FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Drágeas, Cápsulas e Supositórios
Advertisements

Noções sobre medicamentos
ATENDENTE DE FARMÁCIA Professor Vaniscley Henicka Farmacêutico
Formulações e Formas Farmacêuticas
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
Biofarmácia Curso de Farmácia
FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS.
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Conceitos de Farmacotécnica
AÇÃO MEDICAMENTOSA. Introdução Medicamento: qualquer produto natural ou sintetizado, que quando administrado tem por objetivo amenizar ou eliminar um.
Formas Farmacêuticas.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
ESTUDO DAS DISPERSÕES
Professora Letícia R. K. Hess 1.
FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA Prof.ª Rosemilia Cunha.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Cápsulas Definição Preparações farmacêuticas constituídas por um invólucro de natureza, forma e dimensões variadas, contendo substâncias medicinais sólidas,
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Métodos Hormonais.
Suspensões Luiz Fernando Chiavegatto.
A digestão humana Sistema digestório.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Soluções, Suspensões e Colóides
Extração Líquido-Líquido
Funções Químicas Base.
Base Ana Clara, Sarah G..
Substâncias e Misturas
Conceitos Importantes em Farmácia
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Formas Farmacêutica Sólidas
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Substâncias e Misturas
Vias de administração e influência da absorção de fármacos
Cálculo de Medicação Enfª Fabiana Chagas.
Formas Farmacêuticas Líquidas
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA - DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA CARBOPOL 940.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
FITOMEDICINA em ODONTOLOGIA
1 - Fitoterapia.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Cálculo de Medicamentos Profª Vanilsse Negrão de Toledo.
FARMACOLOGIA A Farmacologia pode ser definida como o estudo da atividade biológica de substâncias químicas na matéria viva. Uma substância tem atividade.
Professora/Enf.: Elizabeth Batista. INTRODUÇÃO Á FARMACOLOGIA.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Soluções.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Extração Líquido-Líquido
DELINEAMENTO DE FORMAS FARMACÊUTICAS
Prof. Álisson D. Fraporti
Extração Líquido-Líquido
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
Cápsulas Definição Preparações farmacêuticas constituídas por um invólucro de natureza, forma e dimensões variadas, contendo substâncias medicinais sólidas,
Supositórios Supositório retal – Supositórios Supositório Vaginal - Óvulos Supositório Uretal - Velas.
FORMAS FARMACÊUTICAS 1. RESULTANTE DA MISTURA DE SUBSTÂNCIAS ADEQUADAS, COM FINALIDADES TERAPÊUTICAS.  MANEIRA COMO OS MEDICAMENTOS SE APRESENTAM PARA.
FORMAS FARMACÊUTICAS Atendente de Farmácia, Drogarias e Consultório Médico Prof. Cláudio Luís Venturini| Centrus Cursos.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Cálculos e conceitos em farmacologia Prof.ª Ariani e Prof.º George.
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
INSTITUTO MEDIO POLITECNICO A. GUEBUZA Resultado de Aprendizagem 1 Tema: Termos associados com os sistemas do corpo e suas funções orgânicas. eng. Adelino.
 Curso Atendente de Farmácia  Prof. Farm. Vaniscley Henicka INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS

Droga: designa a substância ou matéria da qual se extrai ou com a qual se prepara determinado medicamento. “ Substância ou matéria prima que tem finalidade medicamentosa ou sanitária” Decreto n° 79.094/1977 Fármaco: uma substância única, orgânica ou inorgânica, de composição conhecida . É a droga – medicamento de estrutura bem conhecida.

“É o fármaco ou droga na sua forma farmacêutica.” Medicamento: produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnostico( Decreto 79.094/1977); “É o fármaco ou droga na sua forma farmacêutica.” Remédio: qualquer ação ou substancia que sirva para tratar o doente. Ex. Massagem. "Remédio tem um sentido mais amplo que medicamento. O remédio compreende tudo que é empregado para a cura de uma doença...

Formas Farmacêuticas Um fármaco só se torna um medicamento quando está na FORMA FARMACÊUTICA adequada para o emprego terapêutico. Definição: Maneira como as drogas se apresentam para o uso. ATENÇÃO: De acordo com a forma farmacêutica, têm-se a via de administração.

