Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerção. Comportamento operante Resposta produz alterações no ambiente conseqüências alteram a probabilidade de emissão futura da resposta REFORÇAMENTO.
Advertisements

As conseqüências do responder Reforçamento e Controle aversivo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Condicionamento operante II
Medidas de pobreza que tem como base a abordagem ‘monetária’ para definir pobreza Aula com base no capítulo 9 de “Distribuição de Renda – Medidas de Desigualdade.
ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
Mente automaticamente aceita a heurística de forma natural e confortável Necessidade de simplificar o mundo Simplificação da realidade Perda de qualidade.
O PODER DA TRANSFORMAÇÃO Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo.
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
Dilemas Éticos. O que é Ética? 1. parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento.
Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Introdução à prática da
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
Mensagem Chico Xavier                     Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou,
Princípios Bíblicos na Educação de Filhos
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO (CONDICIONAMENTO CLÁSSICO)
Imunização – ativa e passiva
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
Pesquisa em Psicologia
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Uma análise funcional do comportamento verbal
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ELETROSTÁTICA Cap. 11.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Vinícius Ferreira – Cel.:
Evolução Seleção Natural.
Regras e Auto-Regras.
Prof. Eduardo Bezerra (CEFET/RJ)
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
“As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”
Explorando o futuro mediante o fazer
Reforços.
SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO
Teorias da Dinâmica Capitalista
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
Aula 7 Processos Patológicos e a Assistência de enfermagem
Psicologia Geral Prof. MS. Gerson Heidrich
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
Entendendo a Pressão Alta.
Mensagem Chico Xavier Nasceste no lar que precisavas,
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS
Eletromagnetismo – Aula 2
Relação Terapêutica, e Ética na Terapia Comportamental
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
Custos para planejamento e controle
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Entendendo a Pressão Alta.
Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
Mensagem Chico Xavier                     Nasceste no lar que precisavas,                 Vestiste o corpo físico que merecias,                    
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Evolução Seleção Natural.
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
O QUE É Ideologia de Gênero
Mensagem Chico Xavier                     Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou,
Mensagem Chico Xavier Nasceste no lar que precisavas,
Entendendo a Pressão Alta.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Neurociências: Passado, Presente e Futuro
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Mensagem Chico Xavier Nasceste no lar que precisavas,
Transcrição da apresentação:

Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA

Controle aversivo O controle é aversivo porque o indivíduo se comporta para que algo não aconteça, para subtrair um estímulo do ambiente ou para fazer com que ele nem mesmo ocorra. O controle aversivo diz respeito à modificação na freqüência do comportamento utilizando-se do REFORÇO NEGATIVO,PUNIÇÃO POSITIVA e NEGATIVA e ESTÍMULOS AVERSIVOS Eles reduzem a freqüência do comportamento que os produzem (PUNIDORES POSITIVOS), ou que aumentam a freqüência do comportamento que os retiram (REFORÇADORES NEGATIVOS).

PUNIÇÃO É um tipo de conseqüência do comportamento que torna sua ocorrência menos provável, com base no princípio de que quem é PUNIDO apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento. Pode ser: Punição Positiva: é uma contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estimulo aversivo que reduz sua probabilidade de ocorrências futura. Ex: Uma criança introduz uma haste de metal na tomada e leva um choque. O choque é umestímulo aversivo que diminuirá a possibilidade desse comportamento voltar a ocorrer.

Punição Negativa: é uma contingência em que a conseqüência de um comportamento é a retirada de reforçadores de outro comportamento. Essa conseqüência tornará o comportamento menos provável futuramente. Ex: Se Não comer todo almoço, não poderá jogar vídeo game, o que diminui a possibilidade da criança deixar de almoçar tudo da próxima vez. Jogar vídeo game é o estimulo reforçador retirado devido ao comportamento de não almoçar tudo. Com a quebra da contingência punitiva, é natural que o comportamento volte a ocorrer, e o reforço deve ser mantido. Para isso é preciso que o organismo se exponha outras vezes às contingências para que discrimine a mudança percebendo que o estímulo punidor não é mais contingente ao comportamento.

Fuga Comportamento de Fuga: é uma fuga quando um estímulo aversivo está no ambiente e esse comportamento retira o estímulo aversivo do ambiente. São comportamentos de fuga aqueles em que um estímulo aversivo está presente no ambiente no momento em que o comportamento é emitido e em que a conseqüência produzida por ele é a retirada do estimulo aversivo do ambiente. Ex: A mãe reclama com o filho que ele não está levando os estudos a sério, e o filho começa apassar mais tempo no quarto dizendo estar estudando (ESTÍMULO REFORÇADOR NEGATIVO) para que a mãe pare de reclamar.

esquiva Comportamento de Esquiva: é uma forma de evitar ou adiar o contato com um estímulo aversivo. O estímulo aversivo não está no ambiente e o comportamento de esquiva faz com que esse estímulo não apareça ou demore a aparecer. São comportamento de esquiva, aqueles em que um estímulo aversivo não está presente no ambiente no momento em que o comportamento é emitido, e suaconseqüência é o atraso ou cancelamento do contato com o estímulo aversivo. EX: O filho passa mais tempo no quarto dizendo que está estudando para q a mãe não reclame que ele não está se dedicando pouco aos estudos (ESTÍMULO REFORÇADOR NEGATIVO).

Bibliografia “Ciência e Comportamento Humano” – B.F Skinner – Capítulos XI e XII