Origem da palavra CORRUPÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Oratória nas Escolas 2013 O que você tem a ver com a Corrupção? BRASIL.
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
MÓDULO 10-OS GOVERNOS DA NOVA REPÚBLICA: SARNEY/COLLOR E ITAMAR
O Esquema dos Sanguessugas
Corrupção e Ética na Política Brasileira
ROCHA, Arlindo Carvalho
REPÚBLICA VELHÍSSIMA REPÚBLICA FINANCIADA PELA ELITE
Brasil “Pós-Ditadura”
GOVERNO ITAMAR FRANCO – 1992 A 1994
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
QUESTÃO 01 João, funcionário público, conseguiu
O GOVERNO LULA ( hoje).
Presidente da República
Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
» Por que dizem que a pirataria financia o crime?
Pirataria to fora.
Nova República (1985 – 2011) Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 3ª ano – Maj Edmundo 09/2011.
Cristina Helena Almeida de Carvalho
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
O que você tem a ver com a corrupção ?
A importância do eleitor para manter prefeitos e vereadores na linha
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
O BRASIL NEOLIBERAL ( ?): expectativas e incertezas
O BRASIL NEOLIBERAL(1990 -? ): expectativas e incertezas
Observatórios Sociais
Este está circulando pela internet.
QUAL É O EFEITO EM NÓS DO “ELES SÃO CORRUPTOS”?
Dos crimes praticados por particulares: Art
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
Medidas de Combate à Corrupção e à Impunidade. Medidas discutidas com: Casa Civil Ministério da Justiça Controladoria-Geral da União Advocacia-Geral da.
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
As eleições estão chegando... Depois de torcer por uma copa digamos, medíocre, resta-nos agora analisar os candidatos...
A Redemocratização do Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de NEGÓCIOS Finanças e Contabilidade Pública Lei de Responsabilidade Fiscal – L.C.101/2000 Art.
By Búzios Slides Avanço automático BRASILEIROS 1.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
SEMINÁRIO: A PREVIDÊNCIA E A DESONERAÇÃO EM DEBATE Araraquara, 7 de junho de 2013 A Dívida Pública passada a limpo.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
O velho e o novo na Nova República Governos Collor e Itamar
Prof. Ricardo Justo.
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Burocracia e Currupção. Burocracia Em sociologia das organizações burocracia é: Uma organização ou estrutura caracterizada por regras e procedimentos.
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
 Comissão Permanente de Defesa da Saúde(COPEDS)  Grupo Nacional de Direitos Humanos(GNDH)  Conselho Nacional de Procuradores-Gerais  Associação Nacional.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.
Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF - A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Governos Sarney e Collor
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Origem da palavra CORRUPÇÃO
Origem da palavra CORRUPÇÃO
Transcrição da apresentação:

Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1 . Ação ou efeito de corromper (-se) 2 . Depravação 3 . Suborno Var.(Variante): Corrução Fonte: Dicionário Celso Pedro Luft, São Paulo, editora Ática, 2001.

CAUSAS DA CORRUPÇÃO 1 - A certeza da impunidade é fator altamente determinante para o crescente aumento e generalização da corrupção. Nicolau Maquiavel disse uma coisa interessante:  .... onde muitos erram a nenhum se castiga e quando as faltas pequenas são punidas, as grandes e graves são premiadas. 2 - As disparidades salariais do serviço público. Servidores com altos salários, quase sempre desproporcionais aos cargos que ocupam. 3 - A burocracia complexa e enervante, que não focaliza o resultado dos processos.

4 - Os tributos escorchantes, que fazem com que empresas os soneguem para sobreviverem. 5 - A grande quantidade de leis confusas, levando a uma série de interpretações por parte do administrador, que podem propiciar a corrupção. (brechas na lei) 6 - A figura do intermediário, do despachante, a exigir propinas em troca de facilidades. (lobistas) Estas são apenas algumas causas que levam as pessoas a praticar atos de corrupção.

CONSEQÜÊNCIAS DA CORRUPÇÃO Verbas não chegam ao seu destino; Saúde em condições precárias; Falta de dinheiro para as universidades públicas; Ensino Público de má qualidade; Custo das obras duplicados ou triplicados; Falta de recursos para investimentos na infra-estrutura do país

Corrupção é Crime Estabelece o art. 317 do Código Penal que constitui crime: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena: reclusão de um a oito anos e multa.

Combate à Corrupção Transparência dos atos administrativos (internet); Maior fiscalização por parte dos tribunais de contas; Burocracia mais objetiva, com maior controle aos atos do Governo; Maior educação a população (formação e informação); Eficiência e celeridade da Justiça; Fim da impunidade Participação do cidadão (denúncias) Imprensa Livre

Reforma Política Cláusula de Barreira Financiamento Público de Campanha; Fidelidade Partidária; Tempo de Filiação; Proibição de Coligações; Voto em Lista Federação dos Partidos.

Indíce de Percepções da Corrupção 2003

Barômetro Global da Corrupção

Corrupção no Mundo Caso Watergate – Ano 1972 - EUA Operação Mãos Limpas – Ano 1992 - Itália Fujimori – Ano de 2000 - Peru

Casos de Corrupção no Brasil Encol – Construtora que deu calote em 42.000 famílias Escândalo envolvendo diversos bancos na maior fraude bancária do Brasil, entre eles Banco Nacional, Bamerindus, MARKA, Banespa, Banorte Corrupção no futebol, caso ISL – Grêmio

João Alves Máfia do orçamento, também chamada de anões, responsável por desvios milionários de verbas do Orçamento-Geral da União.

Jorgina de Freitas X INSS

Fernando Collor de Mello

Fernando Henrique Cardoso Compra de votos para a reeleição; Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia – supercontrato de US$ 1,5 bilhões

Governo Lula Corrupção nos Correios Financiamento de campanhas políticas com dinheiro desviado de empresas públicas

PC Farias X Marcos Valério

MENSALÃO

“Corrupção é problema de todo o mundo e combatê-la é fundamental se quisermos consolidar os avanços democráticos e socioeconômicos” BILL CLINTON “Não há lei nem Constituição que possa pôr fim à corrupção universal” NICOLAU MAQUIÁVEL