Avaliação Educacional Externa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Advertisements

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
REFLEXÕES SARESP/2012 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados da Avaliação
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
As avaliações e bases de dados do INEP
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
III CONAVE – Congresso Nacional de Avaliação em Educação
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Apropriação dos Resultados
Avaliação do Desempenho Escolar
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Oficina de Apropriação de Resultados
MAPA DE HABILIDADES.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Fundamentos da Avaliação em Larga Escala
Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h
Transcrição da apresentação:

Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Wagner Rezende Silveira

O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

Tipos de Avaliação Pequena escala Larga escala Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

Diferença entre: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Interna/Escola Avaliação Externa/Sistemas Processo da aprendizagem Desempenho dos alunos Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Testes de proficiência Questionários contextuais TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia no que podemos fazer com os resultados. Mas, tanto na avaliação interna quanto na externa, como avaliar(?) e o que fazer com a avaliação(?) são duas discussões diferentes. A primeira se remete à especificações da ferramenta e, a segunda, ao melhor uso dessa ferramenta.

Contribuição da avaliação em larga escala 4. Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo. 3. 2. 1.

Vantagens de um sistema próprio de avaliação Por quê? -Objetivo - Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação)

Outra importante vantagem Resultados Transversais, ou Longitudinais, por diferentes níveis. Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

Como funciona a avaliação em larga escala?

O que é avaliado?

Matriz de Referência

Como os testes são montados? Distribuídos em vários cadernos Itens Organizados em blocos

Alternativas de reposta O item e suas partes Enunciado Suporte Comando Gabarito Alternativas de reposta Distratores

O item

O item

Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

CCIs de itens com diferentes parâmetros de dificuldade: quanto mais difícil é o item, mais ele se desloca para a direita, na direção dos maiores níveis de habilidade.

Vantagens desta metodologia A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

Como os valores de proficiência são gerados? Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa... Dormir com pés para fora da cama Alcançar prateleira superior Alcançar malas no bagageiro 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m ... podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

Como os valores de proficiência são gerados? Embora mais complexo, o processo de avaliação do desempenho é o mesmo. Como há uma certa progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordernar estas habilidades segundo sua complexidade e criar uma ‘régua’ para estimar o desempenho. Esta régua pode se estender para além de um ano ou etapa escolar, abrangendo o conteúdo curricular do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, como é feito atualmente pela escala SAEB. Dessa forma, é possível comparar não só resultados de alunos dentro da mesma série, mas também a progressão dos mesmos ao longo de todo o seu aprendizado.

Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

Outras dimensões avaliadas

Outras dimensões avaliadas Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares Fatores socioeconômicos Gestão e administração Fatores familiares Prática pedagógica Fatores individuais Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

Ilustrando o nosso desafio

Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Wagner Rezende Silveira