INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPERAÇÕES DE BOLSA A B o l s a d o B r a s i l Ricardo Pinto Nogueira
Advertisements

Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
A Fiscalização e a Auditoria nas operações realizadas na BOVESPA
Regulação do mercado de valores mobiliários Onde estamos: Onde estamos: Por que é importante para o Estado regular o mercado de valores mobiliários? Por.
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 5ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”


Questões sobre SFN.
Mercado Secundário de Ações

Poupança e Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (7)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado de Capitais Brasileiro
Introdução às Finanças Corporativas
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
$ Jogo do Milhão.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
BOVESPA – Home Broker.
Sistema Financeiro.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
6 - Mercado de Capitais: Componentes, processos e negociações.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Introdução à Macroeconomia
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Aula 2 de Mercado de Capitais
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
Mercado Secundário de balcão e bolsa.
Mercado do Títulos Público
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
Mercado de Capitais.
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
SOCIEDADE ANONIMA.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10

Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mercado Financeiro e Investimentos
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
AÇÕES Mercado de Capitais
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade V Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Comissão Valores Mobiliários. O que é CVM ? A CVM é orgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministéria da Fazenda.
Transcrição da apresentação:

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Ana Carolina Graça de Farias Diogo Jorge dos Santos Marcelo Estácio Silvestre Gonçalves

Instituições Financeiras BOVESPA BVRJ BM&F Nova Bolsa SOMA CVM CBLC Agências de Rating

BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo O que é ? É a bolsa oficial do Brasil, sendo o maior centro de negociação com ações da América Latina e a oitava maior bolsa do mundo. Formas de Negociações - Mercado a Vista (Compra e Venda de Ações) - Mercado a Termo - Mercado de Opções - Mercado Futuro de Ações

BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo Fatos - Pioneira na introdução de operações com opções no Brasil. - No fim da década de 90, são lançados os serviços Home Broker e After-Market. - Na década de 2000, a Bovespa passa a concentrar toda a negociação de ações do país. - Em 2005, ocorre o fim do pregão viva-voz e a Bovespa se torna uma bolsa totalmente eletrônica. - Em março de 2008, a BM&F e Bovespa se uniram para formar uma nova bolsa.

BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo Mercado de Bolsa X Mercado de Balcão Organizado Mercado de Bolsa - os negócios e os participantes diretos são supervisionados pela Bolsa. Nele atuam como intermediárias as Corretoras de Valores. Mercado de Balcão - há a presença da entidade auto-reguladora exercendo a supervisão dos negócios. Nele atuam como intermediários não só as Corretoras de Valores, mas também Distribuidoras de Valores e Bancos de Investimento.

BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro Histόria - Foi a primeira bolsa em entrar em operação no Brasil. - Em 1989, Naji Nahas quebra a Bolsa do Rio. - A partir de 2000, com a transferência da negociação com ações para a Bovespa, ela passou a negociar apenas títulos públicos. - Em 2002 foi adquirida pela BM&F e passou a apenas a negociar títulos imobiliários e leilões.

BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro Algumas ações que eram negociadas na BVRJ

BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros O que é ? É a maior bolsa brasileira, na qual negociam-se contratos de mercadorias (principalmente commodities) e derivativos, a vista ou para pagamento futuro. Formas de Negociações - Mercado a vista: Ouro e Dόlar; - Mercado Futuro: Ibovespa, Dόlar, Taxa de Juros, Café, Açúcar, Soja, Gado e Milho; - Diferentemente da Bovespa, não negocia ações.

BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros

BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros Pregão

BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros Cada operador possui seu próprio telefone-sem-fio, para manter contato com as mesas de operações de suas Corretoras. Há um terminal de vídeo em cada posto de negociação, exibindo a evolução das transações registradas no sistema. Os terminais de consulta fornecem as últimas cotações dos mercados da BM&F, inclusive do Índice Bovespa a vista. O painel eletrônico exibe as cotações em tempo real transmitidas via sistema de viva voz. Também apresenta ofertas de compra e de venda.

