Curso Técnico em Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
FACULDADE METROPOLITANA
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Bacharelado em Sistemas de Informação
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Ministério da Educação
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
COLÉGIO PEDRO II Unidade Escolar Engenho Novo II SESOP PROGRAMAS E ESTÁGIOS.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Introdução a Engenharia de Alimentos
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Introdução a Engenharia de Alimentos
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
O papel do Estagio na Formação de Professores
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente - Noturno

Perfil Profissional do Egresso O Técnico em Meio Ambiente é o profissional capaz de: Apresentar comportamento ético e moral nas questões relativas à interferência do homem e suas ações no meio ambiente; Propor e executar programas de educação ambiental; Conhecer a complexidade e a fragilidade dos ecossistemas; Conhecer, interpretar e aplicar a legislação ambiental; Conhecer os fundamentos da dinâmica do meio ambiente relacionando-os com outras áreas do saber; Avaliar os processos de produção no intuito de identificar e implementar procedimentos para minimização e reciclagem de resíduos; Coletar amostras de água, ar, resíduos sólidos e solo, interpretando os resultados de análises físicas, químicas e biológicas; Realizar o tratamento de águas, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos e sua disposição adequada; Auxiliar na elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA); Auxiliar na elaboração e implantação de sistemas de gestão ambiental.

Possibilidades de Atuação O Técnico em Meio Ambiente poderá atuar em: Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor Estações de tratamento de resíduos Unidades de conservação ambiental Atividades específicas: Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atuar na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identificar as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Perfil do Curso O Curso Técnico em Meio Ambiente será desenvolvido com a carga horária de 1.200 horas/aula (900 horas/relógio), distribuída em 2 semestres letivos, sendo acrescidas 400 horas/aula (300 horas/relógio), destinadas ao estágio supervisionado obrigatório, previsto no projeto pedagógico do curso. O curso Técnico em Meio Ambiente contempla disciplinas que agregam ferramental acadêmico científico para aprimorar o letramento, a compreensão e a produção técnica, bem como disciplinas que objetivam proporcionar conhecimentos básicos sobre as questões ambientais. Os componentes curriculares específicos tratam de aspectos relativos à preservação e conservação ambiental, da implementação de sistemas de gestão ambiental, da otimização quanto ao uso de recursos e do controle e tratamento de efluentes líquidos, ar e resíduos sólidos.

Representação Gráfica

O Estágio Supervisionado O estágio curricular é parte integrante e obrigatória para a obtenção do diploma de Técnico em Meio Ambiente, constituindo-se em etapa fundamental na formação do aluno, integrando a formação profissional e o mercado de trabalho. Os critérios estabelecidos para a realização do estágio curricular estão em acordo com a Lei 11788 de 2008: o aluno poderá iniciar o estágio após ter concluído com aproveitamento o primeiro semestre do curso e estiver matriculado e cursando as competências de um dos semestres subsequentes; o estágio poderá ser realizado em instituições e empresas públicas e privadas, incluindo a própria Instituição. O Estágio Curricular é prática pedagógica realizada sob orientação de professor e supervisão da instituição pública ou privada que acolhe o estudante. É o professor orientador que realiza a avaliação do estágio baseado no acompanhamento contínuo do aluno através de documentos de avaliação definidos pelo próprio curso e aprovados pelo Conselho da Escola. Nos casos em que o aluno não atinge os objetivos do estágio o mesmo deve ser realizado novamente, após realização de matrícula.

Como Participar do Processo Seletivo Realização das inscrições pela Internet, através do site www.bento.ifrs.edu.br 05/12/2010 Realização da prova objetiva Formas de ingresso 16 vagas: nota do ENEM 2010 16 vagas: prova do IFRS Mais informações no EDITAL Nº 26 ( www.bento.ifrs.edu.br) Veja mais em: http://catalogonct.mec.gov.br/et_ambiente_saude_seguranca/t_meio_ambiente.php