Administração Geral - Aula 05

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Teorias contemporâneas da administração
Sistema de Informação Gerencial
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Teoria dos Sistemas.
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria Contingencial da Administração
Teoria dos Sistemas Abertos
Contabilidade Sistemas de Informação
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
Teoria da Contingência
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO
1 - Sistemas Administrativos
UESPI Universidade Estadual do Piauí Gestão Hospitalar
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Contingencial
Abordagem Contingencial
Abordagem Sistêmica da Administração
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica
O contexto em que as empresas operam
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Escola Clássica Taylor e Fayol
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
CAPÍTULO 14 Pensamento Sistêmico.
Teoria de Sistemas.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Abordagem Contingencial da Administração
Teoria geral da administração
Teoria dos Sistemas Prof. Carlos Magno.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Teoria Geral de Sistemas
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Teoria Geral dos Sistemas
ABORDAGEM SISTÊMICA DE ADM Prof. Ms. Adriano Rosa - FATEC GT
TEORIA DE SISTEMAS   .
Estruturas de Administração de Projetos
Estruturas Organizacionais
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
Pensamento Complexo.
Organização – conceitos introdutórios
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Introdução ao Planejamento
TEORIA das CONTINGÊNCIAS
Teoria da Contingência
A Liderança e seus Conceitos
Análise Estrutural do Turismo
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Capítulo 7 Direção.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Abordagem Contingencial da Administração
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

Administração Geral - Aula 05 Teoria dos Sistemas Teoria Contingencial

Pensamento Sistêmico: Complexidade: é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. É a condição normal que as organizações e os administradores devem enfrentar. Quanto maior o número de problemas e variáveis, mais complexa é a situação. De acordo com o pensamento sistêmico, tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos. Situações Complexas: A maioria dos problemas e situações é resultado de muitas causas. Problemas complexos da sociedade moderna Organizações envolvidas em problemas complexos

A idéia de sistema: - Sistema é um todo complexo ou organizado, é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo é um sistema Estrutura dos sistemas: Entrada – processo – saída Sinergia: é a palavra que indica a noção de que o todo é maior que a simples soma de suas partes.

Teoria geral dos sistemas: Foi desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy. Ele observou, nos anos 30, que a ciência se acostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla ou holística - Sistemas abertos: não sobrevivem sem fazer trocas de energia com seu ambiente. Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. Dois subsistemas: técnico e social. Ambiente: é necessário entender qual o seu ambiente e qual o seu papel dentro dele. Objetivos: Qual é a finalidade do sistema? Que critérios ou indicadores se utilizam para avaliar a eficácia do sistema? Quem são os clientes ou usuários do sistema?

Componentes Processo Administração e Controle: o objetivo deste sistema é garantir a realização dos objetivos. O controle inspira-se no princípio do feedback, que produz a informação necessária para que o sistema seja capaz de regular seu próprio funcionamento.

Abordagem Contingencial: - A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. - Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições.

AMBIENTE O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu meio. Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável.

Para lidar com a complexidade ambiental as organizações selecionam seus ambientes e passam a visualizar o seu mundo exterior apenas nas partes escolhidas e selecionadas desse conjunto. As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria o contexto ambiental. Isso significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações.

AMBIENTE GERAL AMBIENTE DE TAREFA É O AMBIENTE GENÉRICO E CONSTITUÍDO DE UM CONJUNTO DE CONDIÇÕES COMUM A TOAS AS ORGANIZAÇÕES. AMBIENTE DE TAREFA É O AMBIENTE DE OPERAÇÕES DE CADA ORGANIZAÇÃO.

TECNOLOGIA Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. Sob o ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas (know-how) constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos ou serviços.

TECNOLOGIA DEMOLIDORAS: QUE APRESENTAM CARACTERISTICAS INOVADORAS E QUE SUBSTITUEM RAPIDAMENTE AS TECNOLOGIAS EXISTENTES POR SEREM MAIS BARATAS E FÁCEIS DE USAR. TECNOLOGIA DE SUSTENTAÇÃO: QUE PROPORCIONAM UM MELHOR DESEMPENHO AOS PRODUTOS JÁ EXISTENTES