LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alfredo Halpern Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do HCFMUSP
Advertisements

ALIMENTOS FUNCIONAIS.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
A garantia de qualidade dos nossos produtos, está representada pelas certificações. V eja toda a informação sobre as nossas gamas.
Frutas Trabalho realizado por: Diana Filipa Santos Arrais nº 9 8ºC
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente).
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Alimentação saudável- Corpo saudável
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Equipe de Reeducação Alimentar E&P-SERV/US-AP/SMS
Os alimentos antioxidantes são importantes na hora de prevenir doenças e equilibrar as funções vitais no organismo. Saiba identificá-los O QUE ESPERAR.
11 SUPERALIMENTOS QUE VOCÊ DEVERIA CONSUMIR MAIS
APOSTE NA APIGENINA.
BELEZA NATURAL UM BRINDE À SUA SAÚDE!.
ANTIOXIDANTES, A FONTE DA JUVENTUDE
A influência da mídia na alimentação
Os 10 Alimentos Mais Saudáveis Do Mundo
Cuidando do coração.
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
Reforma de saúde: Alimentos que contribuem para vida longa
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
MAIS DO QUE APENAS UM PETISCO? Da próxima vez que você comer um aperitivo à moda mediterrânea, pense nos benefícios que ele oferece à saúde. A surpresa.
Alimentação - Parte I Julia 23 de outubro de 2011.
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
A Maçã de Alcobaça e os benefícios para a saúde.
AÇAÍ: CALORIA DO BEM A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto.
VALE DESFRUTAR DO GRAPEFRUIT Para abaixar o colesterol e afastar os tumores.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Acredite: toda essa rapidez não vale a pena Na verdade, o organismo humano não é capaz de metabolizar os subprodutos existentes nos alimentos produzidos.
OS BENEFÍCIOS E SABORES DE UMA ALIMENTAÇÃO NATURAL
Alimentação saudável.
DSS COLESTEROL E TRIGLICERIDES
SÉRIE DE SAÚDE.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS.
ALIMENTOS FUNCIONAIS Dra.Henriqueta Tereza do Sacramento
ALIMENTOS PARA PROMOVER O BOM HUMOR
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
FRUTAS DA ESTAÇÃO DO OUTONO: BENEFÍCIOS PARA SAÚDE
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Efeitos da actividade física no organismo humano
Equipe de Reeducação Alimentar E&P-SERV/US-AP/SMS
Nutrição Biomolecular
Profª Letícia Lazarini de Abreu
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
ALIMENTOS E SAÚDE Profa Mariana Tarricone Garcia
Drª Luciana Resque Bioquímica
Módulo : Alimentos funcionais.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Fibras alimentares.
Alimentos Funcionais De acordo com a Resolução nº18 de 30/04/99, da secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil alimento Funcional.
8ª Semana Conversas sobre bem-estar Luigi Gratton, MD.
A Alimentação.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
20 MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO.
Representa uma das tendências mais recentes para o mercado de alimentos. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde,
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Alimentos onde se encontram Principais funções no organismo
Óleo de coco é hit do verão.
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
Transcrição da apresentação:

LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO

Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é um carotenóide que dá a cor vermelha para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos às células na ação dos radicais livres.

É uma substância famosa por prevenir câncer de próstata, e também por afastar riscos de doenças cardiovasculares. Recomenda-se consumir pelo menos 1 (um) tomate, 3 (três) vezes por semana, pois esse hábito ajuda a prevenir tumores e reduzir as taxas de colesterol no organismo. Previne também a formação de placas de gordura nas artérias, ajudando assim o sangue circular e com isso há uma redução nos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

O licopeno ajuda a retardar também o envelhecimento das células e pode assim proteger contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Essa substância se torna ainda mais eficiente quando o tomate é cozido. Por isso recomendamos os molhos de tomates naturais.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, mas o licopeno também tem possibilidade de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão. O tomate também oferece potássio, vitamina A, fibras e ácido fólico. Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.

Ao aquecer o tomate e regar com um fio de azeite, a absorção e a ação benéfica do licopeno tem mais eficácia. Mas ao optar pelo alimento cru em saladas e outros pratos, o organismo ganhará uma boa dose de vitamina C, nutriente este que acaba contribuindo com a proteção contra as doenças cardiovasculares.

A quantidade de licopeno encontrado em produtos processados depende das condições de processamento e composição dos alimentos de origem. Os níveis de licopeno nos produtos processados são mais elevados do que os encontrados nos alimentos crus, pois essa concentração do produto há no processamento do mesmo, como por exemplo, na pasta e no purê de tomate.

Cada 100g de tomate maduro pode fornecer até 20mg de licopeno Cada 100g de tomate maduro pode fornecer até 20mg de licopeno. O suco de tomate tem cerca de 150mg de licopeno/litro. Cerca de 30mg da substância (também encontrada na goiaba, pimentão vermelho, morango e melancia) já é capaz de beneficiar a saúde do nosso organismo.