EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E DESAFIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Futuro do CFES Proposta para debate.
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Especialização em Educação a Distância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E DESAFIOS A EXPERIÊNCIA DO TEIA/FAE/UFMG LUCINHA ALVAREZ www.teiaufmg.com.br

OBJETIVOS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO TEIA As atividades nascem com objetivo de ser espaço de diálogo e troca de experiência entre aqueles que, em espaços, tempos, ofícios, propostas diversas, vão, coletivamente, construindo uma educação integral, direito de todos, conquista de uma cidadania plena.

EXIGÊNCIAS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO IR ALÉM DE ALGUMAS CONCEPÇÕES PRESENTES NA CULTURA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO ANTECEDE A ACÃO TEORIA ILUMINA A PRÁTICA ENSINO: CONTEÚDO + METODOLOGIA CONHECIMENTO: CULTURA ACADÊMICA EDUCAÇÃO DESCOLADA DAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA

ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO Espaços de interseção entre a prática e a teoria, entre cultura e política, com a participação em uma experiência social (Paulo Freire) Espaços de interseção entre culturas diversas: a diversidade como vantagem pedagógica (Emilia Ferreiro), a necessidade de uma epistemologia do Sul (Boaventura Sousa Santos) Espaços de interseção entre a utopia de um projeto de educação e as injustas e desiguais condições de vida dos coletivos populares (Paulo Freire, Miguel Arroyo)

EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NO CAMPO DA FORMAÇãO Programa Escola Integrada (SMED/PBH): PROEX, FAE, TEIA, OJ Monitores (alunos de graduação) Alunos de Pós Graduacão (GOSTEI) Professores Orientadores Equipe Coordenação Pedagógica (FAE) Encontros de Formação: Por área Coordenação Pedagógica e bolsistas de Pós (GOSTEI) Com todos os monitores e professores comunitários Com formadores do OJ e agentes culturais

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO FORMAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA CURSO DE ATUALIZAÇÃO/ APERFEIÇOAMENTO (distância) Módulos Fóruns Atividades de Cartografia 2013: GV, João Monlevade/Cel. Fabriciano, Confins

MÓDULOS: MetÁFORA DA VIAGEM GUIA DE VIAGEM: TEXTO BASE ULTRAPPASANDO FRONTEIRAS: PARA SABER MAIS

EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO FORMAÇÃO À DISTÂNCIA SEGUINDO AS TRILHAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA FLASHES DE VIAGEM: VIDEOS, MÚSICAS, OUTRAS MÍDIAS

EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO FORMAÇÃO PRESENCIAL CURSO TEIAS DE CIDADANIA 2010/2012/2013 ORGANIZADO EM MÓDULOS PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE 1.000 PARTICIPANTES

CURSO TEIAS DE CIDADANIA 2013: OCUPAR A CIDADE: UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MOVIMENTO Abertura ( 17/05/2013) Percursos Formativos (maio a setembro) Seminário Internacional (24 a 27/09/2013) Fórum 07 e 08/11/2013)

PERCURSOS FORMATIVOS: OCUPANDO ESPACOS DA CIDADE 04 encontros de 05 horas Intervenção urbana Brincadeiras Vídeo Novos profissionais da Educação Integral Fotocolagem Jornal e letramento Astronomia Gestão de território Museus/Espaçosculturais Corpo e Movimento

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: 24 A 27/09/2013

EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO MESAS DE DIÁLOGO CIDADE E INFANCIA CIDADE, JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO CIDADADES CRIATIVAS ESCOLAS, TERRITÓRIOS, CIDADES SUSTENTÁVEIS CIDADES CRIATIVAS EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO

TENDAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIA EXPERIÊNCIAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL SESSÃO DE PÔSTER

CURSO DE FORMAÇÃO DOS AGENTES CULTURAIS - PRONATEC Curso: Agente de Projetos Sociais - PRONATEC/FIC (Formação Inicial e Continuada) Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social Carga Horária: 200 horas/aula 4 turmas com 30 alunos cada (02 no 1º sem. e 02 turmas no 2º sem. de 2013) Organização: Observatório da Juventude (OJ/FAE/UFMG)

PESQUISAS 01 pesquisamonitoramento de experiência de Educação Integral (GV) 03 pesquisas nacionais 2013: Impactos do Mais Educação como indutor de política pública de Educação Integral (UFMG, UNIRIO, UFPA, UFPR, UFPE, UFG)

PESQUISAS NA PÓS GRADUAÇÃO DOUTORADO: 04 emandamento Infancia NovosEducadores SaberesLocais DireitoàEducação MESTRADO: 05 em andamento Família Territórios Educativos Experiência educativa dos sujeitos Universidade x Ed. Básica Relação ed. formal x ed. não formal 01 concluído: Juventude

PESQUISAS NA PÓS GRADUAÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Acompanhamento, sistematização e análise de práticas pedagógicase de gestão das experiências de Educação Integral nos municípios de MG, articulando as pesquisas de mestrado e doutorado relativas a essa temática, atuando na formação de profissionais envolvidos com experiências de Educação Integral na educação básica e ainda buscando contribuir na efetivação da Educação Integral em Tempo Integral como direito de crianças, jovens e adolescentes.

DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO: ENSINO DISCIPLINAS NA PÓS: 2012 e 2013 2013: reflexões sobre as pesquisas produzidas sobre Ed. Integral DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO: 2012: Optativa na Licenciatura 2013: Optativa na Pedagogia e Licenciatura

AVANÇOS FORTALECIMENTO DO TEIA Construção de uma identidade do grupo de estudantes da UFMG envolvidos na Educação Integral (TEIA conta com mais de 60 participantes (estudantes de graduação e Pós – diversas áreas, professores da Ed. Básica, prof. universitários,...) Articulação com outros grupos de pesquisa e extensão da FAE (Observatório da Juventude) e outras Universidades ( UFPA:Teia Amazônica), UFPR, UNIRIO, UFPE, UNB Articulação com as Redes Municipais de Educação (Região Metropolitana de BH, Governador Valadares,...)

DESAFIOS Constituir o Fórum de Ed. Integral de Minas Gerais) Criar/fortalecer os Comitês de Educação Integral em Minas Gerais Pesquisa +E: somente 39% dos respondentes de MG disseram existir o Comitê Territorial do Mais Educação (em PE e RJ, 83% responderam afirmativamente e no RS, 68%) Influenciar/interferir na cultura da universidade para democratizá-la, de modo a acolher e assumir o debate da Ed. Integral Não há uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia que discuta a Educação Integral