A participação do Senac no Pronatec

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
Diretrizes para os Institutos Federais
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
PLENÁRIA FINAL.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia-Mato Grosso Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica PRONATEC Programa Nacional de Acesso.
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
“Qualificação Profissional: construindo
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Margarete Lazzaris Kleis
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Programa Primeiro Emprego
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
/ / Década de SAIR.
Ministério da Educação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Desafios e Oportunidades para o Fortalecimento do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Transcrição da apresentação:

A participação do Senac no Pronatec

O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional, desde sua criação, em 1946, é o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país. Áreas de conhecimento/segmentos de atuação: Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Saúde, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Atuação do Senac Educação Profissional e Tecnológica: Formação Inicial e Continuada (FIC) Aprendizagem, Capacitação e Aperfeiçoamento Educação Profissional Técnica de Nível Médio Qualificação Técnica e Habilitação Técnica Educação Superior Graduação, Pós-graduação e Extensão

Diretrizes Educacionais Em consonância com as tendências mundiais de organização da educação profissional, o Senac adotou, como diretriz de sua ação pedagógica, o conceito de Competência, entendida como: “capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação: conhecimentos, habilidades, atitudes e valores”.

Abrangência 593 Centros de Educação Profissional 78 unidades móveis: 77 carretas e 1 balsa-escola 3.154 municípios brasileiros 2.204.450 matrículas Aproximadamente 24.000 egressos encaminhados ao mercado de trabalho

Ambientes Pedagógicos Especializados 87 Empresas Pedagógicas: hotéis-escola, restaurantes- escola, lanchonetes-escola, confeitarias-escola, salões de beleza-escola, cafés-escola, posto-escola, açougue-escola, padaria-escola. Senac Gastronomia em Brasília - Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia

Tecnologias Educacionais Especializadas Materiais didáticos para Educação Profissional: Livros, DVDs e CD-ROMs Selo Senac Editoras Centro Editorial do Senac Departamento Nacional São Paulo Rio de Janeiro Distrito Federal

Expansão da Educação Profissional

Cenário Processo de expansão contínuo nos últimos anos. Previsão de mais de 1,7 milhão de matrículas para este ano. Entre 2009 e 2013 o Senac terá capacitado mais de 6,5 milhões de pessoas, um aumento de 53% apenas nos últimos 5 anos. Considerando as ações extensivas, esse número chega a aproximadamente 10 milhões de atendimentos.

Fatores Condicionantes: Novos programas federais de educação profissional, fortalecendo a parceria estratégica com o Governo – Adesão ao Pronatec, Rede e-Tec Brasil e Pronatec-EJA ; Fortalecimento da Educação Profissional como caminho para o crescimento profissional e promoção social; Consolidação do Senac como referência em Educação Profissional; Melhora dos processos internos de gestão e ampliação da rede física. Aquecimento contínuo do setor terciário independente do desempenho econômico dos outros setores da economia; Baixo nível de desemprego nos últimos anos; Salto de formalização do mercado de trabalho brasileiro.

Evolução – Matrículas + 53% * Projeção Fonte: Sistema de Gestão da Produção - Senac Em 2013, pela primeira vez na série histórica, as matrículas gratuitas deverão ultrapassar as matrículas de outros programas ofertados pela Instituição.

Evolução – Matrículas Cursos Técnicos + 69% *Projeção Fonte: Ssitema de Gestão da Produção - Senac Em relação aos cursos técnicos, entre 2009 e 2012 houve uma variação positiva de 43%. Se levarmos em consideração a projeção para 2013 de aproximadamente 250.000 matrículas, o crescimento poderá chegar à 69% na série analisada, 16% maior que o crescimento global.

Evolução – Programa Senac de Aprendizagem Ano Matrículas 2009 29.159 2010 38.670 2011 45.360 2012 63.535 2013* 100.216 Total 276.940 *Matrículas concluídas + em processo Fonte: Sistema de Gestão da Produção - Senac O Senac ampliou as matrículas de Aprendizagem em mais de 110% entre 2009 e 2012. Com a entrada dessa modalidade no Pronatec, há uma expectativa de ampliação superior a média dos últimos anos.

Panorama da participação do Senac no Pronatec

PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Lei nº 12.513/2011. Art. 1º - Parágrafo único. São objetivos do Pronatec: I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional; IV – ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional; V – estimular a difusão de recursos pedagógicos para a apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 16

O Pronatec Ampliação da oferta gratuita de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada, presenciais, custeados com recursos repassados pelo Ministério da Educação às instituições públicas de educação profissional e tecnológica, aos serviços nacionais de aprendizagem e às instituições privadas de ensino superior e de educação profissional devidamente habilitadas para a oferta desses cursos.

Participação do Senac em 2012: Ofertas e Matrículas Por Região: Vagas Ofertadas – 338.317 Matrículas Realizadas – 212.387

Participação do Senac em 2012: Ofertas e Matrículas Por Eixo Tecnológico:

Participação do Senac em 2012: Cursos mais ofertados e Matriculados: Título do Curso Vagas Matrículas AUXILIAR ADMINISTRATIVO 44.466 31.965 OPERADOR DE COMPUTADOR 23.322 16.754 RECEPCIONISTA 16.362 10.379 VENDEDOR 16.031 8.505 MANICURE E PEDICURE 11.094 7.075 AUXILIAR DE PESSOAL 9.422 6.176 TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 8.525 7.110 RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 8.078 4.269 CAMAREIRA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 8.038 3.954 MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 7.606 5.251 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 7.302 5.696 CUIDADOR DE IDOSO 7.294 3.239 OPERADOR DE CAIXA 7.236 5.085 INGLÊS BÁSICO 7.156 4.409 GARÇOM BÁSICO 6.713 1.694

