EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verificação das instalações eléctricas
Advertisements

PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
XV Encontro Ericsson / Semanário Económico Mobilidade Crescimento e disponibilidade de espectro José Ferrari Careto
NOVO REGIME Encontro Técnico Sectorial Lisboa, 23 de Julho de 2010.
O Exercício da Actividade da Construção Aspectos Legais
Encontro Técnico Sectorial
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Formação ITED/ITUR ASPECTOS A DESTACAR
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auto-diagnóstico do CID
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória.
Formação ITED/ITUR CONTEÚDOS E UNIFORMIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
ITED NOVAS REGRAS IEFP - Lisboa Jorge Martins Direcção de Fiscalização
1.º Problema: Temos verificado que alguns projectos contêm falhas no dimensionamento das redes de tubagens, nos cálculos das redes coaxiais…, que só são.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Certificação ITED 11-DEZ-2007 Hotel Sana Malhoa LISBOA Seminário Anacom.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Certificação I T E D Problemas e propostas de solução
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Problemas e Propostas de Solução
I T E D Problemas & Propostas de Solução
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
Análise e Projeto de Sistemas
Duarte Alves Direcção de Fiscalização
Direcção de Fiscalização
FORMAÇÃO I T E D Problemas e propostas de solução Seminário ANACOM 11 de Dezembro de 2007 – Hotel Sana Malhoa António Vassalo Director Fiscalização.
Certificação na Hortofruticultura
Solução SaaS – Software as a Service
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Universidade da Madeira Controlo da Qualidade Da Criação à Certificação Bolsa Bordado Madeira.
SITUAÇÃO EM MATÉRIA DE DESTACAMENTO  A Polónia é um país cujos trabalhadores são sobretudo enviados para outros países da.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Uma Rede de Tecnologia e Qualidade instituto de soldadura e qualidade ISQ Formação ITED – Problemas e Propostas de Solução.
“ FORMAÇÃO ITED – Problemas e Propostas de Solução” LISBOA 11-Dez-2007 Seminário ANACOM.
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Planeamento e Projecto de redes
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória da infra-estrutura; Projectista;
Fórum Segurança Rodoviária Assembleia da República Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Subcomissão da Segurança Rodoviária Miguel Neves.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores CALHA TÉCNICA
Instalações ITED - Domótica
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Proposta Consulta Pública Regulamento Geral de Acessibilidade
Testes (verificação e validação)
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Gerenciamento da Qualidade
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Revisita ao PPP.
Redes de Computadores e Aplicações – Cabeamento estruturado IGOR ALVES.
Transcrição da apresentação:

EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora SEMINÁRIO PARA ENTIDADES CERTIFICADORAS ITED Certificação ITED – Problemas e Propostas de Solução Paulo Mourão – Coordenador ITED 2007/12/11

Agenda: Dúvidas de interpretação e indefinições do Manual Técnico; Materiais utilizados; Execução de Projecto; Execução da Instalação; Verificação da rede de tubagem; Visão para o futuro.

Valor de “Tilt” da Rede Coaxial de Cliente Dúvidas de interpretação e indefinições do Manual Técnico Valor de “Tilt” da Rede Coaxial de Cliente O Manual aconselha um valor de ±2dB para o “Tilt” nas tomadas de Cliente (pág. 40). Qual a margem de tolerância para o valor aconselhado? É recomendável um esclarecimento definitivo por parte da ANACOM Interligação do seccionador amovível ao barramento geral de terra do Armário de Telecomunicações (pág. 65) Está definido a secção mínima do cabo de ligação do BGT do edifício ao seccionador amovível ( 25mm2) (pág. 66). Este valor está correcto? Qual a secção mínima do cabo do seccionador amovível ao barramento geral de terra no armário? A mesma? É recomendável um esclarecimento definitivo por parte da ANACOM

