Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Práticas Administrativas
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Plano de Trabalho Docente
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2009.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Prof.ª Camila Belarmino
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
Transcrição da apresentação:

Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa Fundação de Estudos Sociais do Paraná Instituto de Ciências Sociais do Paraná Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa Departamento de Administração Hospitalar Centro de Pesquisas Visão geral do projeto Objetivos do projeto Recursos Justificativa Resultados Esperados Metodologia Avaliação Duração e Cronograma Recomendações e Conclusões

João Candido P. Castro Neto Objetivos do projeto Objetivo geral envolver aprendizagem, ensino e pesquisa, integrando disciplinas. Objetivos específicos possibilitar integração com outras disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade no curso de Administração Hospitalar; complementar teoria com prática; integrar o curso com o Centro de Pesquisas; contribuir para o estudo de bases metodológicas de indicadores de qualidade de gestão. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Justificativa O processo comum de avaliação é ‘estanque’ e não se apropria adequadamente do conhecimento gerado: perde-se o resultado técnico ou científico, que poderia ser direcionado para a solução de problemas sociais, empresariais ou institucionais; Gerar um produto intelectual apropriável; Criar um instrumento de avaliação coerente com a LDB; Gerar reflexos positivos na percepção da imagem institucional. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Metodologia - Etapas Linhas de Pesquisa Produtividade; Absenteísmo; Rotatividade; Cidadania; Satisfação com o trabalho. Fichamentos Resumos Pré-projetos de Pesquisa Pesquisa de campo Relatórios finais “Variáveis Dependentes Básicas” do modelo de comportamento organizacional contingencial de Robbins (os ‘termômetros’ do comportamento organizacional). Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

Metodologia - Interdisciplinaridade Fichamentos Resumos Pré-projetos de Pesquisa Pesquisa de campo Relatórios finais Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Duração e cronograma Duração: um semestre letivo Cronograma: Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Recursos Humanos Professores das Disciplinas: Comportamento Organizacional na Saúde; Comunicação e Expressão Economia; Filosofia e Ética na Saúde; Fundamentos de Administração da Saúde. Coordenador de Administração Hospitalar Orientador Geral de Pesquisas Alunos do Primeiro Ano de Adm. Hosp. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Recursos Técnicos Laboratórios de informática; Bibliotecas; Centro de Pesquisas; Acordos cooperacionais com instituições de saúde. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Recursos Materiais Sala para orientação (Centro de Pesquisas); Computadores; Material impresso; Transporte. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

João Candido P. Castro Neto Resultados Esperados Sedimentar conhecimentos teóricos; Construir e constituir ferramental teórico e prático sólido e útil; Contribuir para a pesquisa científica, iniciando o estudo de bases metodológicas para a pesquisa de indicadores de qualidade de gestão. Institucionalizar-se em Programa Continuado de Pesquisa em Qualidade de Gestão na Saúde. Estender-se às demais séries do Curso de Administração Hospitalar e aos demais cursos do ICSP. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

Avaliação - Instrumentos Resumo bibliográfico exclusivo da Disciplina de C.O. peso de 40% na avaliação total de C.O. Projeto de Pesquisa interdisciplinar peso de 60% na avaliação total de C.O. peso sugerido de 60% na avaliação total das demais disciplinas envolvidas no projeto Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

Avaliação - Sistemática Projeto de Pesquisa (60%) 20% correspondentes ao conteúdo da respectiva disciplina no Pré-projeto 20% correspondentes ao conteúdo da respectiva disciplina no Relatório Final 20% correspondentes à média obtida na apresentação à banca Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto

Recomendações e conclusões Ter presente a inexperiência dos alunos e o pioneirismo da iniciativa; Assumir a responsabilidade pelo projeto juntamente com os alunos; Valorizar a experiência, buscando o crescimento coletivo e institucional; Empregar entusiasmo e dedicação, buscando a permanência do ideal. Fim da apresentação. Clique no botão ‘voltar’ do navegador para retornar às pastas do Centro de Pesquisas. Denise Ferreira João Candido P. Castro Neto