Formas Farmacêuticas Permite que o P.A. faça parte de um formulação ao lado de uma ou mais substancias não medicinais(adjuvantes: preservar, colorir, melhorar o sabor: permite melhor eficiência do agente medicamentoso). Vantagens: 1- Possibilita doses exatas dos agente medicamentosos; 2- Proteção da droga contra a influencia do suco gástrico: DRAGEAS

3- Proteção contra a influencia do oxigênio e umidade: COMPRIMIDOS RECOBERTOS, AMPOLAS. 4- Mascarar odor ou sabor desagradável da droga: DRAGEAS, XAROPES DE SABOR AGRADAVEL. 5- Apresentar formas farmacêuticas liquidas de substâncias que sejam insolúveis em veículos habituais: SUSPENSÕES 6- Apresentar preparações liquidas de substâncias solúveis nos veículos habituais: SOLUÇÕES 7- Fornecer ação prolongada ou continuada da droga, através de uma forma de liberação prolongada: COMPRIMIDOS, CAPSULAS.

8- Proporcionar ação adequada da droga através de administração tópica: CREMES, SOLUÇÕES NASAIS E OTOLOGICAS. 9- Facilitar a colocação da droga em um dos orificos do corpo: OVULO E SUPOSITORIO 10- Facilitar a deposição de drogas na intimidade dos tecidos do corpo: INJEÇÕES 11- Proporcionar adequada da droga através da terapêutica inalatória: AEROSOIS

Classificação das formas Farmacêuticas Formas Farmacêuticas Magistrais  são aquelas cuja fórmula é de autoria do clínico. Formas Farmacêuticas Oficinais  são aquelas cuja fórmula e técnica encontram-se inscritas e descristas nas Farmacopéias em Formulários. Especialidades Farmaceuticas encontram-se preparadas e embaladas, apresentam nome fantasia ou DCB da substância ativa de sua formulação.

Classificação das Formas farmacêuticas Formas farmacêuticas sólidas: comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas e supositórios : VIA ENTERAL; pós, óvulos: VIA PARENTERAL . Formas farmacêuticas líquidas: soluções, xaropes, suspensões, emulsões, elixires, loções, linimentos, enemas, óleos medicinais, chás ou infusões. Formas farmacêuticas SEMI-SOLIDAS: pastas, pomadas, cremes: Destinadas à aplicação sobre a pele e mucosas, visando ação local ou penetração percutânea.. Formas especiais: géis, Aerossóis, pensos transdérmicos, ampolas, sprays.

Forma Física: Sólida Comprimidos  São FF discóides e obtidos pela compressão de um pó cristalino ou de um granulado( substâncias ativas, excipientes e outros adjuvantes). Podem ser adm via oral. Comprimidos efervescentes; Cada unidade contém uma dose determinada do fármaco, uso oral, sublingual Cápsulas  São pequenos invólucro alongado, geralmente de gelatina que contém a substância ativa na forma de pó, granulado ou solução. Tem forma cilíndrica e são formados por duas partes que se encaixam. Gastro-resistentes.

Forma Física: Sólida Drágeas  São comprimidos revestidos por uma substância de modo a evitar a sua fácil desagregação, para: Proteger a substância ativa da umidade e luz, Ocultar características organolépticas indesejáveis; Facilitar a ingestão; Proteger o p.a da destruição estomacal. Pós  São substâncias medicamentosas separada por dose individual/divididas para facilitar a administração, Obs: Devem ser bem protegidos da umidade e abrigo da luz Mucato de Isometepteno - Dipirona Sódica - Cafeína Anidra: analgésico e antiespasmódico no alívio das dores provenientes das enxaquecas e cólicas menstruais.

Pastilhas: são pequenos discos que contém um fármaco numa base aromatizada. Devem ser completamente dissolvidos na boca, para que assim se liberte o fármaco. Normalmente exercem o seu efeito terapêutico na mucosa oral. Tirotricina + associações: Associação concentrada de antibiótico, anestésico local e agentes antissépticos, balsâmicos e vitamina C. Indicada nas infecções da boca e garganta tais como: amigdalites, estomatites, faringites e gengivites.

Forma Física: Sólida Óvulos  São preparações destinadas a serem introduzidas na vagina. Os excipientes mais utilizados são gelatina glicerinada (subst. hidrossolúveis). Supositórios São formas farmacêuticas de base firme, onde pode ser moldada para introdução em um orificio do corpo. Possui forma cônica, destinadas a serem inseridas no reto, onde devem desintegrar-se ou fundir -se a temperatura do organismo, liberando o farmáco e exercendo efeito local ou sistêmico. Os excipientes mais utilizados são manteiga de cacau (subs. lipossolúvel) ou gelatina glicerinada polietilenoglicois (subst. hidrossolúveis).

