SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

Dez – Sistema de Gestão Empresarial
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Profº CÍCERO CAIÇARA JR – MsC
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Planejamento da Necessidade de Materiais
LOGISTICA EMPRESARIAL
Prof. Miguel Antonio Pelizan
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 12 Sistemas Integrados de Gestão ERP (Enterprise Resource.

Sistemas de Informação
FCETM - Contábeis (5o período)
AUXILIAR DE LOGÍSTICA AULA 2.
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
28 de Agosto – 6a Aula A Internet e a Logística Internáutica,
Métodos Analíticos e Sistemas Aplicados na SCM
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Treinamento MRP II POLITRON
ERP - Enterprise Resource Planning
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP Prof. João Luiz de Souza Lima
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Gestão da Tecnologia da Informação
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Profª: Adriana Vettorazzo
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
ERP.
ESTOQUE OTIMIZADO (Revista do Varejo Ano II, JAN 2006 Nº 21)
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
TEORIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
Equipe Prof. Henrique Freitas
Administração da Produção e Operações
O Sistema MRP Aula 06.
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Sistemas de Informações Gerenciais
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Prof. João Carlos Gabriel
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO
ERP – Enterprise Resource Planning
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Planejamento das necessidades de Materiais
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90

MRP (Materials Resources Planning) “Planejamento das Necessidades de Materiais”. MRP II (Manufacturing Resources Planning) “Planejamento dos Recursos de Manufatura”. ERP (Enterprise Resources Planning) “Planejamento de Recursos da Corporação”. SCOR Modelo de Referência para favorecer a comunicação na Supply Chain

(Materials Resources Planning) MRP (Materials Resources Planning) “Planejamento das Necessidades de Materiais”. O foco do MRP é no planejamento das necessidades de materiais durante o ciclo de planejamento produtivo. Trata-se de um sistema bem difundido pelas fábricas mundo afora em fins da década de 60, início da década de 70. É uma forma fácil de entender como determinar o número de elementos necessários para montar o produto final. Parte das informações que o sistema oferece inclue o cronograma de tempo indicando quando cada um dos elementos necessários ao produto final devem ser encomendados ou produzidos.

O foco do MRP II é tanto com os materiais (tal como o MRP) quanto com os chamados recursos de manufatura. Apoiando assim toda a gestão da manufatura indo na direção de integrador das múltiplas funções da gestão empresarial inclusive, finanças e gestão de pessoas

MRP II (Manufacturing Resources Planning) “Planejamento dos Recursos de Manufatura”.

Plano Mestre de Produção (MPS) Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data) Lista de Materiais (BOM) (Technical Data) Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data) Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control) Gerenciamento de Compras Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) Controle do Chão de Fábrica (SFC) Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP) Custeio Padrão (Cost Control) Gerenciamento e Demonstrações de Custos (Cost Control) Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP) Os módulos básicos característicos em um sistema MRP II são:

ERP (Enterprise Resources Planning) “Planejamento de Recursos da Corporação”.

Um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) propõe-se a dar suporte a todas as necessidades de informação para a tomada de decisão de um empresa ou empreendimento, como um todo. Traduzido livremente significa “Planejamento de Recursos da Corporação”. Trata-se de uma evolução dos sistemas MRP e MRP II. Já o ERP constitui um estágio além do MRP II e portanto o embute e é basicamente composto de módulos que atendem às necessidades de informação de outros setores que não a manufatura, a saber: distribuição física, custos, recebimento fiscal, faturamento, recursos humanos, finanças, contabilidade, todos integrados entre si e com os módulos de manufatura. Em suma, o ERP tem o objetivo de planejar e controlar o processo de manufatura em todos os seus níveis, incluindo materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores. Permite, portanto, de uma maneira integrada que as decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com que produzir e comprar sejam abordadas de uma maneira sistêmica e estratégica e portanto ditada pelos objetivos e mercado de uma organização. Um dos líderes em fornecimento de ERP e a SAP.

É um modelo de um processo de referência desenhado para promover a efetiva comunicação entre os stakeholders da cadeia de suprimento SC. Constitue um standard da indústria e favorece o intercâmbio inter and intra componentes da cadeia de suprimento promovendo colaboração, a horizontalização dos processos, ao mesmo tempo em que explica a relação entre os processos (tais como Abastecer, Fazer e Entregar) SCOR

Modelo SCOR