Sonhos. Capitalizando um ser chamado: VOCÊ S/A Construindo Estratégias Para Vencer!

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Transcrição da apresentação:

Capitalizando um ser chamado: VOCÊ S/A Construindo Estratégias Para Vencer!

Sonhos

Características dos realizadores de Sonhos... Paixão/Entusiasmo: pelo que faz Fé: certeza inabalável de que tudo vai dar certo Criatividade: fazer diferente, faz a diferença! Coragem: de ser o que se é. Visão: saber para onde vai. Determinação: não desistir nunca!

Foco: fazer uma coisa de cada vez. Planejamento: preparar-se sempre. Auto-motivação: não esperar que algo ou alguém o motive. Ação: fazer agora! Sorte: preparação + oportunidade. Humildade: saber que sempre temos o que aprender.

Você também pode ser um realizador de sonhos Você também pode ser um realizador de sonhos. Basta usar as competências que já tem, e desenvolver outras que são importantes.

Exemplos de Pessoas de carne e osso – como você... Ray Krock Mc Donald´s Bill Gates Microsoft Magic Johson Basquete Ronaldinho Futebol Silvio Santos Televisão Lula Presidente Você com suas vitórias...

Sucesso em uma Frase “O sucesso da noite para o dia leva em média 15 anos para chegar” (autor desconhecido) “Esforço com inteligência e ação, é igual a resultado” (Emerson Fitipald) “1% de inspiração, 99% de transpiração” (Thomas Edson)

“Insistir, insistir, insistir, batalhar, batalhar, batalhar!” “Ser fiel a si mesmo” “ Supere seus limites, corra algum risco, mas respeite o seu próximo” (Benedita da Silva)

Música reflexiva... “Eu caçador de mim” (Milton Nascimento)

Sonhar é o primeiro passo para dar sentido à nossa vida Sonhar é o primeiro passo para dar sentido à nossa vida. Planejar é um passo acertado para chegar a realização de nossos sonhos.

Considerações Iniciais Por que é importante administrar a “marca” – VOCÊ S/A? Por que VOCÊ S/A deve reinventar-se continuamente? Com o que VOCÊ S/A deve se preocupar nesse novo século?

Qual o perfil que a VOCÊ S/A deve ter para atingir o sucesso nesse novo Século? Como Preparar a VOCÊ S/A para os novos desafios?

Música reflexiva... “O que é o que é” (Gonzaguinha)

CCEs – Características de Comportamento Empreendedor 1. Busca de oportunidades e iniciativa 2. Correr riscos calculados 3. Exigência de qualidade e eficiência 4. Persistência 5. Comprometimento

CCEs – Características de Comportamento Empreendedor 6. Busca de Informações 7. Estabelecimento de Metas 8. Planejamento e monitoramento sistemático 9. Persuasão e rede de contatos 10. Independência e autoconfiança

PEP - Planejamento Estratégico Pessoal Conceito: É o processo que mobiliza a empresa – VOCÊ S/A para escolher e construir o seu futuro visando a realização de seus sonhos.

PEP - Planejamento Estratégico Pessoal Negócio Missão Princípios Análise do Ambiente Visão Objetivos Estratégia Competitiva

Negócio Conceito: É o entendimento do principal benefício esperado pelo seu cliente.

Negócio Quais são os seus clientes? - Clientes: VIP, Internos, Externos e Vida. O que eles esperam de VOCÊ S/A? - Pergunte & Ouça... o Cliente.

Evite a Miopia... Empresas Visão Míope Visão Estratégica Nike Tênis Atitude Mont Blanc Canetas A arte de escrever Kopenhagen Chocolates Presentes Danone Iogurte Saúde

Evite a Miopia... Profissões Visão míope Visão Estratégica Professor Dar aulas Prazer em aprender Motorista Dirigir Pontualidade e Segurança Médico Salvar vidas Qualidade de vida Dentista Tratamento bucal Saúde e beleza

Evite a Miopia... Profissões Visão Míope Visão Estratégica Engenheiro Construção Sonhos Telefonista Atendimento Encantar clientes Palestrante Informação Motivação & Conhecimento Escritor Escrever livros Entretenimento& Prazer

Missão Conceito: É a razão de existir de VOCÊ S/A no seu negócio.

Perguntas reflexivas... O que estou fazendo aqui nesse mundo atualmente? O que eu gostaria de fazer se eu não tivesse preocupações com tempo e dinheiro? Como fazer para chegar onde eu quero?