BM&FBOVESPA Nova Bolsa O que é ? - A integração da BOVESPA com a BM&F deu origem à BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. - A nova companhia nasce como a terceira maior Bolsa do mundo e líder de mercado na América Latina. - Um modelo de negócios totalmente integrado - ações, derivativos, ativos e câmbio - e um sistema de custódia completo.

SOMA Sociedade Operadora de Mercado de Ativos O que é? - Administra o Mercado de Balcão Organizado no Brasil. Mercado de Balcão - Mercado de Títulos e Valores Mobiliários realizado pelas instituições financeiras fora da bolsa de valores, mediante meios eletrônicos. É dito organizado quando as instituições que o administram criam um ambiente informatizado e transparente de registro ou de negociação e têm mecanismos de auto-regulamentação.

SOMA Sociedade Operadora de Mercado de Ativos Particularidades da SOMA - Destina-se a negociação de ações de empresas de menor liquidez não registradas nas bolsas de valores. - Funciona como um "pré-vestibular" para empresas que pretendem ter suas ações negociadas nas bolsas de valores. - Podem ser negociadas ações, debêntures, e demais títulos e valores mobiliários de emissão de companhia aberta. - Principais vantagens: menor custo e menores exigências.

CVM Comissão de Valores Mobiliários O que é? É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda com poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de valores mobiliários. Atribuições Registro de companhias abertas; Registro de distribuições de valores mobiliários; Credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários;

CVM Comissão de Valores Mobiliários Organização, funcionamento e operações das bolsas de valores; Negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; Administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; Suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; Suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores.

CVM Comissão de Valores Mobiliários Objetivos Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

CVM Comissão de Valores Mobiliários Assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

CBLC Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia Funções - Liquida operações realizadas no âmbito da Bovespa, da BVRJ e da SOMA. - Atua como depositária central de ações e de títulos de dívida corporativa, mantendo Contas de Custódia individualizadas. Agentes de Custódia - São Bancos, Corretoras, Distribuidoras, Seguradoras e outras. - Responsáveis pela abertura, administração e movimentação das Contas de Custódia dos investidores, seus clientes.

CBLC Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia Agentes de Compensação - São Bancos, Corretoras e Distribuidoras. - Responsáveis pela liquidação das operações dos investidores, seus clientes. Exemplos de Agentes de Custódia e Compensação

Agências de Rating Notas de Crédito O que fazem? - Oferecem opiniões independentes sobre a capacidade de o emissor de um ativo honrar seus compromissos financeiros. - Atribuem os Ratings não apenas a países, mas também a empresas, municípios, bancos, seguradoras, etc. - Há a possibilidade das notas obtidas serem perdidas. Principais Agências

Agências de Rating Notas de Crédito Notas da Fitch * A pedido dos clientes contratantes, os ratings obtidos podem ficar confidencial. Categoria Nota O que significa Grau de Investimento AAA Total capacidade de pagar as dívidas no prazo. Nível mais alto. AA Alta capacidade de honrar compromissos financeiros. A Boa capacidade de pagar as dívidas, mas suscetível a mudanças na conjuntura. BBB Boa condições financeiras, mas não tão protegidas contra choques. Grau Especulativo BB Menos vulnerável a curto prazo, mas com incertezas em relação ao futuro. B Consegue pagar suas dívidas, mas é vulnerável a mudanças nas condições econômica. CCC Muito vulnerável, depende de condições econômicas extremamente favoráveis para conseguir honrar seus débitos. CC Altamente vulnerável. C À beira do calote. RD Deixou de efetuar pagamentos devidos de algumas mas não todas as suas obrigações financeiras relevantes D Inadimplência.

Referências www.bovespa.com.br www.bvrj.com.br www.bmf.com.br www.cvm.gov.br www.cblc.com.br http://www.shopinvest.com.br/ http://www.fitchratings.com

OBRIGADO !