porta-a-Porta: Yakult Vendas por Catálogo Vendas no Atacado: Para distribuidores Vendas no Varejo: Para clientes finais Deve-se criar bons relacionamentos com o distribuidor e com o fornecedor Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 3) PROMOÇÃO Informar a existência Informar onde e como obter Lembrar a existência Tipos: Venda pessoal Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Patrocínio Merchandisign Telemarketing Internet Política de Fidelização Plano de Marketing

Definição das Estratégias de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 4) PESSOAS Treinamento Remuneração Avaliação Boas condições de trabalho Bom relacionamento pessoal Plano de Marketing

2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO Depois disso, é hora de por a mão nã massa Ações (o que?) Período (quando?) Como Responsável (quem?) Custo Estimado (quanto) Plano de Marketing

2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO

2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO

3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE Diminui a diferença entre o esperado e o real. Deve ser feito antes, durante e após a campanha. Plano de Marketing

3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE Como e quando aplicar os controles Ações antes: preparar pessoal e equipamentos Ações durante: boa comunicação interna, garantir o comprometimento da equipe Ações depois: avaliar o desempenho como: lucro x custos reclamações comparar pesquisas feitas antes, durante e depois. Plano de Marketing

Plano de Marketing Próxima parada a encarar Fazer o plano de marketing do seu PI. Plano de Marketing