QUALIDADE DOS MATERIAIS Materiais utilizados QUALIDADE DOS MATERIAIS Verifica-se de forma preocupante a utilização, por parte dos instaladores, de materiais não conformes em relação aos níveis de qualidade definidos, acontecendo até existir no mercado cabos com indicação ITED que não cumprem os requisitos. Inconvenientes desta situação para a Entidade Certificadora: - custos acrescidos na execução do serviço de certificação; a existência da probabilidade da instalação ser certificada por outra Entidade Certificadora, que não respeite os requisitos técnicos. É recomendável que a ANACOM intensifique a fiscalização sobre as Entidades Certificadoras não cumpridoras; Caracterize de forma objectiva as especificações técnicas dos materiais; Denuncie as situações de fraude relativas à utilização indevida do símbolo ITED, nos materiais que não cumpram com os requisitos.

QUALIDADE DOS MATERIAIS (Continuação) Materiais utilizados QUALIDADE DOS MATERIAIS (Continuação) A utilização dos ATI disponíveis no mercado tem demonstrado não satisfazer os requisitos técnicos, de alguns dos serviços de banda larga oferta dos Operadores, nomeadamente as soluções Triple Play, bem como não disponibilizar espaço dedicado aos equipamentos activos. Propomos que a ANACOM promova a alteração do projecto dos ATI actuais, normalizando-os para prateleiras e frames de 19”, os quais deverão ser instalados em: - armário de telecomunicações com dimensão adequada (à semelhança dos existentes para a água, gás e electricidade); - bastidores de parede ou de chão conforme necessário.

PROJECTOS COM CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DEFICIENTE Execução de Projecto PROJECTOS COM CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DEFICIENTE A Entidade Certificadora é confrontada frequentemente com duas situações: o projecto não segue as regras e exigências do Manual (projectos mal executados); a instalação a ser certificada não corresponde ao projecto (o instalador implementou alterações por vezes por solicitação do Dono da Obra, acabando o projecto por ficar Não Conforme). É recomendável que a ANACOM promova acções de formação aos projectistas, acompanhada de acções de fiscalização;

PROJECTOS COM CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DEFICIENTE Execução de Projecto PROJECTOS COM CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DEFICIENTE Por se verificar desconhecimento por parte dos projectistas da regra de concepção e desenvolvimento, que o obriga a: Breefing e pré-projecto junto do dono da obra; Survey à topologia da rede e características do local; Conhecimento profundo da oferta dos serviços dos Operadores, em especial os serviços de banda larga Recomenda-se que a ANACOM produza e defina um procedimento para a execução de projecto, a seguir obrigatoriamente pelos Projectistas.

Instalações Não Conforme Execução da Instalação Instalações Não Conforme Verifica-se com alguma frequência manifestas Não Conformidades na execução das instalações, na maioria dos casos por falta de conhecimentos técnicos por parte dos Instaladores e não menos frequente executadas por subempreiteiros não habilitados. É recomendável que a ANACOM promova acções de formação junto dos instaladores, com acções de reciclagem obrigatórias, acompanhada de acções de fiscalização periódicas.

Verificação da rede de tubagem A não obrigatoriedade de acompanhamento ou a não inspecção prévia pela Entidade Certificadora à rede de tubagem, indicia a existência de tubagem não conforme, impossíveis de verificar. Sugere-se, no mínimo, a obrigação de uma inspecção prévia à rede de tubagem, pela Entidade Certificadora.

Actualizar o Manual ITED às exigências da nova geração da banda larga Visão para o futuro MANUAL ITED Actualizar o Manual ITED às exigências da nova geração da banda larga EDIFÍCIOS Acordar com as Entidades competentes, a adequação dos projectos de construção, contemplando as necessidades de existirem de raiz armários e salas técnicas de telecomunicações NOVOS OPERADORES À excepção da PT Comunicações, os restantes Operadores indiciam não conhecer a regra de obrigatoriedade de certificação ITED, antes de ligar os seus serviços aos clientes

SEMINÁRIO PARA ENTIDADES CERTIFICADORAS ITED EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora SEMINÁRIO PARA ENTIDADES CERTIFICADORAS ITED OBRIGADO Paulo Mourão – Coordenador ITED 2007/12/11