Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Estruturas de Mercado
Advertisements

Análise Microeconômica FACCAT
Empresas em Mercados Competitivos
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Indústria - I Prof.: Nobre.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Teoria da Produção 1.
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dra. Jaqueline Mallmann Haas Prof.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Diferenciação de Produtos
Economia e Gestão Financeira
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Aula Tópicos Especiais Gestão Estratégias de Custos e Mercados
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Faculdade Pitágoras (U. Barreiro) Curso de Ciências Contábeis
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO
PREÇO.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Prof. João Carlos Bragança
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
Regra da oferta do monopolista
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
Produção Aula 8.
11/12/ MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 1.
Cézar Augusto Lins de Andrade
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
A empresa, a organização do mercado e o desempenho Aulas 1 e 2 Márcia A.F. Dias de Moraes 16 e 17/02/2016 Les 590 Organização Industrial.
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Cap 26 – Demanda por Fatores. Sumário Regra geral Caso 1: monopólio no mercado de produtos Caso 2: monopsônio no mercado de insumos.
Transcrição da apresentação:

Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira Prof. Ricardo F. Rabelo IEC - PUC - MINAS

CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA - Tipo de Mercado em que há Grande Número de Empresas, de forma que cada empresa , isoladamente, não consegue afetar os níveis de oferta e o preço de equilíbrio. - Premissas: Produtos Homogêneos. Não existem barreiras à entrada de novas firmas. Informações Transparentes .

ESTRUTURAS DE MERCADO

CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA Características: Não Há Lucros Extraordinários no Longo Prazo, Lucros normais de Curto Prazo . Longo Prazo: Receita Total = Custo Total Lucros extraordinários atraem novas empresas para o mercado, terminando por extingui-los.

Monopólio Tipo de Mercado em que há uma única Empresa que é responsável por toda a Oferta , não havendo concorrência Premissas: 1) Produtos Heterogêneos. 2) Não existe possibilidade de entrada de novas firmas. 3) Informações Monopolizadas . Permanência de Lucros Extraordinários mesmo a Longo Prazo.

Barreiras à Entrada de Novas Firmas:  Monopólio Puro ou Natural - Empresa pode cobrar preços baixos (Economias de Escala e Custo Unitários Baixos) – impedindo entrada de novas firmas.  Elevado Volume de Capital Patentes  Controle de Matérias- Primas Básicas  Monopólios Institucionais ou Estatais

OLIGOPÓLIO PEQUENO NÚMERO DE EMPRESAS QUE DOMINAM A OFERTA DE MERCADO O MERCADO PODE SER CONSTITUIDO POR POUCAS EMPRESAS OU MUITAS. CARACTERÍSTICAS - QUANTIDADES OFERTADAS E PREÇOS SÃO FIXADOS PELAS EMPRESAS EM ASSOCIAÇÃO; - EMPRESAS DISCUTEM CUSTOS, MAS NÃO ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E DE MARKETING; - EMPRESA LÍDER - FIXA PREÇO - EMPRESA SATÉLITE - SEGUE O PREÇO

OLIGOPÓLIO  INTERPRETAÇÕES - NEOCLÁSSICA - MONOPOLISTA MAXIMIZA LUCROS - ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL - MAXIMIZA MARK-UP - MARK-UP = RECEITA DE VENDAS - CUSTOS DIRETOS VARIÁVEIS

OLIGOPÓLIO - MODELO DE MARK-UP: P = ( 1+M)*C ONDE P = PREÇO C= CUSTO M = PORCENTAGEM SOBRE CUSTOS DIRETOS - TEORIA DO MARK - UP - EMPRESAS NÃO CONSEGUEM PREVER A DEMANDA (RECEITAS) , ENTÃO MANIPULAM OS CUSTOS. - NEO-CLÁSSICA - EMPRESAS BUSCAM LUCRO MÁXIMO, MAS CONHECEM A RECEITA (RMG=CMG)

CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA - NUMERO RELATIVAMENTE GRANDE DE EMPRESAS COM ALTO PODER CONCORRENCIAL - MARGEM DE MANOBRA PARA FIXAÇÃO DOS PREÇOS NÃO MUITO AMPLA (EXISTEM SUBSTITUTOS)

ESTRUTURAS DE MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO A) CONCORRÊNCIA PERFEITA B) MONOPSÔNIO - UM COMPRADOR OLIGOPSÔNIO -POUCOS COMPRADORES COM DOMÍNIO DE MERCADO. C) MONOPÓLIO BILATERAL - UM MONOPSONISTA NA COMPRA DE UM FATOR DE PRODUÇÃO DEFRONTA-SE COM UM MONOPOLISTA NA VENDA DESTE FATOR

ESTRUTURAS DE MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO DETERMINAÇÃO DE PREÇOS DEPENDE NÃO SÓ DE FATORES ECONÔMICOS , MAS DO PODER DE BARGANHA DE AMBOS. - EMPRESA A ---> COMPRA AÇO - EMPRESA B ----> VENDE AÇO

AÇÃO GOVERNAMENTAL E ABUSOS DO MERCADO OBJETIVO: IMPEDIR OU REDUZIR A IMPERFEIÇÃO DA CONCORRÊNCIA DE MERCADO. ÍNDICE : PARTICIPAÇÃO DAS 4 MAIORES EMPRESAS DE UM MERCADO DE UM RAMO DE ATIVIDADE SOBRE O TOTAL FATURADO.