COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
FACULDADE METROPOLITANA
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
ESCOLA SENAI MARIO AMATO
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
Construindo uma identidade profissional
Lideranças nas organizações educativas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Educação no contexto do Trabalho
Currículo por Competências e Habilidades.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Talentos para Inovação
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Prof.ª Irislane Figueiredo
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: O caso do curso de Administração da UFSM, Brasil Maria de Lourdes Severo Regio (PPGA - UFSM) biasr@cpd.ufsm.br Vitor Francisco Schuch Junior (PPGA - UFSM) vfschuch@gmail.com

A qualificação do Ensino AVALIAÇÃO Avaliação efetiva EGRESSOS FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA O contexto A qualificação do Ensino AVALIAÇÃO Avaliação efetiva EGRESSOS O Curso de Graduação em Administração da UFSM, RS, Brasil realidade de seus egressos pesquisada em 1976 Retomada competência conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais, DCNs.

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Questão e objetivo da pesquisa Como se configura a atuação profissional dos egressos do Curso de Administração da UFSM e a relação da realidade profissional com a sua auto-avaliação atual e com o seu desempenho acadêmico quando alunos? Identificar no mercado os egressos do Curso de Administração da UFSM e analisar as competências profissionais frente a sua formação acadêmica

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA A pesquisa 1976 Estudo elaborado por Vitor Francisco Schuch Jr. Formação de Administradores e Mercado de Trabalho 2010 40 anos de formatura da primeira turma. 35 anos da realização da primeira pesquisa. 1976 Egressos: 1546 do Diurno 430 do Noturno 2011 Egressos de 2005 a 2009. Mesmo esforço de pesquisa para o conhecimento atualizado da realidade do mercado. Avaliação mais consistente da formação que o Curso vem desenvolvendo ao longo desses anos e de sua inserção no mercado profissional. Informações obtidas no CPD (Centro de Processamento de Dados – UFSM) dos registros no Sistema SIE (Sistema de Informações para o Ensino) em Dezembro de 2010

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA A Pesquisa de Egressos na Educação Superior do Brasil Schuch Júnior (1978) Criação da EAESP primeiro currículo de Administração, Influencia as IES – oferta do curso no país. Censo de Ensino Superior - Inep Expansão das IES em Administração, no Brasil é expressiva a partir da segunda metade da década de 1990: em 2008 a 2.252 IES 872.265 alunos matriculados. 2008 Tendência é de continuar aumentando: crescimento econômico e perspectiva da sociedade brasileira

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Competências A década de 70 a definição de competência tinha como domínio a noção de qualificação enquanto que o conceito de competência que acompanha o profissionalismo teve seu auge no decorrer dos anos 80. Competência tendo como um dos focos o indivíduo no trabalho, ou seja, é determinada a partir de comportamentos que geram o melhor desempenho. Define competência como um conjunto de qualificações ou características subjacentes a pessoa, aceitando que ela realize uma tarefa em uma determinada situação. Correntes Teóricas Americana : McClelland (1972) Boyatzis (1982), Spencer e Spencer (1993), McLagan (1996) Francesa : Le Boterf (1999) Zarifian (1999) (FLEURY; FLEURY, 2007; DUTRA, 2008). McClelland (1973) Le Boterf (2003)

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Competências O debate do conceito de competências passa pelo campo da educação, surgindo no bojo das discussões o sistema educacional frente às exigências de competitividade, produtividade e inovação do sistema produtivo. (NUNES; BARBOSA, 2003). Define a competência individual como a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. (PERRENOUD, 1999) A ampliação deste conceito para o campo da educação passa a considerar o desenvolvimento de competências como um dos princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais, de modo a conceituar competência profissional como sendo “a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho” (BRASIL, 1999, p.2). (BRASIL, 1999, p.2).

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA As Competências na Formação do Administrador Trazendo esta discussão para a área da administração Acrescentam-se as competências desejadas do egresso do Curso de Graduação em Administração, conforme institui a Resolução CNE/CES 4/2005, seu artigo 4º. Postula que a construção da carreira profissional e a relação do indivíduo com seu trabalho se tornaram temas centrais no exercício da atividade do administrador. Segundo a visão da autora, as organizações vêm reformulando as suas práticas e princípios orientadores da gestão de pessoas e, essas transformações no processo de gestão têm ocasionado mudanças no desenvolvimento das carreiras organizacionais. LACOMBE (2002)

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA O Curso de Administração da UFSM Início das aulas em março com 30 alunos selecionados no Concurso Vestibular de fevereiro do mesmo ano Instituto de Administração e Planejamento . Realizou curso extraordinário para funcionários de prefeituras e administrativos da UFSM 1965 1966 1967 1970 Reforma Universitária. o Curso passou a chamar-se Curso de Administração e a fazer parte do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas Curso Superior de Administração. Autorizado em 9 de setembro de 1966

