Ligue o som.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Poder, persuasão e ética
O QUE É ÉTICA?.
Matemática para todos Educação Básica
Por Quê os Planos Falham?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
LEARNING ORGANIZATION
Profs. Nilson Lage, Francisco A. P. Fialho
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O que é se colocar no lugar do outro?
Os tipos de comportamento no meio social
dizendo que participou deste encontro.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
10 estratégias de manipulação midiática
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Formação de Equipe e Comunicação
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Comportamento organizacional
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Administração Geral - Aula 04
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Comunicação Empresarial
Aula 7 Kant e o criticismo.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
SELECIONANDO CLIENTES
As Organizações vistas como cérebros
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e económicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios.
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
MARIA AMÉLIA RIBEIRO FERNANDES 2012 LINGUAGENS. A linguagem publicitária A linguagem publicitária é peça essencial na sociedade de consumo. Sua função.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EVANGELISMO PÚBLICO.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Capítulo 1 A administração hoje.
Escola Secundária Fernando Namora Formação Tecnológica Técnicas de Animação.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
ESCOLA DE FRANKFURT.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Três Advertências Iniciais:
Como deixar para trás as reuniões sem fim Como aumentar a eficiência das reuniões de trabalho Fonte: Harvard Business Por Walquiria Lima.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
A Liderança transformacional
Ideologia ““““Os Homens fazem a sua própria história, mas não a fazem à partir de circunstâncias escolhidas por eles, mas em circunstâncias que eles.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Ligue o som.
Ligue o som.
Transcrição da apresentação:

Ligue o som

Manipulação Midiática

Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.

1.- A estratégia da distração:.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas.. A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância.

(Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”). A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar- se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciencia, da economía, da psicología, da neurobiología e da cibernética. ”Manter a atenção do público distraída,longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar. (Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

2. Criar problemas e depois oferecer soluções:

Este método também é chamado: “problema--> reação--> solução”. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar., Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.

Ou também: Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3. A estratégia da gradualidade:

Para fazer que se aceite uma medida inadmissível, basta a aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado. Dessa forma, as novas condições impostas, as mudanças radicais são aceitas sem provocar revoltas.

4. A estratégia do adiar :

É más fácil aceitar um sacrificio futuro que um sacrificio imediato. Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É más fácil aceitar um sacrificio futuro que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esfôrço não é imediato. - Segundo, porque a massa, ingenuamente crê que “amanhã tudo irá melhor” e que o sacrificio exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à idéia da mudança e de aceitar com resignação quando chegar o momento.

5. Dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade: .

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental.  Quanto mais tente-se procurar enganar o espectador, mais tende-se a adotar um tom infantil. Por que? “Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a adotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.

6. Utilizar o aspecto emocional muito mais que a reflexão:.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional, e neutralizar o sentido critico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir a determinados comportamentos.

7. Manter o povo na ignorância e na mediocridade:

Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu contrôle e escravidão. “A qualidade da  educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e mediocre possivel, de forma que a distancia entre estas e as classes altas permaneçam inalterada no tempo e seja impossivel alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos.”

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.

9. Reforçar o sentimento de culpa pessoal:

E sem reação, não haverá revolução. Fazer crer ao individuo que êle é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparacão ou de esforço. Asim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econômico e social, o individuo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir E sem reação, não haverá revolução.

10. Conhecer os individuos melhor do que êles mesmos se conhecem:

Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica. O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que êle se conhece.  

Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior contrôle e poder sôbre os individuos, superior ao que pensam que realmente tem.

Versão e formatação : José Mauro Rodrigues Noam Chomsky Visões Alternativas  Versão e formatação : José Mauro Rodrigues

Sair Reiniciar