em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Dias comemorativos.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Pedagogia da pesquisa-ação
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Programa aluno pesquisador
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Literatura de Cordel Literatura de Cordel, projeto idealizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Gouveia, em parceria com a Escola.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação Ambiental - GPEEA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
II Encontro de Educação e Saúde
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
DIO COME TI AMO Gigliola Cinquetti.
Programa Comenius Bilateral
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
We all smile in the same language
Não tenho ambições nem desejos. ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sózinho.... Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode.
RESPEITO JUSTIÇA PRESERVAÇÃO DA VIDA E DO AMBIENTE EQUIDADEdignidade Bom convívio SOLIDARIEDADEuniãocooperação Companhei- rismo honestidadeauto-críticaconscientizaçãoresponsabilidadeorganização.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Le Colline sono in Fiore
João Veiga Évora, 9 de Julho de As TIC na Escola “É óbvio que, a longo prazo, as vidas das crianças serão radicalmente transformadas devido à presença.
Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Clarice Pereira da Silva.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Sexualidade na Escola.
TV ESCOLA.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O que é mais?.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite Jornada “Boas Práticas em Línguas” Universidade do Minho, 12-13/04/2013 BabeliUM - ILCH Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite

em Português e em Italiano Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano Índice I. Apresentação e Resultados Gerais do Projeto II. Curso de Língua Portuguesa III. Conclusões

I Apresentação e Resultados Gerais do Projeto Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano I Apresentação e Resultados Gerais do Projeto

Contextualização do Projeto CUORE No âmbito do Programa Comenius Em 2008/2009 e 2009/2010 Intercâmbio entre duas escolas, E.B. 2,3 Trigal de Santa Maria – Braga, Portugal e Istituto Comprensivo Papanice – Crotone, Itália Envolveu 15 rapazes, 30 raparigas, 2 professores, 5 professoras

Resumo do projeto CUORE (I) O projeto teve como objetivo a elaboração de um estudo comparativo dos rituais do namoro e do casamento em Itália e em Portugal. Os alunos portugueses, sob a coordenação dos professores, recolheram informações através de entrevistas a idosos da localidade. De cada aspeto recolhido, foi elaborado um painel com comentários históricos, ícones e elementos gráficos.

Resumo do projeto CUORE (II) Foi elaborado um trabalho de síntese durante as visitas de intercâmbio para descrever as semelhanças e diferenças relativas aos diferentes aspetos abordados. Os estudantes portugueses fizeram um estudo exploratório da Língua Italiana de forma a praticá-la de modo natural e fecundo. Disponibilizou-se aos estudantes Italianos um curso de Língua Portuguesa.

Desenvolvimento do projeto 1 ano: O Namoro Analisaram os ritos populares relacionados com o namoro. Realizaram um estudo histórico dos diferentes aspetos. Recolheram testemunhos a partir de encontros com anciãos da localidade. Comunicaram via e-mail em língua italiana. Prepararam as visitas aos países parceiros. Realizaram uma exposição nas línguas dos países parceiros. Os produtos fabricados foram exibidos nas duas escolas. O percurso total foi apresentado no site construído para o projeto.

Desenvolvimento do projeto 2 anos: O Casamento No segundo ano, o processo foi em tudo análogo ao do primeiro, agora versando o Casamento. Realização das visitas aos países parceiros.

Alguns dos resultados alcançados Aumentou-se o potencial de aprendizagem autónoma; Aprofundou-se a consciência europeia; Fomentou-se um maior respeito pelos costumes, cultura e condições de vida de um país estrangeiro; Explorou-se uma nova língua (Italiano); Promoveu-se a educação digital; Produziu-se um estudo comparativo dos rituais do namoro e casamento em ambos os países da parceria.

II Curso de Língua Portuguesa Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano II Curso de Língua Portuguesa

Enquadramento Teórico Princípios Gerais: “Psicolinguística Positiva” 1. “Ninguém ama o que não conhece” (Santo Agostinho, séc. IV-V) 2. “Muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa” (Rui Veloso, “Primeiro beijo”) 3. “Yes we can!” (Barack Obama, Presidente dos EUA, 2008)

Preparação Prévia: Namorar as Palavras (I) Progetto LLP Comenius “Costumi Usanze Origini Riti in Europa” “Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano”

Preparação Prévia: Namorar as Palavras (II) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) cuore n.m. 1 coração; una persona di buon cuore uma pessoa de bom coração; avere, non avere cuore ter, não ter coração; avere un cuore d’oro, ter um coração de ouro; avere un cuore di pietra ter um coração de pedra; leggere nel cuore ler no coração; amare di tutto cuore amar de todo o coração; aprire il cuore a qualcuno abrir o seu coração a alguém; mani fredde, cuore caldo mãos frias, coração quente; chi dice «ma» cuore contento non ha coração que suspira não tem o que deseja.

fazer o namoro a alguém corteggiare qualcuno; 2 innamoramento; Preparação Prévia: Namorar as Palavras (III) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) namoro n.m. 1 corte, corteggiamento; fazer o namoro a alguém corteggiare qualcuno; 2 innamoramento; 3 amoreggiamento, flirt; estar de namoro com flirtare con; romper o namoro cessare di flirtare, rompere il fidanzamento; 4 innamorato, innamorata, ragazzo, ragazza, fiamma.

Preparação Prévia: Namorar as Palavras (IV) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) casamento n.m. 1 matrimonio, nozze, sposalizio; casamento civil, religioso matrimonio civile, religioso; casamento de conveniência matrimonio di convenienza, d’interesse; casamento de inclinação matrimonio d’amore; aliança de casamento anello matrimoniale, anello nuziale; bolo de casamento torta di, delle nozze; convidar para o casamento invitare a nozze; vestido de casamento abito nuziale.

Curso de Língua Portuguesa: Atividades Atividade 1: “A Música Portuguesa e os Afetos” (Do primeiro beijo ao namoro) Atividade 2: “A Música Portuguesa e os Afetos” (Do namoro ao casamento) Atividade 3: “Nós e os Outros”

em Português e em Italiano Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano III Conclusões

Projeto CUORE: Conclusões O Projeto CUORE, no âmbito do Programa Comenius, promoveu: 1. o reforço da dimensão europeia no ensino escolar; 2. o estudo comparativo dos rituais do namoro e do casamento em Portugal e na Itália; 3. a aprendizagem de línguas e a consciência intercultural, em contextos formais e informais.

Projeto CUORE: Fontes Consultadas 1. Portal da Juventude: Educação e Formação - Programa Comenius, em http://juventude.gov.pt/EDUCACAOFORMACAO/AGIREUROPA/PROGRAMAAPRENDIZAGEMLONGODAVIDA/Paginas/default.aspx. 2. “Italianos recebidos em Tadim”, em Correio do Minho, 22 de Julho de 2010, 6.