O que é a doença renal crónica?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Advertisements

O que é que acontece a quem tem diabetes?
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Trabalho de ciências Sais minerais.
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
Prevenindo a Hipertensão
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
SISTEMA EXCRETOR.
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
COMBATE A FOME 6°B.
Colesterol.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Diabetes.
Colesterol (LDL x HDL).
Alimentação Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Diabetes.
URÉIA Acadêmica Carolina Maldonado
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIABETES HIPERTENSÃO.
DIABETES Thamirys Marinho.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
HIPERTENSÃO.
EXCREÇÃO. EXCREÇÃO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA URINÁRIO - RIM.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Orientação Nutricional
HIPERTENSÃO.
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
C.M. é uma mulher de 24 anos de idade com DM1 desde os 10 anos de idade, quando teve cetoacidose diabética. À época do diagnóstico, observou-se que a paciente.
Quais são as funções do rim?
Escola S/3 São Pedro | Vila Real
Distúrbios alimentares.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
INFORMÁTICA APLICADA I
Sistema Urinário.
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Os Rins Para que servem?.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Doenças Cardiovasculares
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Químico
Glomerulonefrite Adriana Conceição Bruna Grimaldi
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Vencendo a Diabetes. Aumento de Novos Casos Irá duplicar em 25 anos 300 milhões de pessoas Irá duplicar em 25 anos 300 milhões de pessoas.
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Ciências Naturais 9.º ano
Tensão Arterial Alta O Assassino Silencioso no mundo morrem por ano no mundo morrem por ano.
Diabetes Mellitus X Insuficiência Renal Crônica
SÍNDROME NEFRÓTICA.
Dr. Luiz Barros. Introdução 1. A doença renal crônica consiste em lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins. A doença renal crônica.
Informações sobre diálise e hemodiálise.
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
Dificuldade de aprendizagem
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
World Kidney Day is a joint initiative. Doença Renal e Criança 10 de março de 2016 Sociedade de Nefrologia Pediátrica Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
World Kidney Day is a joint initiative
Vitaminas e Nutrientes
Ciências Naturais – 9.o ano
1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético
Transcrição da apresentação:

O que é a doença renal crónica? É uma doença que se caracteriza pela existência de lesão renal ou de diminuição do funcionamento dos rins e que pode conduzir à falência da função dos rins com necessidade de diálise ou transplantação.

Quais são as funções do rim? Algumas funções do rim: Elimina água e produtos resultantes do metabolismo como a ureia e a creatinina que, em excesso, são tóxicas para o organismo; Permite o equilíbrio corporal de líquidos e sais minerais; Permite a activação da vitamina D, indispensável à saúde do osso; Produz uma hormona que regula a tensão arterial; Produz a hormona eritropoietina, fundamental na formação dos glóbulos vermelhos.

Qual é a frequência da doença renal crónica? Estima-se que aproximadamente 1 em cada 10 adultos sofre de doença renal crónica. Em Portugal existem cerca de 14 000 doentes com a forma mais grave de doença renal crónica, ou seja a necessitar de diálise ou transplantados de rim.

Quem tem risco de ter doença renal crónica? Qualquer pessoa pode sofrer, embora seja mais frequente nos idosos, nas pessoas com diabetes, hipertensão arterial de longa data, obesidade, com algumas doenças hereditárias ou que têm antecedentes familiares de doença renal.

Como se manifesta esta doença? Em geral a doença renal crónica evolui sem sintomas até às fases mais avançadas. No entanto, podem existir alguns sinais como: - o “inchaço” nos olhos e nos membros inferiores ao acordar; - começar a urinar com mais frequência, sobretudo durante a noite; - o aparecimento de urina espumosa - a fadiga causada por anemia relacionada com “sofrimento” renal; - a falta de apetite, as náuseas e vómitos, quando os valores da ureia no sangue já são muito elevados.

Como saber se tenho doença renal crónica? Dosear a creatinina no sangue (para cálculo da percentagem de funcionamento dos rins, também chamada taxa de filtração glomerular - TFG). A diminuição na TFG indica a existência de insuficiência renal. Doseamento proteínas (albumina) na urina. A sua presença indica a existência de lesão renal. A presença de glóbulos vermelhos e brancos na urina alerta igualmente para a possibilidade de lesão renal. A morfologia renal (geralmente avaliada por ecografia ou outros exames imagiológicos) pode estar alterada, indicando a presença de lesão no rim.

Tenho risco! Mas não tenho doença renal crónica. Que devo fazer? Consulte o seu médico. Provavelmente ele vai-lhe recomendar que faça análises de sangue e urina uma vez por ano (hipertensos de longa data, diabéticos, idosos, doentes com história familiar de doença renal, indivíduos com obesidade).

Como se trata a doença renal crónica? É mais fácil prevenir do que tratar. Deve reduzir a ingestão de sal, baixar a pressão arterial elevada, manter o açúcar no sangue controlado se for diabético, e evitar os medicamentos para as dores. Na forma mais grave o tratamento pode significar efectuar diálise peritoneal, hemodiálise ou transplantação renal.

Tenho insuficiência renal crónica Tenho insuficiência renal crónica. Que valores devo obter com os tratamentos? Parathormona – de acordo com a percentagem de funcionamento dos rins (consulte o seu médico). Glicose – Hemoglobina A1c inferior a 7% (nos diabéticos). Tensão arterial – inferior a 130/80 mmHg. Colesterol – LDL – colesterol inferior a 100 mg/dl. Hemoglobina – superior a 11gr/dl.

Como se pode prevenir a Doença renal crónica? Alguns hábitos de vida saudáveis que permitem prevenir esta doença são: A alimentação variada, com alimentos frescos, rica em vegetais e frutos, pobre em gorduras (evitando-se os fritos, enlatados e enchidos), sem excessos de proteínas (não é necessário grande quantidade diária de carne) e com pouco sal (max.6gr, ou seja, uma colher de chá por dia; ideal 3gr.por dia); Limitar ingestão de álcool; Suspender o tabaco; Fazer exercício físico; Controlar a hipertensão arterial e a diabetes. Poupe os seus Rins! Mais vale prevenir do que tratar. Pela sua saúde, cuide do seu rim! Porque é tão importante dar anos à vida como dar mais vida aos anos…

www . s p n e f r o . pt