FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Universidade Federal de Pelotas
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Saúde e Prevenção nas Escolas
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Ministério da Cultura.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
“Potiguares é o povo senhor!”. Rio Grande do Norte Fórum Regional de Vigilância Sanitária Região Nordeste COSEMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Grupo 2 componentes: Ana Célia Alencar Fonteles Carlos Alberto Eilert Cleise P. da Silva Dalvelina da Costa Leite Joana D´arc Parente dos Reis Maria Carlos.
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Psicologia e Segurança Pública
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Introdução A Vigilância em Saúde é vista como um conjunto articulado de ações que, com atribuições complementares nas três esferas do Sistema Único de.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Quais os objetivos a serem traçados a partir deste Fórum Regional?
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMITÊ DE POLÍTICA DE RH PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - COPRH O COPRH instaurando nova forma de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente) da Gestão da VISA; Envolvimento da VISA com as demais Vigilâncias; Construção do Plano de Ação; Adesão dos municípios ao PDVISA; Cooperação técnica entre os níveis de governo; Realização concurso público para composição do quadro da VISA; Realização de FORUNS com a participação de outros setores; Início da disseminação do saber em VISA para a comunidade; Territorialização da ações em base municipal; Fortalecimento da Descentralização. Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 1

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS DESAFIOS: DESAFIOS SÃO MUITOS E A PERSISTÊNCIA DEVE MOVER CADA PROFISSIONAL QUE SE PROPÕE A FAZER SAÚDE PÚBLICA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE. ESTAMOS EFETIVANDO O SUS... Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao caminhar. Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 2

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS DESAFIOS: Executar o Plano de Ação; Fortalecimento da integração das Vigilâncias; Integração da VISA no SUS, com a Atenção Básica e setores da sociedade; Fortalecimento da intersetorialidade com as demais políticas públicas; Dar maior transparência e visibilidade às ações da VISA; Responsabilização da Gestão; Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 3

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS DESAFIOS: Promover mudanças de comportamento a partir da mobilização de setores afins; Sensibilizar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sobre a importância das ações de VISA; Monitoramento, avaliação e controle dos indicadores pactuados; Legitimação das Equipes de VISA. (Definição de equipe, concurso público, legislação,capacitação etc.); Mudança na cultura da VISA do caráter apenas punitivo para educativo. Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 4

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS PRIORIDADES: 1)Legitimação das Equipes de VISA (definição de equipe, concurso público, legislação,capacitação etc.) Processo de educação permanente, com acolhimento dos novos profissionais; Articulação com o MP para constituição formal das VISA. 2) Fortalecimento da Vigilância em Saúde: Integração entre as Vigilâncias; Integração das Vigilâncias no SUS, com a Atenção Básica e setores da sociedade. Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 5

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS PRIORIDADES: 3) Fortalecimento da intersetorialidade com as demais políticas públicas Estabelecer parcerias com os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e controle social para as ações de VISA; Criar espaços de discussão entre as instituições parceiras. Eixo III: A Vigilância Sanitária no Contexto da Atenção Integral de Saúde 6