PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Encontro com professores
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
Anima educação.
1.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal de São Carlos
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Redesenho Institucional CORI
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
Apresentação do Campus Porto Alegre
MBA GESTÃO DE ENERGIA Coordenação Prof. Dr. Rodrigo Cutri
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
ministério da educação
Curso de Docência Universitária
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
Universidade Federal de Pernambuco
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Fitorremediação como recurso alternativo ao tratamento de esgoto em comunidades rurais nos municípios da Bacia do Rio Araguari.
Contextualização Sustentabilidade na construção civil
ATENÇÃO No dia cada Grupo deverá entregar
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
CTR Nova Iguaçu.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
EXEMPLO DE RESUMO Estudo de viabilidade econômica e ambiental de uma estação de queima de resíduos sólidos urbanos (RSU) Nome do aluno Nome do orientador.
Introdução a Engenharia de Alimentos
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
O 1º ENCONTRO REGIONAL DE JUSTIÇA E ARTE pretende ser um evento singular, inédito e inovador, uma vez que traz, pela primeira vez à região, o conceito.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
1 o Fórum o Fórum Audiência Pública Lançamento do Edital I Carta
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Perspectivas Internas e Externas
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL PPGEEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL Aula Magna Prof. Ph.D. Miguel Aloysio Sattler Tema: Edificações e Comunidades Sustentáveis A Coordenação do Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da UFMT, tem a imensa satisfação em convidar V. Sa. para a Aula Magna que irá marcar o início do funcionamento deste que é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia no Estado de Mato Grosso. 27 ago 2009 Quinta-feira, 8h00min Local: Sala de Estudos do PPGEEA, novo bloco da FAET Segue a programação e o resumo da aula

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL PPGEEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL Aula Magna PROGRAMAÇÃO 08h00min – Abertura do evento pelo Coordenador do PPGEEA, Prof. Dr. José Antônio Lambert e composição da mesa. 08h10min – Palavras da Profa. Dra. Leny Caselli Anzai - Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFMT. 08h25min – Palavras do Prof. Dr. João Carlos de Souza Maia - Diretor Técnico-Científico da FAPEMAT. 08h40min – Lançamento do Edital de Concurso de Logomarca, Prof. Dr. Douglas Queiroz Brandão, Vice-Coordenador do PPGEEA. 08h45min – Encerramento da mesa. 08h50min – Início da Aula Magna – Prof. Ph.D. Miguel Aloysio Sattler, UFRGS. 10h30min – Coquetel. sobre a palestra

Aula Magna Edificações e Comunidades Sustentáveis Miguel Aloysio Sattler Engenheiro Civil e Agrônomo, PhD em Tecnologia da Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil NORIE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Osvaldo Aranha, 99, 3° Andar, CEP 90035-190, Porto Alegre, RS E-mail: masattler@gmail.com resumo

Aula Magna Edificações e Comunidades Sustentáveis Miguel Aloysio Sattler RESUMO Este trabalho apresenta os conceitos básicos sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, que orientam as atividades do NORIE, e a forma como se busca sensibilizar aos alunos para o tema, assim como a aplicação destes mesmos conceitos a uma série de projetos já desenvolvidos e implantados, incluindo-se: habitações, escolas e centros de educação ambiental. Nos últimos dez anos várias atividades relacionadas à sustentabilidade do ambiente construído foram iniciadas e concluídas junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (mais especificamente no NORIE, que é a vertente voltada à Construção, neste Programa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades acadêmicas incluem, desde a simples inclusão de princípios de sustentabilidade nos programas de disciplinas de cursos de graduação, para alunos de engenharia civil e agronomia, até o envolvimento de alunos de mestrado e doutorado (em equipes interdisciplinares de arquitetos, engenheiros civis e, eventualmente, de outras formações) no desenvolvimento de pesquisas alinhadas a propostas mais sustentáveis para o Ambiente Construído. As atividades acadêmicas são desenvolvidas em paralelo com outras, todas inspiradas no forte apelo das reais necessidades de comunidades, principalmente aquelas associadas aos mais economicamente carentes. Para atender a tais necessidades são elaborados, fruto de ações interdisciplinares de alunos de pós-graduação, projetos de edificações e comunidades melhor adaptadas às realidades sociais e econômicas de tais comunidades, como o uso de materiais de baixa toxicidade para o ambiente e ser humano; a geração local, gestão racional e conservação de energia; gestão dos diversos tipos de águas; gerenciamento de resíduos; paisagismo produtivo e produção de alimentos. Palavras-chave: sustentabilidade; edificações; comunidades; ensino; projetos mais sustentáveis. Aula Magna