NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O discurso na sala de aula de Matemática
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Registro de Estudo de Caso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Matemática para todos Educação Básica
Pedagogia da pesquisa-ação
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Sociologia da Educação
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Gestão do desempenho de pessoas
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
Transmissão Mãe – Filho
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula
Departamento do Ensino Secundário
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Trabalhando com Grupos
Estilos educativos e comunicação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O trabalho de campo.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
ÁREA PROJECTO.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Administração Aplicada à Engenharia Civil
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
TEMA E PROBLEMA.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
• Manejo – Formação – Professor.
Contextualização pedagógica do problema
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
A criança é o elemento chave e a prioridade imediata para a BKT. Foi a pensar nelas que foram criadas uma série de soluções que potenciam um desenvolvimento.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação situação base

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Este estudo pretendeu perceber os comportamentos disruptivos da comunidade escolar. Consideramos comportamentos disruptivos a transgressão das regras escolares e os condicionadores do processo ensino- aprendizagem, do ambiente pedagógico e da relação com a escola.

Embora o conceito comportamento disruptivo esteja, normalmente, associado aos alunos, estendemo-lo a todos os agentes que interferem na escola: alunos, professores, direcção executiva, auxiliares de acção educativa, famílias. Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação A violência escolar, sendo um problema mundial que atinge jovens entre os 13 e os 16 anos, é o reflexo da violência social, doméstica, infantil e familiar. Os comportamentos dos jovens baseiam-se em representações sociais.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Na sociedade contemporânea, as famílias têm pouca disponibilidade para a educação: os pais chegam tarde a casa; a atenção para a educação é pouca. Desta forma, é possível que a família promova alguns comportamentos causados por uma disciplina inconsistente, pouca interacção positiva, pouco acompanhamento e deficiente supervisão das actividades do jovem.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Os adolescentes vêem-se confrontados com uma sociedade em permanente mudança, onde princípios, valores e objectivos de vida são cada vez menos visíveis.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Os comportamentos disruptivos na escola podem acontecer devido: à crise de valores na família, na escola e/ou sociais; à falta de perspectiva para o futuro; à influência dos órgãos de comunicação social; à atitude de alguns professores e, eventualmente, à postura dos alunos em relação à autoridade na escola.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação De acordo com o relatório TALIS (OCDE) 2009, a disrupção escolar inclui três dimensões: distracção/transgressão; agressão aos colegas; agressão a professores e outros elementos da comunidades escolar.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Os comportamentos disruptivos têm origem, também, na própria escola: A relação que se estabelece na aula pode converter-se em indisciplina se as expectativas dos alunos acerca do poder e estatuto do professor forem desfraldadas e eles sentirem que detêm o poder; O professor nem sempre revela determinação e segurança, decisões assertivas; nem sempre respeita os alunos e lhes atribui responsabilidades

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Por vezes, o aluno sente-se negligenciado ou ignorado pelos professores ou pelos colegas; revela pouco interesse por actividades lectivas, denotando desmotivação e consequente comportamento desadequado

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Segundo o estudo desenvolvido por Maria João Dias (2009), Comportamentos, atitudes e valores dos alunos numa sociedade tolerante, é importante notar: O papel do professor na transmissão do conhecimento e no fornecimento das soluções correctas; O papel do professor como facilitador de uma aprendizagem activa por parte dos alunos, que procuram soluções por si mesmo.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação As regras da escola devem ser poucas, sensíveis, necessárias, claramente perceptíveis, uniformemente aplicáveis e sujeitas a debate democrático entre professores e alunos. Deve haver reuniões periódicas para se discutir os problemas de comportamento e aventar soluções conjuntas.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Os encarregados de educação devem estar plenamente envolvidos na vida da escola e tem de lhes ser permitido agir como parceiros na educação dos filhos.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação objectivos gerais

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Conhecer a realidade da Escola E.B. 2-3/S Josefa de Óbidos ao nível dos comportamentos disruptivos; Relacionar a ocorrência de comportamentos disruptivos e a falta de valores familiares e sociais ;

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Determinar a responsabilidade de cada um dos agentes educativos na promoção de comportamentos disruptivos; Determinar as causas que levam os jovens a desenvolverem comportamentos disruptivos.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Auscultar o envolvimento dos professores, encarregados de educação, auxiliares de acção educativa e direcção executiva na resolução do problema. Ajudar a comunidade na resolução deste problema.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação universo

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Neste estudo são abrangidos 5 universos distintos: Professores Alunos Famílias Auxiliares de Acção Educativa Director do Conselho Executivo

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação amostra

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação O seu tempo está a esgotar-se !!! DESISTE?

