BI Dashboard for Treasury Workshop

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Advertisements

MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
FINANÇAS CORPORATIVAS
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Universidade Federal Fluminense
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Aula 06.
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Macroeconomia do Desenvolvimento
CONTROLADORIA & CONTROLLER
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS SISTEMAS DE FINANCIAMENTOS
Análise de Demonstrações Financeiras.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Princípios Básicos de Finanças
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Sistemas de AMORTIZAÇÃO
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CICLO ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Análise de Investimentos Tomada de Decisão em Projetos Industriais
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Ambiente Financeiro Brasileiro
Qual é a relevância deste tema hoje?
PENSAMENTO Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga “Isso.
AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO. AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
APRESENTA.
FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE.
Análise das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
E VIDÊNCIA D E I NTERESSE N A P ROPOSTA D E V ALOR E D ISPONIBILIDADE A P AGAR Metodologia: Segmento de Mercado: Particulares.
Integração das Demonstrações
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
1- O banco Price cobra 10% a.b pelo uso do cheque especial de seus clientes. Calcule a taxa semestral equivalente. Tenho bimestre  quero semestre: Período.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Decisão de Investimento
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Demonstrações financeiras
Amortização de Empréstimos
FLUXO DE CAIXA É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um.
Conceitos Financeiros
André Amorim Site:
Recebimentos das Vendas
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

BI Dashboard for Treasury Workshop 24 de Setembro, Porto TPS / Tesouraria Susana Xavier

DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO DECISÃO TPS / Tesouraria Susana Xavier

Dados Preçários (Bancos) Tabela taxas de Juro Tabela taxas de Câmbio Prazos Médios de Recebimento Prazos Médios de Pagamento Caraterização das Entradas (depósitos) Caraterização das Saídas (pagamentos) Planos Financeiros das Aplicações Planos Financeiros da Dívida Variáveis Externas (ex: novos mercados; alteração preço combustível; variação de RH) TPS / Tesouraria Susana Xavier

Informação A capacidade para transformar os dados guardados nos nossos sistemas em Informação Qualitativa e importante para a tomada de decisão . Indicadores: Geração Líquida de Tesouraria - qual o meu consumo operacional vs amortização da dívida Custo do capital alheio - quanto custa anualmente o dinheiro que nos emprestam Volume de vendas global e por mercado - quanto estamos a vender TPS / Tesouraria Susana Xavier

Taxa de variação mensal das vendas Indicadores: Taxa de variação mensal das vendas - quanto crescem mensalmente as nossas vendas Prazo Médio de Recebimento - quanto tempo demoramos em média para receber Prazo médio de Pagamento - quanto tempo demoramos em média a pagar Rendibilidade líquida das vendas quanto é que fica no final, após todos os gastos TPS / Tesouraria Susana Xavier

Mapa Real Mensal do Orçamento de Tesouraria Apresentação Mapa Real Mensal do Orçamento de Tesouraria TPS / Tesouraria Susana Xavier

Mapa da Geração Líquida de Tesouraria Apresentação Mapa da Geração Líquida de Tesouraria TPS / Tesouraria Susana Xavier

Mapa de Gestão Diária de contas à ordem Mapa de Desvio do Orçamento Apresentação Mapa de Gestão Diária de contas à ordem Mapa de Desvio do Orçamento Mapa de Evolução de Mercados c/ períodos homólogos TPS / Tesouraria Susana Xavier

Conhecimento Capacidade de tesouraria Capacidade de Endividamento Controlo do endividamento Controlo do saldo devedor Controlo dos pagamentos Controlo das carências Capacidade para cálculo de financiamentos Posição futura de Tesouraria TPS / Tesouraria Susana Xavier

Decisão Selecionar a entidade que oferece melhores condições Negociar prazos médios de recebimentos Negociar prazos médios de pagamentos TPS / Tesouraria Susana Xavier

Questões a colocar: Existem indicadores disponíveis, se sim quais? Permite a criação de novos indicadores? Possibilidade de parametrização por parte do utilizador? Qual a apresentação dos indicadores (layout)? Apresenta sugestões com base nos resultados dos indicadores? TPS / Tesouraria Susana Xavier