Forma Física: Pastosas Pastas  São FF espessas devido a grande quatidade de pó insolúvel que veiculam. Ação protetora

Forma Física: SEMI-SOLIDAS Cremes  São um tipo de FF em que o excipente utilizado é uma emulsão do tipo água/óleo (creme). Óleos emulsionados em 60 a 80% de água, de modo a formar um líquido espesso ou um sólido mole . emulsões semi-sólidas em gral menos viscosas e mais suaves que as pomadas, possui também um caráter não gorduroso. Pomadas  São preparações de consistência mole, destinadas a serem aplicadas externamente. Preparações semi-sólidas numa base gorda como a lanolina ou a vaselina. Completa ou moderadamente absorvidas pela pele Aumentam a absorção do fármaco São o veículo mais eficaz para a absorção de fármacos pela pele.

Formas farmacêuticas líquidas Soluções : São preparações que contém um ou mais fármacos dissolvidos em água, podendo ser administrados por via enteral ou parenteral. Toda solução tem duas partes: SOLUTO: substancia dissolvida. SOLVENTE: subs. geralmente um liquido, no qual o soluto é dissolvido. SOLUÇÕES DE USO ORAL (uso enteral): Por via oral, temos soluções orais e gotas. Ex: Dipirona; SOLUÇÕES DE USO CONJUNTIVAL SOLUÇÕES DE USO RESPIRATÓRIO COLUTÓRIOS: soluções de aplicação tópica ⇒ cavidade oral e porções superiores da faringe: bochechos e gargarejos, substâncias antissépticas: não devem ser deglutidas

SOLUÇÕES INJETÁVEIS (uso parenteral): Características: ser límpida, transparente, isenta de resíduos e cristais, incolores (a não ser que o medicamento condicione mudança de cor) e estéril; SUSPENSÕES: dispersões de partículas sólidas do fármaco em um líquido aquoso no qual ele é insolúvel. extemporâneas (preparadas para uso imediato) Ex: suspensão de amoxicilina (AMOXIL®) ⇒ via oral suspensão de penicilina benzatina (BENZETACIL®).

Forma Física: Líquidas Emulsões  São suspensões de globulos de gordura em água ou de globulos de água em gordura. Constituídos por duas fases líquidas, que podem ser feitas a partir de água em óleo (A/O) ou o contrário (O/A). Disfarçar o mau sabor ou proporcionar uma melhor solubilidade do fármaco. Devem ser agitadas antes da administração; CREMES, LOÇÕES. Elixires  São preparações de fármaco num solvente alcoólico. Utilizados para fármacos não solúveis em água.

Forma Física: Líquidas Linimentos  São preparações oficinais ou magistrais, destinadas exclusivamente a uso externo sobre a pele. Mistura de farmacos com oleo, agua ou alcool. Efeito vasodilatador por ação do movimento mecânico de massagem

FORMAS FARMACEUTICAS ESPECIAIS Xaropes  São FF em que a substância Ativa, sob a forma de pó, líquido se encontra dissolvida numa solução aquosa açucarada concentrada ( 1 parte de água para 2 partes de açúcar). Vantagens  correção de sabor desagradável do fármaco e conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração. FORMAS FARMACEUTICAS ESPECIAIS Aerossóis: (nebulização de substâncias ativas sobre mucosas acessíveis externamente- como o trato respiratório). Um aerossol compreende a dispersão de partículas sólidas ou líquidas em um gás. Agentes farmacêuticos ativos em um recipiente pressurizado.

Comprimidos revestidos: desintegração e dissolução ocorre no duodeno. Nas formas líquidas a substância ativa começa a ser absorvida no estômago. As formas sólidas exigem a desagregação do comprimido ou abertura da cápsula – desintegração antes da dissolução da substância ativa para que possa ocorrer passagem pela mucosa gastrintestinal e absorção na corrente sangüínea; Comprimidos revestidos: desintegração e dissolução ocorre no duodeno. A liberação da substância ativa, o local e a velocidade de absorção é determinada pela escolha correta da forma farmacêutica pelo fabricante.

formas orais

As formas farmacêuticas líquidas: ATENÇÃO Soluções: aquosas ou alcoólicas – envasadas em frascos especiais que permitem a dosificação exata pelo número de gotas. Permite ajuste de doses individuais. Suspensões: presença de pequenas partículas da substância ativa, insolúveis no líquido. Risco de sedimentação no armazenamento. Emulsões: separação de pequenas gotas de uma substãncia ativa líquida em outro líquido, óleo em água.

Vias de Administração de Medicamentos