Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 ATENÇÃO À SAÚDE DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA UNIDADE DE SAÚDE DE LARANJEIRAS DE ABDIAS, SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior Orientador: Gustavo Giacomelli do Nascimento
Estrutura Introdução Objetivo geral Metodologia Objetivos Discussão Metas Resultado para cada meta Discussão Reflexão crítica sobre seu processo de aprendizagem e na implementação da intervenção
Introdução • Importância da ação programática na qual você fez a intervenção. Levantamento de dados Melhorar a atenção a saúde dos pacientes abordados pela intervenção Registro de informações Busca ativa Acompanhamento clínico e complementar Avaliação odontológica e nutricional.
Introdução Caracterização do seu município: São José de Mipibu é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado à 30 km de Natal. Características geográficas: Área: 293,877 km² População: 40 511 hab. (RN: 10º) – IBGE/201
Introdução Caracterização do seu município: A cidade de São José de Mipibú, pertencente a região metropolitana da grande Natal, possui como municípios limítrofes: Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Arez, Brejinho, Monte Alegre e Vera Cruz.
Introdução Caracterização do seu município: Possui uma população de 40 511 hab. (RN: 10º) – IBGE/2012 Apresenta uma densidade populacional de 137,85 hab./km. A rede de atenção básica do município é composta por 18 unidades de saúde. Possui 1 NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família)
Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde: A UBS de laranjeiras do Abdias fica situada em zona rural, na região sul da cidade de São José de Mipibu - RN.
Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde: 01 consultório médico, 01 gabinete odontológico; 01 sala de imunização, 01 sala de preparo do material, 02 banheiros para pacientes 01 banheiro para funcionários, Farmácia, Almoxarifado Depósito para lixo hospitalar
Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde: Na unidade, há apenas 1 equipe de ESF A equipe é composta por: 01 médico 01 enfermeira 01 dentista 01 técnica de enfermagem 05 agentes de saúde 01 Arquivista 01 Auxiliar de serviços gerais
Problemas Apenas 1 equipe Parte da população sem cobertura Estrutura Física inadequada Farmácia popular parcialmente desabastecida
Objetivo geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde de Laranjeiras de Abdias, São José de Mipibu - RN
Metodologia Ampliar a cobertura aos pacientes hipertensos e diabéticos Melhorar a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos ao programa Melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos realizados na unidade de saúde. Melhorar o registro de informações
Metodologia Mapear pacientes hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar promoção à saúde
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de usuário hipertenso e diabéticos Meta Cadastrar 90% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 1. Cobertura de hipertensos referentes à área da UBS de laranjeiras de Abdias
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de usuário hipertenso e diabéticos Meta: Cadastrar 90% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 2. Cobertura de Diabéticos referentes à área da UBS de laranjeiras de Abdias
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção; Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Figura 3. Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Figura 4. Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 5. Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 6. Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Figura 7. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da farmácia popular/Hiperdia priorizada
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Figura 8. Proporção de Diabéticos com prescrição de medicamentos da farmácia popular/Hiperdia priorizada
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir avaliação odontológica a 100% dos usuários hipertensos Figura 9. Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir avaliação odontológica a 100% dos usuários diabéticos Figura 10. Proporção de diabéticos com a avaliação da necessidade de atendimento odontológico
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos Meta: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Figura 11. Proporção de hipertensos faltosos ás consultas com busca ativa
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos Meta: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Figura 12. Proporção de diabéticos faltosos ás consultas com busca ativa
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar os registros de informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 13. Proporção de Hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 4: Melhorar os registros de informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 14. Proporção de Diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear usuários hipertensos e diabéticos quanto ao risco de doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Figura 15. Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 5: Mapear usuários hipertensos e diabéticos quanto ao risco de doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Figura 16. Proporção de Diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Figura 17. Proporção de Hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos Figura 18. Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos usuários hipertensos Figura 19. Proporção de Hipertensos com orientação sobre a prática de atividade física regular
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos usuários diabéticos Figura 20. Proporção de Diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos Figura 21. Proporção de Hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo
OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos Figura 22. Proporção de Diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo
Discussão Melhora na qualidade de atenção a estes pacientes Capacitação dos componentes da equipe Orientação nutricional, prática de atividades físicas e tabagismo Aumento na cobertura dos pacientes Encontros
Reflexão crítica sobre seu processo de aprendizagem e na implementação da intervenção Relação médico-paciente Aprofundamento nos temas abordados pela intervenção Ampliação da assistência ao usuário Integralização da equipe
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica n. 28, v. 1) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 64 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16) (Série A. Normas e Manuais Técnicos). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 58 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 15) (Série A. Normas e Manuais Técnicos). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) (Normas e Manuais Técnicos)