Missão MC Donald´s “Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em ambiente limpo e agradável” Veja “Veja existe para que os leitores possam entender melhor o mundo em que vivemos”

Missão UnB “Ser uma Universidade contemporânea, pública e autônoma, que garanta a formação do cidadão como intelectual e como ser social, voltada para a produção e a transmissão do conhecimento, com a qualidade que projeta a sociedade para o futuro.”

Missão Disney “Alegrar as pessoas” Microsoft “Criar software para computadores pessoais, que facilitem e valorizem o trabalho das pessoas, no local de trabalho, na escola e em casa.”

Missão AAc “Despertar talentos com entusiasmo, profissionalismo e senso de humor, passando conhecimentos num clima de alto astral.”

Princípios Conceito: São os balizamentos para o processo decisório e o comportamento de VOCÊ S/A no cumprimento da sua missão.

Princípios Citibank Precisão, Segurança, Inovação, Excelência Revista Você S/A Acreditamos: em gente ambiciosa naquilo que é novo e diferente em nossa capacidade de ser útil no sentimento de urgência em você e na Você S/A

Princípios 3M Inovar Ter integridade absoluta Respeitar a iniciativa individual e o crescimento pessoal Tolerar erros Oferecer qualidade e confiabilidade Alcançar a solução de problemas

Princípios IBM Respeito pelo indivíduo Melhor atendimento do mundo ao cliente Busca da excelência

Princípios AAc  Somos Apaixonados por gente! - Paixão.  Acreditamos no Potencial das Pessoas. – Talento.  Contagiamos com Entusiasmo & Senso de Humor!  A Competência & Inovação é o nosso foco.  Vestimos a Camisa da Sua Organização – Comprometimento.

Análise do Ambiente Conceito: É a capacidade de identificar e monitorar permanentemente as mudanças de cenário que afetam a performance de VOCÊ S/A.

Análise do Ambiente “Em épocas turbulentas as empresas não podem pressupor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. Pelo contrário, devem administrar visando mudanças que representem oportunidades e ameaças” (Livro: Administração em tempos turbulentos - Peter Drucker)

Análise do Ambiente “Uma era de turbulências é também uma era de grandes oportunidades para aqueles que compreenderem, aceitarem e explorarem as novas realidades.” (Livro: Administração em tempos turbulentos - Peter Drucker) “As mudanças são a única certeza que temos” (Livro: Previsões e Premissas - Alvin Toffler)

“Mudanças podem ser vista como ameaças ou oportunidades – depende do ponto de vista.”

Mudanças O que motiva um sentimento de mudança? Fatores internos: insatisfação, incômodo, desejo de crescer, dor da perda, etc. Fatores externos: pressão externa devido: separação, rompimentos, morte, mudança de endereço, doença, novo relacionamento, perda de emprego, outros...

Sentimentos em relação a mudança em si... Sentimento de medo Sentimento de esperança ...gera expectativa!

Conseqüência da pós-mudança Satisfação Insatisfação ...com o novo contexto!

O importante é ter além de outras coisas... Humildade para: Observar, ouvir, refletir, decidir e reconhecer que a mudança é um processo contínuo, incessante e que sempre se retro-alimenta.

Qual é a minha competência competitiva? Conceito: competência ou diferencial competitivo é a qualidade e/ou habilidade marcante que efetivamente cria benefícios, que conquistam e fidelizam o cliente.

Competência Competitiva 3M Inovação Disney Atendimento Nike Marketing Coca-Cola Distribuição Mc Donald´s Conveniência FEDEX Logística GE Soluções

Competência Competitiva Garrincha Drible Romário Oportunismo Ronaldinho Arrancada Dunga Liderança Silvio Santos Entusiasmo Faustão Presença de Espírito AAc Senso de Humor

Tendências relevantes para o Século XXI Globalização da concorrência O Capital Intelectual valendo mais que o Capital Financeiro Virtualização do mundo Diferenciação peça inovação Tempo valendo mais do que o dinheiro Crescente consciência ambiental

Tendências relevantes para o Século XXI Aumento do trabalho sem vínculo empregatício Aumento da informalidade nas empresas Crescente desregulamentação Valorização do indivíduo Valorização da qualidade de vida

Descrever o resultado da Análise do Ambiente Ambiente externo: Oportunidades: são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar positivamente o seu desempenho. Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar negativamente o seu desempenho.

