EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
um desafio contemporâneo
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Andréia Cabral Colares Coordenadora
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Bento Gonçalves, Agosto de 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia-Mato Grosso Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica PRONATEC Programa Nacional de Acesso.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Campina Grande Outubro 2015
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Pronatec Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Educação Profissional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Distribuição da Rede de Comitês Os Comitês estão presentes em 13 estados: Amazonas; Pará ; Piauí; Maranhão; Ceará; Pernambuco; Paraíba; Bahia; Minas Gerais;
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009 “Encontro Regional Sul de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNEs” TEC NEP – Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA TEC NEP RESULTADOS

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Embasamento: . Legal (Leis, Decretos, Portarias, etc.) . Político . Cidadania 3

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Centros de Referência em Educação Profissional e Tecnológica para alunos com necessidades educacionais específicas . Surdos: IF Santa Catarina . Tecnologia Assistiva: . IFRS Campus Bento Gonçalves / RS . UTFPR

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Centros de Referência em Educação Profissional e Tecnológica para alunos com necessidades educacionais especiais . Centros de Equoterapia: Campus: Barbacena/MG, Ceres/GO, Concórdia/SC, Iguatu/CE e Rio Verde/GO

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA TEC NEP - em números -

(“Censinho” – Dezembro de 2008) EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Alunos com Necessidades Específicas em cursos técnicos e tecnológicos da Rede Federal 1.548 (“Censinho” – Dezembro de 2008)

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNEs 118 Instituídos

AÇÕES IMPLEMENTADAS / EM IMPLEMENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA AÇÕES IMPLEMENTADAS / EM IMPLEMENTAÇÃO

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA 1 – Fomento à pesquisa, estudos e desenvolvimento de TECNOLOGIA ASSISTIVA NA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Formação de Recursos Humanos em conteúdos específicos para atendimento às PNEs . 01 Curso de Especialização Latu sensu, a distância: “Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva”

Cursos Técnicos e Tecnológicos voltados para o atendimento às EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Cursos Técnicos e Tecnológicos voltados para o atendimento às PNEs . 01 Tecnólogo: “Comunicação e Tecnologia Assistiva” Projetos-Piloto: AM, MT, PA, PE e PI . 01 Técnico: “Próteses e Órteses” Projeto-Piloto: IF Bahia

Cursos de Formação Inicial e Continuada: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Cursos de Formação Inicial e Continuada: . 01 - Interiorizando Libras . 01 - Interiorizando Braille

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Validação de 01 BANCO DE RECURSOS HUMANOS para encaminhamento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas Formadas/qualificadas ao mundo produtivo (para cumprimento das cotas)

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA No Campus Bento Gonçalves/RS Desenvolvimento da HABITAÇÃO UNIVERSAL Desenvolvimento de RÓTULOS EM BRAILLE Desenvolvimento da linha braille

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA - EXPANSÃO dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNEs

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA - EXPANSÃO dos CENTROS DE EQUOTERAPIA (e sua articulação com os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNEs)

- DESENVOLVIMENTO /EXPANSÃO Da Educação Física Adaptada EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA - DESENVOLVIMENTO /EXPANSÃO Da Educação Física Adaptada (Basquete em cadeira de rodas, “Goal ball”, Futebol de salão de cegos, “Bocha adaptada”, etc)

Da Arte-Educação Inclusiva EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA - DESENVOLVIMENTO Da Arte-Educação Inclusiva

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA PARA REFLEXÃO:

Quantidade de Pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA Quantidade de Pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil:

que desejamos ver no mundo” EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA “Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo” Mahatma Gandhi

E-mail: franclincosta@mec.gov.br / tecnep@mec.gov.br EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA MUITO OBRIGADO! Franclin Nascimento E-mail: franclincosta@mec.gov.br / tecnep@mec.gov.br Fones: (61) 2104.9681/9647/9337