RECEPÇÕES SOCIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Bom Dia! Análise do Curso Estágio / Atividade Eventos Evento / Grupos
Arranjo Físico.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
INAUGURAÇÃO.
Inauguração do EVS ANTES DE INAUGURAR:
Organização e Preparação de uma Inauguração
França Inglaterra Portugal
RESTAURANTE.
Instrumentos de acompanhamento/controle:
Tipologia de eventos: Cada classificação pode agrupar inúmeros tipos de eventos. Convém conhecer as tipologias mais comuns: Almoço ou jantar: refeição.
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.
GAIANA EVENTOS O GAIANA é um restaurante situado de frente para o mar da Riviera de São Lourenço, no litoral norte de São Paulo (Rodovia Rio- Santos.
Estudo de Layout.
Espaços de Restauração
Não basta querer servir!! O mais importante é fazermos a diferença.
ISO 9001:2000
Ciclo de valor para o cliente
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
De que são feitos os materiais de golfe
ESPAÇO DA TERCEIRA IDADE
Artigo 1º: Corra mais riscos ! Artigo 2º: Trabalhe Duro !
Organização de um Casamento
Fulana e Fulano XX de mês de 201X XX horas Fulana e Fulano XX de mês de 201X XX horas Coisas do Casamento Cerimônia e Recepção Coisas do Casamento Cerimônia.
Quem Somos?. Quem Somos? Mesmo sendo uma casa especializada em frutos do mar, em sua maioria grelhados, o Estrela do Mar é um restaurante com cardápio.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
PIN 2: Restaurante Oriental Seikou - Comércio de refeições Orientais Japonesa Barueri, 30 de Outubro 2010 FLAVIO.
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
EVANGELISMO DE FIM DE SEMANA
CUSTOS EM RESTAURANTES
EVENTO GASTRONÔMICO Disciplina Laboratório de Sala e Bar
Ligue o som 1º Seu suprimento de neurônios finalmente baixou a um nível administrável.
Meios de Hospedagem Áreas Alimentos e Hospedagem Bebidas Sociais e
Convidando e Recebendo Participantes.
Tópicos Profa. Viviane Salazar
Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares
Hierarquia Profissional.
Elaboração de Cardápios
Classificação de Restaurantes
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
Com a experiência de quem há 6 anos realiza festas e eventos temáticos estruturamos o NUMBER5 BUFFET com uma prestação de serviços diferenciada e personalizada,
Profº Esp. Fabiano Castro
Apresentação do Modelo de Festa
Serviços Volantes.
Material de Apoio para Executivos de Vendas
Profº Esp. Fabiano Castro
Elaboração de Cardápios
Montagem de buffets para almoços e jantares conforme ocupação;
- Cada cliente quer que a sua festa seja organizada de um modo diferente; - Por isso resolvemos informar o valor de cada atividade separadamente; - Nosso.
Marketing Plan Aplicado à Eventos
15 DE ABRIL DE ª. Reunião Monitoria IV SELL.
Tipos de Serviço em Restaurante
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
Dimensionamento das áreas
Escola... Qual o perfil da sua?.
E T I Q U E T A.
Elaboração de Cardápios
  Restaurante Nautillus, onde servimos um café da manhã delicioso e variado, com os quitutes que só a Bahia tem! Tapiocas recheadas e quentinhas feitas.
Tipos de serviços e etiqueta
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH TÉCNICA DIETÉTICA II PROFA. MARIA CRISTINA DE ALBUQUERQUE BARBOSA CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES COMERCIAIS.
Planejamento e Organização de Eventos
Transcrição da apresentação:

