Aconselhamento Ajudando numa crise.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina no Clube.
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
As dez principais dificuldades de um novo convertido
RELACIONAMENTO: A IMPORTÃNCIA DA GESTÃO
O MOMENTO DA NOTÍCIA São várias as formas pelas quais entram em contato com a deficiência do filho. Dependendo da maneira como esses pais receberem a notícia,
Eu Prometo O compromisso para o sucesso do seu casamento
MINISTÉRIO JOVEM CONHECENDO O JOVEM Características: Físicas
Dra Celeste C. Tacaci N. Baptista Médica Psiquiatra
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
ESTRESSE.
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Velhice e Família
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS.
10 dicas para uma alimentação saudável
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
As origens dos problemas de comunicação
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
A CASA DO AMOR.
- Minister (subordinação ou obediência)
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Conselhos aos IDOSOS.
Tese de Guerdjef.
Prof. Msc. Magali de Macedo
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
Como definir Plano de utilização e controle de forma eficiente e eficaz, flexível para ajustar-se a situações em constante mudança.
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
Estresse.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Frases Carmesim 77ª Semana Extraídas do Site:
Estilos de Vida Saudável
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Cognitivo-Comportamental
EVANGELISMO PÚBLICO.
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
QUE A TUA VONTADE SEJA FEITA”
Oportunidades e Ideias
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
A PRIMEIRA VEZ!. Queremos que tudo corra na perfeição, que aquele seja o momento perfeito. Preocupamo-nos em agradar ao outro Queremos ser desejados e.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
VOCÊ PODE MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO? Capítulo 10 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.
Quantas vezes uma pessoa planeja ter uma casa bela, leva quase a vida toda de trabalho para deixá-la no pontinho desejado, vem uma tempestade e derruba.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

Aconselhamento Ajudando numa crise

AJUDANDO NUMA CRISE Nós às vezes enfrentamos crises: - a morte de um ente querido; o nascimento de uma criança deformada; o colapso de um casamento; a reprovação no vestibular; a ocorrência de um acidente de automóvel

Ajudando numa crise Nos abalam, e podem fazer com que nos sintamos ameaçados, ansiosos, confusos, e deprimidos.

Ajudando numa crise Crise : é qualquer evento ou série de circunstâncias que ameaça o bem-estar de uma pessoa e interfere com sua rotina de vida.

Ajudando numa crise Na nossa rotina diária enfrentamos os problemas e desafios da vida de modo mais eficiente ou menos. Surge uma situação que é tão nova e ameaçadora que nossos modos costumeiros de lidar com problemas já não funcionam. De repente, vemo-nos forçados a depender de métodos novos.

Ajudando numa crise No passado, as pessoas usualmente se voltavam aos parentes em tais ocasiões, procurando o seu conselho e aceitando a sua ajuda e simpatia. Na América do Norte as coisas são diferentes.

Ajudando numa crise Na ausência dos parentes, portanto, voltamo-nos aos vizinhos, aos amigos, aos demais membros da igreja, e aos pastores. Estas são as pessoas que estão em cena no momento da crise e que melhor podem ajudar.

Principais tipos de crises As crises podem ser divididas em duas categorias gerais : - Crises de desenvolvimento; - Crises acidentais.

Os principais tipos de Crises As crises de desenvolvimento são aquelas que ocorrem em tempos previstos à medida que viajamos pela vida afora. Ex.:O primeiro dia de escola, lidar com a adolescência, ajustar-se ao casamento, fazer face às inseguranças da meia-idade, adaptar-se à aposentadoria . São resolvidas à medida que o indivíduo a ajustar-se .

Principais tipos de crises Crises acidentais, são muito menos previsíveis e, golpeiam com mais força. Ex.: Uma perda repentina de posição ou posses, a morte no trânsito de um ente querido, o rompimento inesperado de um noivado, a perda súbita do emprego. Pode submeter o indivíduo a exigências extremas e criar confusão à medida que pondera o que deve fazer em seguida.

Reagindo às Crises A pessoa em crise volta-se a seus métodos habituais. Descobre que os antigos métodos não funcionam mais. Permanece em tensão e a pessoa tem um senso de frustração e confusão por causa da sua incapacidade de ficar à altura.

Reagindo às Crises Todos os recursos interiores da pessoa são mobilizados. A pessoa experimenta vários métodos de ensaio e erro para lidar com o problema, esgota as suas reservas de força física, quebra a cabeça para pensar em modos novos de tratar da situação, e aprende a aceitar circunstâncias que não podem ser alteradas, ou a tirar o melhor proveito delas.

Reagindo às Crises Se tudo isto fracassar, a pessoa acaba entrando em colapso físico ou mental, ou os dois (esgotamento ou colapso nervoso). Não sobram mais recursos ou resistência para lidar com a tensão. A pessoa desespera-se, exaure, e se retira para um mundo irreal, ou persiste irracionalmente nalgum comportamento que talvez negue o problema mas nada faz para solucioná-lo.

A singularidade de cada crise A crise é única, sem igual . É difícil predizer o que um indivíduo, pode fazer numa crise. Pessoas entram em colapso, outras descobrem que têm tremendas reservas interiores.

A singularidade de cada crise Algumas características : - Ansiedade - decisão errada. Incapacida­de - não consegue confiar mais em si mesma. Zangada porque outras pessoas estão dirigindo a sua vida. Não sabe com quem irar-se, ataca as pessoas mais próximas.

Ajudando numa crise Às vezes há ira contra Deus, seguida por sentimentos de culpa. Há também, uma diminuição da eficiência em nosso comportamento diário. Remoe o problema, e questiona; todas essas coisas tomam tempo e gastam energia.

Lidando com uma crise Uma crise representa um ponto crucial que afeta nosso ajustamento futuro e saúde mental.

Lidando com uma crise Se sabemos lidar com a crise, adaptar-nos a nossas novas circunstâncias;

Lidando com uma crise então desenvolvemos maior auto-confiança e experiência, que nos ajudará a lidar de modo mais eficaz com crises futuras.

Lidando com uma crise Quanto mais próximos estamos da pessoa em crise — quanto mais temos consciência da situação;

Lidando com uma crise tanto mais provável é que seremos procurados, e tanto mais facilmente podemos intervir por início próprio.

Lidando com uma crise A família e a igreja são de importância crucial no aconselhamento nas crises.

Lidando com uma crise Quando aparecem a doença, a morte na família, perdas financeiras, contendas entre os cônjuges e outras crises,

Lidando com uma crise o alvo do conselheiro é ajudar a pessoa a evitar o comportamento, sentimentos ou pensamentos errados, e a focalizar-se, naquilo que é saudável e construtivo.

Lidando com uma crise O conselheiro de crises deve estar geograficamente próximo da pessoa em crise,disponível, móvel e flexível .