525.400 vagas pactuadas no Brasil Participação do Senac em 2013: Ofertas e Matrículas Por Região: 525.400 vagas pactuadas no Brasil Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec Ofertas no 1º quadrimestre– 151.919; Matrículas Realizadas – 111.488

Participação do Senac em 2013: Ofertas e Matrículas Por Eixo Tecnológico: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

Participação do Senac em 2013: Cursos mais ofertados e Matriculados: Título do Curso Vagas Matrículas AUXILIAR ADMINISTRATIVO 22.510 16.995 OPERADOR DE COMPUTADOR 11.495 9.453 INGLÊS BÁSICO 7.127 5.213 MANICURE E PEDICURE 6.627 5.070 RECEPCIONISTA 6.355 4.666 TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 5.004 4.224 AUXILIAR DE PESSOAL 4.437 3.431 VENDEDOR 4.256 2.719 OPERADOR DE CAIXA 3.410 2.619 MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES 3.224 2.677 CUIDADOR DE IDOSO 3.010 1.900 AUXILIAR DE COZINHA 3.007 1.946 AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS 2.775 2.216 COSTUREIRO 2.512 2.014 BALCONISTA DE FARMÁCIA 2.508 1.888 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

Pronatec e Senac no âmbito do MTE

Contexto: O Pronatec, na perspectiva da construção de políticas públicas, aponta para: A necessidade de articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda; Intermediação de mão de obra no âmbito do sistema nacional de emprego; Apoio ao empreendedorismo individual e social.

Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Ofertas e Matrículas por Região Ofertas exclusivas para o MTE e em conjunto com outros demandantes Fonte: SPP/Sistec Vagas Ofertadas – 46.260; Matrículas Realizadas – 15.623

Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Ofertas e Matrículas por Eixo Tecnológico: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2012: Cursos mais ofertados: Título do Curso Vagas Matrículas AUXILIAR ADMINISTRATIVO 6.422 3.040 OPERADOR DE COMPUTADOR 2.014 930 RECEPCIONISTA 1.740 316 CAMAREIRA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 1.643 427 AUXILIAR DE PESSOAL 2.348 1.303 RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 1.518 429 VENDEDOR 1.833 676 ALMOXARIFE 1.717 758 GARÇOM BÁSICO 1.181 286 CUIDADOR DE IDOSO 1.249 174 MANICURE E PEDICURE 1.109 152 RECEPCIONISTA DE EVENTOS 907 218 PROMOTOR DE VENDAS 941 268 ORGANIZADOR DE EVENTOS 733 215 INGLÊS BÁSICO 744 32 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

43.344 pactuações exclusivas para o M.T.E Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Ofertas e Matrículas por Região 43.344 pactuações exclusivas para o M.T.E Vagas Ofertadas – 39.693; Matrículas Realizadas – 31.127 Ofertas exclusivas para o MTE e em conjunto com outros demandantes Fonte: SPP/Sistec

Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Ofertas e Matrículas por Eixo Tecnológico: Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

Parceria Senac e M.T.E no Pronatec em 2013: Cursos mais ofertados: Título do Curso Vagas Matrículas AUXILIAR ADMINISTRATIVO 7.345 6.113 OPERADOR DE COMPUTADOR 3.948 3.519 RECEPCIONISTA 1.994 1.536 MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES 1.842 1.611 VENDEDOR 1.751 1.048 AUXILIAR DE PESSOAL 1.598 1.311 MANICURE E PEDICURE 1.459 1.245 AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS 1.277 1.199 OPERADOR DE CAIXA 1.242 989 CUIDADOR DE IDOSO 1.054 765 CAMAREIRA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 1.039 743 AUXILIAR DE COZINHA 821 466 OPERADOR DE SUPERMERCADOS 770 663 BALCONISTA DE FARMÁCIA 760 695 PROMOTOR DE VENDAS 729 536 Posição até maio de 2013 Fonte: SPP/Sistec

Desafios para o Senac e para o MTE 32

Desafios Ampliar o número de matrículas do MTE no Pronatec Levantar demandas locais para oferta de cursos Criar ações de mobilização das SRTs e dos SINEs para divulgação do Pronatec; - Articular com SINEs e Unidades de ensino dos Departamentos Regionais do Senac encaminhamento dos beneficiários com agilidade visando não perder os prazos de matrículas estabelecidos pelo Sistec

Desafios Atender o art. 44 da Portaria nº 168, de 7 de março de 2013 do Ministério da Educação (MEC) - Oferta de cursos do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial pelo PRONATEC Articular contrato de trabalho especial com empresas para contratação dos aprendizes fazerem parte do Pronatec Organizar programações cujas ocupações estejam no Guia Pronatec de cursos FIC, atendam as empresas e com carga horária compatíveis com o estabelecido na portaria 34

Programa de Aprendizagem Profissional Lei nº 10.097/2000; Decreto Federal nº 5.598/2005 e Portaria nº 723/2012. Atende jovens de 14 a 24 anos, salvo pessoas com deficiência, encaminhados por diferentes empresas de comércio de bens, serviços e turismo, visando desenvolver competências gerais e específicas que os qualifiquem para atuar no mercado de trabalho. Currículos que possibilitam a formação integral do aluno: competências profissionais (gerais e específicas) e competências pessoais. Programas legislados, normatizados e avaliados pelo MTE.

www. senac. br www. facebook. com/SenacBrasil http://twitter