GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Advertisements

Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
Seis séculos antes de Cristo, Tales de Mileto já estava convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse.
A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA.
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
As Marés Roberto Bockzo – IAG/USP Roberto Ortiz - EACH/USP.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles.
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
Aplicações aos osciladores harmónicos
Estudando para o ENEM de forma invertida
Aulas Multimídias – Santa Cecília
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
ASTRONOMIA X ASTROLOGIA
FÍSICA.
Leis de Kepler Gustavo Siqueira da Silva 2º M03
1.1.4 Trabalho do peso.
Resistência dos Materiais
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
Estudando para o ENEM de Forma Invertida
Ciências da Natureza e suas
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
Climatologia.
Disciplina: Mecânica Geral
Capítulo: 27 Refração da Luz
Unidade 2 / Cap. 14 GRAVITAÇÃO Professor: ISRAEL AVEIRO
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
Mylene Alves Teixeira.
Modelos do universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico
As estações do ano vistas do espaço
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Centro de massa centro de massa 12º ano [Imagem: Pinterest]
Noções de Astronomia.
Teoria geocêntrica Terra como centro do universo. Os demais corpos descreviam órbitas circulares em torno da Terra. Principais nomes: Aristóteles e Cláudio.
GALILEU GALILEI.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Interações e movimentos
Leis de Kepler 12º ano [Imagem:
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Movimento Circular TIO ROSY.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
O que você deve saber sobre
Movimento Circular.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
LEIS DE KEPLER.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Características físicas do estado gasoso
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Lei da Gravitação Universal
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
A Terra no Universo – 2ª parte – MOVIMENTOS DA TERRA
EXERCÍCIOS.
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
O surgimento da Astronomia moderna
Como se faz investigação espacial?
Transcrição da apresentação:

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com corpos do Sistema Solar. Durante séculos, houve muitas teorias sobre o Sol, os planetas e como funcionava a mecânica do universo. Platão e Aristóteles consideravam que a Terra ocupava o centro do Universo, e que os demais planetas giravam em torno dela (Teoria Geocêntrica). Segundo Copérnico, o Sol era o centro do Universo e os demais planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares (Teoria Heliocêntrica). Embora tenha inventado o telescópio para melhor observar os astros e proporcionar descobertas fantásticas que, comprovam a teoria de Copérnico , Galileu Galilei foi considerado louco e, dessa forma, foi aprisionado e morto pela Inquisição. Aristóteles Platão Copérnico Galileu

Johannes Kepler A partir das observações feitas por Galileu Galilei, Kepler elabora um trabalho científico, tendo o sol como referência, provando através de três leis, matematicamente, as relações entre os períodos, posições, velocidades e trajetórias dos planetas.

As Leis de Kepler 1ª Lei de Kepler: Lei das órbitas “Todos os planetas giram em torno do sol em órbitas elípticas com o sol ocupando um dos focos.” Vale lembrar que, teoricamente, a órbita de um planeta em torno de uma estrela pode ser circular. Apenas a órbita elíptica é mais provável.

2ª Lei de Kepler: Lei das áreas “Um planeta, em sua órbita em torno do sol, varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.” S2 S1 Como   V1  V2 À medida em que o planeta aproxima-se do sol sua velocidade aumenta.

A velocidade areolar (razão entre a área varrida pelo raio vetor e o intervalo de tempo gasto) de cada planeta é constante.

3ª Lei de Kepler: Lei dos períodos “O quadrado do período de translação de um planeta em torno do sol é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita.” Obs: Demonstrar a partir de: Fg = Frc. De

Período de translação(T) Observe que,sendo G uma constante universal,a velocidade de translação tem módulo dependente apenas da massa do planeta e do raio de sua órbita. Para o mesmo planeta, quanto mais próximo for o satélite, maior sua velocidade de translação. Período de translação(T) Sendo ,vem: Observe que o período de um satélite só depende da massa do planeta e do raio de sua órbita.

CURIOSIDADE!!! Sendo, vem,

Satélite estacionário Um satélite é dito “estacionário” quando ocupa sempre a mesma posição em relação a um referencial ligado à superfície do planeta. Para que um satélite seja estacionário,ele deve satisfazer as condições seguintes: Plano de órbita: a órbita deve estar contida no plano equatorial do planeta. Trajetória: a órbita deve ser circular. Período de translação: igual ao período de rotação do planeta.

Em se tratando de um satélite estacionário da terra,o período de translação deve ser de 24h e o raio da órbita,calculado pela 3ª Lei de Kepler,corresponde a,aproximadamente, 6.7 raios terrestres. O satélite estacionário tem aplicação em telecomunicações.

MARÉS?!

Terminologia Preia-mar (ou preamar) ou maré alta - nível máximo de uma maré cheia. Baixa-mar ou maré baixa - nível mínimo de uma maré vazante. Estofo - também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, curto período em que não ocorre qualquer alteração na altura de nível. Maré enchente - período entre uma baixa-mar e uma preia-mar sucessivas, quando a altura da maré aumenta. Vazante - período entre uma preia-mar e uma baixa-mar sucessivas, quando a altura da maré diminui. Altura da maré - altura do nível da água, num dado momento, em relação ao plano do zero hidrográfico. Elevação da maré - altitude da superfície livre da água, num dado momento, acima do nível do médio mar. Amplitude de marés - variação do nível das águas, entre uma preia-mar e uma baixa-mar imediatamente anterior ou posterior.