RECEPÇÕES SOCIAIS

RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como promover congraçamento e o bom relacionamento entre as pessoas de um determinado círculo de convivência. RECEPÇÕES À MESA: quando ocorrem em função de uma refeição elaborada para a ocasião, para qual se estrutura um serviço à mesa específico.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Classificação  RECEPÇÕES OFICIAIS – no protocolo francês, segundo Estelita Lins, são denominadas recepções oficiais aquelas as quais somente são convidados os funcionários ou autoridades sem os respectivos cônjuges.  RECEPÇÕES DIPLOMÁTICAS – são realizadas em função de missões diplomáticas e da Chancelaria ou Ministério das Relações Exteriores ou as recepções oficiais que acontecem em honra de diplomatas, visitantes e autoridades estrangeiras em missão oficial no país.  RECEPÇÕES ÍNTIMAS OU PARTICULARES – são as realizadas por pessoas, mesmo autoridades, e empresas em geral, em função de datas comemorativas ou acontecimentos especiais pessoais, sem caráter oficial.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Gêneros Recepções na Hora do Almoço (vin d’honneur); Almoço com Buffet; Almoço Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); Cocktail Antes do Jantar, À Tarde (vin d’honneur); Recepções na Hora do Jantar com Buffet; Jantar Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); e Baile ou Recepção após o Jantar.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Tipos de Serviço à Mesa SERVIÇO À LA CARTE: é o mais utilizado em bares e restaurantes, pois os clientes escolhem as iguarias que desejam a partir das que estão listadas no cardápio. SERVIÇO BANQUETE: é utilizado em grandes comemorações, pois é servido o mesmo cardápio para todos e ao mesmo tempo.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa À FRANCESA OU DIPLOMATA: o garçom apresenta a travessa ao comensal pela esquerda e o mesmo se serve com os talheres de serviços (colher e garfo), seguindo as regras protocolares e de precedência. SERVIÇO EMPRATADO: é o serviço mais usado em bares e restaurantes, no qual o cliente faz o pedido através da carta ou cardápio. Quando o prato estiver pronto (geralmente o tempo máximo é de vinte minutos após o pedido), o garçom o serve pela direita e neste caso só retira o prato usado quando todos terminam. Existem basicamente dois tipos desse serviço: o simplificado, no qual são usados pratos de tamanho normal, redondos ou de outros formatos; e o sofisticado, no qual utilizam-se pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa À AMERICANA/BUFFET: é muito utilizado em café da manhã, almoço ou jantar para grupos. Os alimentos são dispostos em estilo buffet, acondicionados em saladeiras, travessas, réchauds e mesas satélites, conforme o caso. Um garçom serve as bebidas e alguns itens extras, faz a retirada dos pratos usados com desenvoltura e repõe o buffet de alimentos e utensílios, quando necessário. Hoje em dia, introduziu-se um novo elemento no gênero buffet: a mesa de digestivos, composta de chocolates, chás, balas e liicores, dentre outros.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa À inglesa direta: os alimentos saem da cozinha em travessas e o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo aos convidados, priorizando sempre as mulheres. O serviço decorre com o tradicional uso do alicate (garfo e colher) e quem prepara o prato é o garçom na frente do comensal. À inglesa indireta: após ter apresentado pela esquerda a travessa, o garçom retorna a mesma para o Guerridon e vai compondo o prato, harmonizando as iguarias com o uso do garfo e da colher. Daí, o serve pela direita.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa SERVIÇO À BRASILEIRA (DE TRAVESSAS SOBRE A MESA): A modalidade de serviço de travessas sobre a mesa é um das mais simples, antigas e populares no Brasil. Consiste em essência no preparo das travessas de comida na cozinha e no posterior transporte destas até o salão do restaurante, colocando-as no meio da mesa, para que as pessoas possam servir-se à vontade, com ou sem a ajuda do profissional. SERVIÇO À RUSSA:  Consiste em apresentar aos convidados as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves, que devem ser trinchadas e servidas na frente dos clientes. É um tipo de serviço pouco utilizado nos tempos modernos, especialmente devido ao grande trabalho que gera.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações Normalmente, por ocasiões das festas nacionais, da passagem de uma personalidade e para se homenagear uma comitiva ou delegação internacional, se opta por um dos quatro primeiros gêneros de recepções. Quando o evento é em honra de Chefes de Estado, altos membros do Governo e Chefes de Missões Diplomáticas, os três últimos gêneros são mais recomendados. Também, os almoços e jantares sentados em geral envolvem um número de pessoas (cerca de 30 pessoas) menor que os demais gêneros, à exceção dos cocktails, que podem ser oferecidos a grupos pequenos.

RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações Os cocktails podem ainda ser classificados simples (apenas salgados, doces e bebidas), souper (que inclui um prato que de fácil serviço) e buffet (mais elaborado, com cardápio similar ao almoço ou jantar). As recepções do gênero buffet podem ser classificadas em buffet americano (com talheres) ou buffet sans fourchettes.(sem talheres). Acrescenta-se aos gêneros acima algumas outras recepções sociais, tais como o chá da tarde, o café-da-manhã, o brunch e o champagne às 11 horas.

ESCOLHA DO GÊNERO DA RECEPÇÃO: Fatores Relevantes Caráter oficial do motivo da recepção. Importância e relevância do acontecimento que motiva a recepção. Grau hierárquico e nível dos cargos e papéis sociais dos convidados. Grau ou nível funcional dos anfitriões e sua relação com o acontecimento. Recursos financeiros disponíveis. Espaço físico, instalações e serviços disponíveis. Respeito aos usos diplomáticos e costumes locais com prudência e bom senso.

ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS 1º - determinação da data, hora, local com planta baixa, número estimado de convidados, esquema da cerimônia, do tipo e do plano de mesa, traje, homenageados e duração da recepção. 2º - determinação da previsão orçamentária, contatos com empresas/ fornecedores e pesquisa de preços. 3º - elaboração da lista de convidados, reserva do local e contacto com os profissionais envolvidos. 4º - impressão dos convites, cartões de estacionamento, cartões de mesa, se necessário, e cartões para o guarda-roupa; preenchimento das sobrecartas, distribuição dos convites, com no mínimo 07 dias para almoços e jantares e um mês para casamentos e bailes. 5º - anotação das respostas aos convites. 6º - revisão das louças, talheres, copos, toalhas, bandejas, guardanapos; aluguel de utensílios e compra de materiais extras; aluguel de carros; reservas de passagens; revisão dos trajes dos anfitriões. 7º - organização do buffet ou do menu em quantidade, qualidade e variedades; providências para refrigerantes e bebidas. 8º - contratação de serviços de apoio.

ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS 9º - programação da decoração do ambiente. 10º - escolha dos músicos, fotógrafos e jornalistas, se for o caso. 11º - estudo da disposição das pessoas e dos serviços no ambiente. 12º - recebimento dos convidados na entrada, tendo o estacionamento e o guarda- roupas prontos para receber pessoas. 13º - cumprimento aos convidados à porta ou no alto da escada principal e ajuda dos auxiliares dos anfitriões. 14º - assistência ao convidado principal e às autoridades; acompanhamento; local de conversa; despedida e saída; acompanhamento até o carro na saída. 15º - circulação entre os convidados. 16º - providência do prato quente para atrasados e íntimos. 17º - terminalização da festa. 18º - agradecimento por flores e cumprimentos. 19º - agradecimento informal dos anfitriões às altas autoridades. 20º - agradecimento informal dos convidados aos anfitriões.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais Cordialidade e naturalidade são fundamentais nas recepções sociais. Evite o luxo e a ostentação, principalmente se você for o anfitrião. Preocupe-se sempre com o conforto e adequação do ambiente, com a qualidade e o bom senso. Escolha com equilíbrio os pratos e o tipo de serviço. Organize com criatividade e bom senso o menu/ cardápio. Os anfitriões devem sempre demonstrar organização, preparação antecipada e tranqüilidade no serviço. As bebidas devem ser escolhidas tendo em vista sua adequação, qualidade os rigores do seu serviço. Os acessórios e utensílios à mesa precisam estar rigorosamente limpos e arrumados; A montagem e decoração da mesa devem levar em conta a exigência, a harmonia e a variedade das cores e a adequação das flores e arranjos. No gênero buffet, os alimentos devem ser dispostos de forma que facilite o serviço. Com ou sem empregados, o serviço à mesa deve ocorrer segundo a ordem correta de precedência.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais A criatividade, a atualização e o uso da culinária local são fatores a serem valorizados, mesmo nas ocasiões mais formais. Os brindes e saudações só serão apropriados se forem curtos, corretos e sérios, pois a ironia e o humor podem causar problemas sérios. Convites para recepções devem ser respondidos o mais rápido possível e, uma vez confirmada a presença, atrasos e faltas podem gerar sérios problemas. Num jantar ou almoço de homens, o lugar de honra está à direita do anfitrião. Se for um jantar de casais ou a anfitriã também estiver presente, o lugar de honra é à sua direita. A anfitriã, por sua vez, deve sentar-se num lugar onde possa dirigir com discrição e eficácia o serviço. Quando há homens e mulheres presentes à mesa, busca-se sempre arrumar as pessoas com alternância de sexo e cônjuge, para permitir conversações mais vívidas e interessantes.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Estruturação de RH

RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Coquetel Party OBSERVAÇÕES: As bebidas em questão são coquetéis diversos, batidas, whisky e vinho branco. Esta tabela é para um serviço farto. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Salgados – Coquetel Party OBSERVAÇÕES: É preciso levar em conta a idade, o tipo de clientela e o horário do serviço. Esta tabela é para um serviço farto. No caso de coquetel seguido de jantar, este deve durar até 60 minutos. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Jantares OBSERVAÇÕES: O item (1) refere-se a jantares nos quais são apenas srvidos àgua sem gás, vinho branco., tinto e champagne. Os itens (2) e (3) referem-se a jantares nos quais são servidos apenas água, refrigerantes e cervejas. Os itens (4) e (5) referem-se a jantares nos quais são servidos água, vinho tinto e vinho branco. Se for usado apenas um tipo de vinho, as quantidades devem diminuir em 20% (320 mL) por pessoa. O champagne é servido no final, junto com a sobremesa. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

RECEPÇÕES SOCIAIS: Formato de Mesas para Banquetes

RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelo de Mise Em Place – Serviço a Francesa

RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelo de Mise Em Place – Serviço a Francesa

RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelos de Mise En Place – Serviço a Francesa

RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

RECEPÇÕES SOCIAIS: Tipos de Uniformes para Garçons & Barmen