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Dados do questionário e ferramental usado Dados primários População alvo: 359 egressos do curso de Administração no período de 2005 a 2009. Expectativa de respostas e %: 304 respondentes (84,67%) Número de respondentes e %: 121 (25,12%) Forma: via email com link no portal da UFSM Ferramental de análise SPSS. Alpha de Crombach. Análise fatorial exploratória: Índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) – adequação dos dados (valores > 0,5) – com rotação obliqua varimax (Rotated Component Matrix). Matriz comunalidade (variáveis com valor < 0,5 são extraídas do modelo). A matriz de variância total explicada (Total Variance Explained – percentuais > 0,7 ou autovalores > 1).

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Modelo Aplicado e Resultados

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado Fator 1 – Padrões e Valores Respeitar o próximo, ser autocrítico, buscar aperfeiçoamento contínuo, considerar os valores éticos da profissão e comunicar-se de forma clara e objetiva. Fator 2 – Adaptação e Negociação Tomar decisões a partir da análise dos vários aspectos nas mudanças de processos de trabalho, manter-se produtivo apesar dos obstáculos, buscar soluções originais e criativas bem como adaptar-se às novas situações e/ou pressões de trabalho. Fator 3 – Conhecimento Realizar tarefas e atividades de consultoria em gestão e administração, elaborar e implementar projetos, respeitar as pessoas com senso de responsabilidade pelos direitos e deveres e, considera também transferir e aplicar conhecimentos técnicos para solução de problemas. Fator 4 – Técnico -Profissional Raciocinar de forma lógica e analítica com embasamento matemático e estabelecer relações formais e causais entre os fenômenos produtivos.

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultados A grande maioria concorda parcialmente que desenvolveram competências nos itens: pensar estrategicamente comunicar-se de forma clara e objetiva raciocinar de forma lógica e analítica ter postura crítica, antecipar-se aos problemas buscar soluções criativas manter-se produtivo buscar atender as demandas com senso de responsabilidade transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para as situações de trabalho adaptar-se à novas situações e/ou pressões do trabalho ter um juízo próprio a respeito do mundo e dos negócios considerar aspectos de responsabilidade na tomada de decisão e manter um canal aberto de comunicação.

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Considerações finais e recomendações Considerações A pesquisa forneceu condições para identificar o perfil dos egressos O resultado mostra que o curso contribui para o desenvolvimento das competências que o currículo pretendia, sugeridas pelo CNE para os egressos do Curso de Graduação em Administração de Empresas. Recomendações Para um maior aprofundamento do estudo sugere-se a realização de pesquisas futuras envolvendo um período maior de abrangência. Espera-se com este estudo não só estar contribuindo para a melhoria do ensino de Administração na UFSM, mas também para o conhecimento do mercado de trabalho da área de atuação profissional desta área que é uma das que tem mais crescido no Brasil. Poderá servir como um referencial útil para outras IES que pretendem buscar o conhecimento da realidade de seus egressos.

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Referências BITENCOURT, C. C.; KLEIN, M. J. Desenvolvimento de competências: a percepção dos egressos do curso de graduação em administração. In: XXXI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.   BRASIL. Resolução CNE/CEB no 04/99, de 5 de outubro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, baseada no Parecer CNE/CEB, no 16/99, de 5 de outubro de 1999. BRASIL, Leis. Resolução nº. 4 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. BOTERF, G.L. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003. DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. FLEURY, A; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2007. LACOMBE, F., HEILBORN, G.. Administração: Princípios e Tendências. Editora: Saraiva. SP, 2002. McCLELLAND, David C. Testing for Competence rather than Intelligence. American Psychologist, p. 1-14, jan. 1973. NUNES, S. C.; BARBOSA, A. C. Q. A inserção das competências no curso de graduação em Administração: um Estudo em universidades brasileiras. In: Anais do 27° ENANPAD. Atibáia: ANPAD, 2003. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999 SCHUCH, JR. Vitor Francisco. Formação de administradores e mercado de trabalho. Um estudo dos egressos do Curso de Administração da UFSM e o mercado de trabalho. Diss.(Mestr.Adm.) UFRGS, 1976. Porto Alegre: UFRGS, PPGA, 1978. ZARIFIAN, P.A Gestão da e pela competência. Rio de Janeiro: Centro Internacional para Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia, 1996. ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001. ZARIFIAN, P. O Modelo da Competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Trad Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.

Muito Obrigado. FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Muito Obrigado. COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: O caso do curso de administração da UFSM, Brasil. Maria de Lourdes Severo Regio (PPGA - UFSM) biasr@cpd.ufsm.br Vitor Francisco Schuch Junior (PPGA - UFSM) vfschuch@gmail.com