AVALIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
ESTUDO ACOMPANHADO.
Discutindo práticas em Matemática
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
As funções da avaliação são potencialmente
Eu sou seu cliente sabia?
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Método de Resolução de Problemas O que é?.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
Profª.: Daniela Benaion Barroso
Currículo por Competências e Habilidades.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
Disciplina FLM 5354 Aprendizagem da Tradução e Competência do Tradutor: Bases, Polêmicas, Pesquisa Docente: Heloísa Pezza Cintrão Aluna: Mariana Ribeiro.
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Interdisciplinaridade
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
Empreendedorismo.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Variante de Cozinha - Pastelaria
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
EMPOWERMENT.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Administração estratégica de marketing
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Situação de Aprendizagem
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Acompanhando e avaliando
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
GUIA COPA SEGURA IniciativaRealizaçãoParceria de conteúdo.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO

PADRÃO O que se esperava deste jogador no 1º jogo do Brasil na copa Capacidade demonstrada para jogar futebol durante os 90 minutos de jogo. Padrão de Julgamento

Capacidade demonstrada para jogar futebol durante os 90 minutos do jogo PADRÃO ( ) Preparo físico ( ) Conhecer o esquema tático ( ) Condições emocionais ( ) Técnica ( ) Motivação ( ) Peso adequado em relação a altura ( ) Condições de saúde ( ) Concentração ( ) Trabalho coletivo CRITÉRIOS

PADRÃO FOCO CRITÉRIOS Capacidade demonstrada para jogar futebol durante os 90 minutos do jogo (X) Preparo físico ( ) Conhecer o esquema tático ( ) Condições emocionais ( ) Técnicas (X) Motivação / disposição (X) Peso adequado em relação à altura (X) Condições de saúde ( ) Concentração (X) Trabalho coletivo

CURRÍCULO POR DISCIPLINA Qual é o foco da avaliação? ( ) o aluno ( ) os conteúdos / a disciplina

CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS Qual é o foco da avaliação? ( ) as áreas de conhecimento ( ) as competências da sub-função

CAPACIDADE DEMONSTRADA PARA RESOLVER O PROBLEMA COMPETÊNCIA DA SUB FUNÇÃO FOCO PADRÃO

Capacidade demonstrada para resolver o problema Operacionalização da Proposta; Proposta de soluções; Capacidade de tomar decisões; Conhecimento técnico; Iniciativa para resolução; Identificação do problema. Capacidade demonstrada para resolver o problema Competência da sub-função CRITÉRIOS

Capacidade demonstrada para resolver problemas PADRÃO FOCO CRITÉRIO MENÇÃO Capacidade demonstrada para resolver problemas Competência da Subfunção 1.Identificação do Problema N1 2.Iniciativa para resolução N2 3. Conhecimento técnico DCA 1 4.Capacidade de tomar decisões DCA 2 5.Proposta de solução DA 1 6.Operacionalização da proposta DA 2

MENÇÃO N1 – necessita de intervenção N2 – necessita de relativa intervenção DCA 1 – domina com ajuda DCA 2 – domina com relativa autonomia 70% das competências DA 1 – domina com autonomia 80% das DA 2 – domina com autonomia 90% das

INSTRUMENTO QUESTÕES (Enunciado da questão Situação Problema, história com começo e meio) QUESTÕES Descreva a situação problema apresentada no enunciado (identificação do problema) Apresente uma proposta de solução para o problema identificado (iniciativa para a resolução)

3. Por que você acredita ser esta a melhor proposta para a solução do problema? (conhecimento teórico / capacidade de tomar decisões) 4. Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir. (proposta de soluções e a operacionalização das propostas)