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação 1 - Amostra de professores (selecção aleatória, a partir da base de dados existente na escola) A amostra de professores foi constituída por todos os professores do 3º ciclo do ensino básico e os do ensino Secundário (e equivalente) que leccionam na Escola E. B. 2- 3/S Josefa de Óbidos.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação 1 - Amostra de professores A distribuição foi a seguinte: 50% de professores do ensino básico; 50% de professores do ensino secundário. 37 entrevistas num universo de 76 professores - 33 professores predominantemente do ensino secundário; - 43 professores predominantemente/exclusivamente do 3º ciclo.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação 2- Amostra de alunos (selecção aleatória, a partir da base de dados existente na escola) : A amostra de alunos foi constituída por todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário e equivalente que frequentam a Escola E. B. 2-3/S Josefa de Óbidos. A distribuição foi a seguinte: -20% alunos do ensino básico 77 entrevistas (num universo de 384) -30% alunos do secundário 42 entrevistas (num universo de 139)

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação 3 - Amostra de famílias (selecção aleatória, a partir da base de dados existente na escola) : A amostra de famílias foi constituída por todos os familiares directos dos alunos que frequentam a Escola E. B. 2-3/S Josefa de Óbidos com a seguinte distribuição: -20% familiares de alunos do ensino básico 77 entrevistas (num universo de 384) -30% familiares de alunos do secundário 42 entrevistas (num universo de 139)

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação 4 - Amostra de Auxiliares da Acção Educativa: A amostra dos auxiliares da acção educativa foi constituída por todos os auxiliares da acção educativa que desempenham funções na escola E. B. 2-3/S Josefa de Óbidos, com a seguinte distribuição: -20% auxiliares da acção educativa 4 entrevistas (num universo de 19)

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação metodologia

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação ALUNOS e PROFESSORES A recolha de informação foi realizada junto dos alunos e dos professores através do preenchimento de um formulário disponibilizado na internet. FAMILIAS A recolha de informação foi realizada através de uma entrevista telefónica. AUXILIARES DE ACÇÃO EDUCATIVA A recolha de informação foi realizada através de uma entrevista pessoal.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação questionário

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Os questionários foram elaborados a partir dos objectivos específicos definidos para cada universo. Eram constituídos por perguntas de respostas simples; de resposta múltipla; de respostas abertas; de respostas semi-fechadas e de respostas de graduação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Pré-teste

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação distribuição

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação As entrevistas aos professores e aos alunos foram distribuídas pela FVP, via . As entrevistas ao Director e aos AAE foram feitas presencialmente. As entrevistas aos familiares foram feitas telefonicamente, na escola.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação recolha

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Abstenção muito elevada!!! TOME MEDIDAS ADICIONAIS

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação O fenómeno da abstenção não é preocupante, apenas, nos actos eleitorais. Lamentavelmente, a falta de participação e indiferença social a que vimos assistindo ultimamente, em todos os campos de acção, alerta-nos para a necessidade de um envolvimento cada vez mais activo e participativo de toda a comunidade, de forma exigente e responsável, numa reflexão profunda sobre os conceitos que se pretendem ver instituídos e salvaguardados.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação divisão

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação tratamento dados

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Pedimos a todos os inquiridos que avaliassem o comportamento dos alunos da nossa escola em relação aos professores, aos alunos, à direcção executiva e auxiliares da acção educativa.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Entrevistas Qualitativas: Os quatro auxiliares da acção educativa entrevistados, genericamente, consideraram negativo o comportamento dos alunos com qualquer um destes intervenientes, embora refiram que também há excepções.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação O Director considera que, relativamente aos professores, estes regem-se pelo Estatuto da Carreira Docente e não há factos a assinalar. Todos cumprem o estabelecido. Relativamente aos alunos, na generalidade têm um bom comportamento, havendo, contudo, uma minoria com atitudes e comportamentos incorrectos. Diz estarmos a viver os problemas que escolas das grandes cidades viviam já há 20 anos atrás e que entretanto se agravaram.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Quando cruzamos estes resultados, percebemos que há duas realidades: a percepção dos professores e AAE que, globalmente, classificam os comportamentos dos alunos de forma negativa; a percepção dos alunos, dos familiares e do Director que, globalmente, classificam os comportamentos como positivos.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Também para as famílias, a proximidade é o critério mais importante, embora já tenham expressão os critérios Confiança na escola ou Oferta educativa Por ser próximo da residência - 48% Por confiar na escola – 19% Pela oferta educativa – 16% Por opção do educando/aluno – 6% Outra: 4

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Universo Famílias

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação De facto, os alunos parecem aceitar bem a escola que têm. Quando questionado sobre como gostariam que fosse o ensino, a maioria das respostas situa-se no nível 3, que traduz o nível existente na escola, seja no que concerne o nível da exigência do ensino, as estratégias prático/teóricas, a carga horária, o apoio dos professores ou a participação dos alunos nas decisões.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Talvez directamente relacionado com o facto de não pretenderem mudar de escola, a maioria dos professores considera que o seu grau de envolvimento na escola é Excelente (13%), Muito bom (56.5%) ou Bom (17.4). Questionados sobre a sua prática lectiva, 26.1% altera a estratégia da aula em função da motivação/desmotivação dos alunos; 60.9% altera muitas vezes e apenas 3% altera poucas vezes. Quando inquiridos sobre as estratégias utilizadas, 30.4% diz usar estratégias pedagógicas mais apelativas, adequadas aos interesses/competências dos alunos e 65.2% Não sabe ou não responde.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Mas afinal, o que é que motiva os alunos?

