Financiamentos Sustentáveis na Amazônia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NORMA DE EXECUÇÃO DE CAPACITAÇÃO E ATER
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Sistemas de Accountability
Conservação e desenvolvimento sustentável
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
Ministério do Meio Ambiente
SMMT Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Apoio à Agricultura Familiar
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Importância da Certificação
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Reestruturação do Incra Pré-proposta – junho de 2010 DE/GT.
Agência Goianésia (GO)
Valorização e Promoção de Negócios Sustentáveis Riscos e Oportunidades.
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Programa BB-Florestal
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Gestão Municipal da Habitação
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Pronaf Microcrédito Rural
Cenário Desejável  Leis Estaduais de ATER  Frentes Parlamentares nas AL dos Estados  Criação de uma Secretária de ATER no MDA  Extensionistas.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI /2011
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O que é:  Agencia do Governo do Estado que responde por :  Fiscalização;  Monitoramento e licenciamento.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
UMA ESTIMATIVA DAS DEMANDAS ADICIONAIS POR TERRAS NO BRASIL
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Programação 8h30 – Credenciamento 9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA
Política Nacional do Meio Ambiente
RELACIONAMENTO ENTRE BANCOS E MPES: PONTOS MAPEADOS Ambiente de Negócios com Micro e Pequenas Empresas Abril
São Paulo - SP 10 de agosto de 2010 Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica da Soja Brasileira 1.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
ATER MARCO LEGAL.
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
Introdução à Certificação Florestal
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
O Ordenamento Fundiário no Brasil
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
REFORMA AGRÁRIA E POLITICAS PÚBLICAS Junho de 2015 Brasília/DF.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Transcrição da apresentação:

Financiamentos Sustentáveis na Amazônia

Protocolo Verde Carta de princípios firmada por bancos oficiais - 1995 / 2008   Guia para a incorporação da variável ambiental na estrutura das instituições financeiras federais Condiciona o financiamento ao cumprimento das normas, padrões e critérios do CONAMA.

Princípios do Equador Financiamento de project finance acima de US$ 10 milhões   Critérios de avaliação: Condições de trabalho Poluição Segurança e saúde das comunidades Condições para aquisição de terra e reassentamento involuntário Preservação da biodiversidade e gerenciamento sustentável dos recursos naturais Impactos sobre povos indígenas Impactos sobre o patrimônio cultural

Resolução 3545 - Conselho Monetário Nacional Crédito rural no Bioma Amazônico   Condições de financiamento: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) vigente Declaração de inexistência de embargos vigentes a uso econômico de áreas desmatadas ilegalmente no imóvel Licença, certificado, certidão ou documento similar comprobatório de regularidade ambiental vigente do imóvel beneficiários do Pronaf - declaração individual do interessado beneficiários de reforma agrária - declaração fornecida pelo INCRA.

Limites

Acesso a crédito Dificuldade de acesso ao crédito por parte de empreendimentos de pequeno porte, em atividades agrícolas e não agrícolas. custos de transação   Modelos de finanças de proximidade

Instituições de microfinanças Modelos de finanças de proximidade Agente de crédito Produtor Instituições de microfinanças Empresas âncoras

Monitoramento Custos de avaliação e monitoramento de impactos aocioambientais de negócios de pequeno e médio porte Simplificação de procedimentos e a criação de novas metodologias de avaliação e monitoramento

Assistência técnica Falta de programas de assistência técnica e de assessoria para viabilizar acesso aos mercados Ampliação dos programas públicos   Cadeias de fornecimento de grandes empresas

Cadeias produtivas Grande complexidade das cadeias de produção na Amazônia   Mesas redondas setoriais (soja, dendê, pecuária, biocombustíveis, etc)