Descrever o resultado da Análise do Ambiente Ambiente interno: Fortalezas: São características ou qualidades, tangíveis ou não, que podem influenciar positivamente o seu desempenho. Fraquezas: São características ou qualidades, tangíveis ou não, que podem influenciar negativamente o seu desempenho.

Criar o Radar Ambiente Conceito: Podemos entender o radar ambiente como o indivíduo conectado 24 horas por dia ao mundo, rastreando sinais que podem significar novas oportunidades e ameaças relevantes para o seu sucesso. Porém não basta perceber os sinais e identificar as oportunidades e ameaças, é necessário incorporar essas informações obtidas pelo “radar” ao processo de Planejamento Estratégico.

“Metamorfose Ambulante” Música Reflexiva “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas)

Visão Conceito: É a explicitação do que se visualiza para VOCÊ S/A.

Visão Mais do que nunca, ter uma visão voltada para o futuro é a diferença entre o sucesso e o fracasso. (Peter Drucker)

Visão Perdigão “Ser percebida como a marca mais gostosa deste e do próximo milênio” 3M “ Ser reconhecida como a empresa mais criativa do mundo”

Visão Disney “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.” Nasa “Colocar um americano na lua” (definida e explicitada no início da década de 1960)

Visão Fiat Automóveis “A Fiat quer ser seu carro de hoje, amanhã e sempre. AAc “Contagiar com entusiasmo e bom humor platéias de todo o Brasil”

Visão “Visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Visão com ação pode mudar a sua vida, pode mudar o mundo.” (Joel Arthur Barker)

Objetivos Conceito: São resultados que VOCÊ S/A precisa alcançar em prazo determinado para concretizar sua Visão, sendo competitivo no ambiente atual e futuro.

Objetivos “Acredito que o sucesso ou o fracasso de uma empresa ou de um profissional depende de como ele/ela direcionam a sua energia e o seu talento para atingir seus objetivos” (Thomas Watson - IBM)

Objetivos Características: eSpecíficos Mensuráveis Alcançáveis Relevantes Temporais

Objetivos O Quê + Quando Concluir especialização em Gestão do Conhecimento até dez 2003. Iniciar curso de inglês até jun/03. Comprar uma casa na asa norte até dez/04. Estruturar uma empresa até nov/05.

Dicas Fundamentais! D1: Não exagere... Quem tem CEM objetivos com “C” pode ficar SEM objetivos com “S” D2: Seja claro: Não se atinge o que não se entende.

D3: Os objetivos precisam ser interdependentes. Não se iluda! Não basta ter e alcançar um determinado objetivo. D4: Aja! Intenção sem ação é mera ilusão.

Música Reflexiva “Tente outra vez” (Raul Seixas)

Estratégia Competitiva Conceito: É o que VOCÊ S/A decide fazer e não fazer, considerando o ambiente, para concretizar a Visão e atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no seu Negócio.

Estratégia Competitiva Criar diferencial de atendimento ao cliente. Buscar a redução de custos com novas tecnologias. Formar alianças estratégicas com outras empresas. Investir na imagem/MKTG. Implantar qualidade total na empresa.

“Seja fiel ao seu Sonho”

As dez regras do Jogo da Vida: Você receberá um corpo Você será presenteado com lições Não há erros, apenas lições As lições são repetidas até que sejam aprendidas Aprendizagem nunca acaba Lá não é melhor do que aqui

As dez regras do Jogo da Vida: 7.Os outros são simplesmente espelhos de você 8.Você faz o que quiser da sua vida 9.Todas as respostas estão dentro de você 10.Você se esquecerá de tudo no nascimento.

MUITO SUCESSO E FELICIDADES!! Para todos VOCÊS... MUITO SUCESSO E FELICIDADES!!

Indicações Bibliográficas Rosana Beni, Luciano Safir – Quando os sonhos se tornam realidade Ed. Gente. Sidney Rezende – Deve ser bom ser você Ed. Futura. Francisco Brito, Luis Wever – Vivendo, aprendendo e ensinando Negócio Editora. Napoleon Hill - A lei do Triunfo, José Olimpio Editora.

Indicações Bibliográficas Tom Peters – A marca você, Ed. Campus. Francisco Brito, Luis Wever – Empreendedores brasileiros Negócio Editora. Richard Edler - Ah se eu soubesse, Negócio Editora. E outros...