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Um dos aspectos que nos levou a fazer este estudo foi a ideia generalizada que os alunos da nossa escola têm um vocabulário incorrecto/inadequado e um comportamento desajustado.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Outro dos dados empíricos é que muitos dos comportamentos disruptivos advêm do facto de a família estar demasiado ausente da escola. 87% dos familiares inquiridos telefonicamente eram pai ou mãe dos alunos. 92% dos familiares inquiridos consideram importante que exista uma boa relação entre os professores e os familiares, mas não é fácil promovê-la. Apenas 27% conhece os professores; 62% conhece só alguns e 2% não conhece nenhum. Relativamente ao Director do agrupamento, 78% conhece-o, 9% conhece-o só de vista e apenas 6% não o conhece.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Dirigem-se à escola por iniciativa própria (47%), e fazem-no com regularidade, ou quando convocados (46%) e 92% diz ter o hábito de conversar com os filhos sobre a escola. Contudo, quando questionados sobre o grau de envolvimento das famílias, em geral, na escola,

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação relatório

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação PRINCIPAIS CONCLUSÕES O que nos motivou a fazer este estudo foi a opinião generalizada que os comportamentos dos alunos são muito negativos e disruptivos, havendo uma imagem muito negativa da escola junto da comunidade este é o senso comum.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação PRINCIPAIS CONCLUSÕES Quando analisamos os resultados dos nossos inquéritos, percebemos que essa não é a realidade: a maioria das famílias, dos alunos ou dos professores acredita nesta escola e no seu activo humano e actua de forma a contribuir para um ambiente promotor de qualidade e de civismo.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Essas afirmações revelam-se empíricas e são conversa fácil. Se os professores veiculam esta ideia (embora não seja com eles); se os alunos repetem esta ideia (embora não sejam eles, são os outros); se os pais propagam esta ideia (embora não sejam os seus filhos, são os dos outros), então rapidamente toda a gente afirma que a Escola Josefa de Óbidos tem alunos com péssimo comportamento, os professores não conseguem dar aulas e as famílias não querem saber. É urgente acabar com esta ideia errada.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Ao longo dos inquéritos que realizámos, verificámos que quando a questão é centrada no inquirido, as respostas são, significativamente, positivas; quando a mesma questão é colocada genericamente ou relativamente aos pares, os níveis baixam consideravelmente. Como diz o povo a culpa é sempre da Maria ou do José. Se há comportamentos disruptivos (porque há) na escola, todos os intervenientes são responsáveis. É necessário que cada um encontre a sua cota parte de culpa.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Faz parte do programa do Director do agrupamento a criação de uma comissão alargada que desenvolva um projecto que diminua/elimine os comportamentos disruptivos. Gostaríamos que o conceito fosse trabalhado de forma alargada não são apenas os alunos que têm comportamentos disruptivos.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Gostaríamos de sugerir que essa comissão fosse constituída principalmente por alunos, familiares, técnicos dos serviços de psicologia, elementos das várias associações existentes no concelho e que os nossos jovens frequentam (associações desportivas, recreativas, de solidariedade social, etc.), que tivesse representantes dos professores, dos auxiliares da acção educativa e da direcção, mas que não fossem na sua maioria.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação É importante que se envolva a comunidade, os alunos, as famílias, pois o problema não é da escola, é da sociedade. A escola poderia fomentar encontros regulares (pequenos grupos e/ou alargados) com todos os intervenientes para que o problema fosse abertamente discutido, em assembleias onde todos se pudessem pronunciar ao mesmo nível, discutir os seus problemas, as suas vivências.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Implementar regras que não foram feitas por todos leva a que não sejam cumpridas porque, muitas vezes, não são entendidas, percebidas ou não se lhes encontra sentido. Com este estudo, quisemos contribuir para a solução deste problema, fornecendo um conjunto de informação recolhida segundo um método credível, avaliado e acompanhado pela FVP, que possa servir como ponto de partida para a criação de um projecto de intervenção.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação Gostaríamos que o relatório (incluindo os anexos) fosse lido antes de ser criada a tal comissão e, depois, pelos elementos que irão compor a comissão. Gostaríamos que essa comissão não partisse do que se diz por aí mas sim da voz que demos às famílias, aos alunos, aos professores, aos auxiliares da acção educativa e da entrevista que fizemos ao Director.

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação apresentação

Fase completa Requer intervenção do gestor do projecto Requer intervenção da Fundação Vox Populi Requer nova intervenção do gestor do projecto Próxima fase Candida- Rejeitado Tema Situação Objectivo Universo Amostra Metodo- Questio Pré-teste Distri- Recolha Divisão Tratamento Relatório Apresen- tura Base logia nário buição Dados tação

FIM

Agradecemos a sua presença e participação